Novos Produtos, Soluções e Parceria | Conheça o P&D Aços Especiais

Blog Date

Como já comentamos em outros posts, cada tipo de aço possui especificações determinadas para cada tipo de aplicação, por isso a Gerdau possui um time de profissionais focado em Pesquisa e Desenvolvimento de Aços Especiais.

 A Gerdau tem como objetivo ser a escolha global em aços especiais no mercado automotivo. Focamos nossos esforços no desenvolvimento de novos produtos que atendam os desafios globais de redução de emissões gasosas e otimização de processos internos e dos nossos clientes.

 Para isso, contamos com uma equipe profissional focada em pesquisa, além de uma Estrutura de Laboratórios e parcerias com Universidades e Centros de Pesquisa para desenvolver as melhores soluções para os segmentos atendidos. A área de Pesquisa & Desenvolvimento da Gerdau é composto por técnicos, tecnólogos e engenheiros, além de mestres em metalurgia.

 

Com infraestrutura própria e de parceiros, a Gerdau Aços Especiais consegue fornecer soluções para os mais diversos processos de fabricação da cadeia, buscando constantemente atualização e parcerias relevantes para moldar o futuro dos aços especiais.

 

Parcerias estratégicas são fundamentais

A Gerdau possui parcerias com diversas universidades e centros de pesquisa no Brasil e no Mundo para estudo de fenômenos complexos nos processos de fabricação através de serviços ou projetos de pesquisa.  

  • Dentre as modalidades que podemos executar em parceria, destacam-se:
  • Corridas piloto com pequenas quantidades de aço com liberdade para testar as mais diferentes composições químicas;
  • Laminação e forjamento em escala piloto;
  • Ensaios de fadiga;
  • Ensaios de usinabilidade

 

Precisão, Qualidade e Segurança ao produto final

Equipamentos são essenciais para o desenvolvimento de novos produtos e soluções. Localizados no Brasil e nos Estados Unidos, temos à disposição equipamentos como:

Microscópio eletrônico de varredura detector EDS automatizado: possibilita analisar a morfologia e a composição química das microinclusões em aços em várias etapas do processo, ou no produto. Com os resultados de nossas análises podemos otimizar o processo modificando a composição química das inclusões para que se obtenha um produto com melhor performance em fadiga.

Ultrassom por imersão com frequências entre 10 a 50 MHz: utilizado em etapas de validação para mapear inclusões em barras de aços considerados clean steels, ou seja, que têm características de limpeza inclusionária diferenciada, como o GG MAX Cleanity. 

Gleeble® 3500: simulador termomecânico, que possibilita a execução de testes de tração e compressão a quente, para avaliar o comportamento de materiais em condições em ciclos térmicos de processos de fabricação como laminação e forjamento. É possível obter as condições de transformação de fases das diversas ligas que podem ser produzidas pela Gerdau, de acordo com as necessidades do cliente.

Também fazemos análises, químicas, ensaios de tração, impacto charpy, impacto brugger, fornos mufla, microscópios ópticos e microscópios eletrônicos de varredura (MEV) para auxiliar no desenvolvimento de nossos aços.

 

Conheça o concurso da USP sobre Microscopia óptica e Microscopia eletrônica acesse clicando aqui. Patrocínio Gerdau Aços Especiais.

 

A Gerdau Aços Especiais  investe em inovação, pesquisa e tecnologia para entregar um produto diferenciado aos seus clientes.