Aços especiais

HEMATITA FERRO AÇO

23/08/2021

Você sabia que o ferro é um metal que tem a sua origem a partir da hematita.

hematita é o principal mineral -minério de ferro, cuja fórmula é Fe2O3, é um óxido de ferro de ocorrência frequente em solos e rochas. Seu nome provém do vocábulo grego αἷμα “haima” referente a “sangue”, devido a sua cor. vermelha

Para saber mais sobre o universo de minas, minerais e do metal – visite o MM GERDAU – Museu das Minas e do Metal !

Já o Ferro é o elemento mais comum e possui um custo baixo no mercado, porém é a liga mais importante dos metais, utilizado em diversos produtos no nosso cotidiano e, na Siderurgia o ferro é o principal elemento a ser transformado em AÇO.


SOBRE O AÇO

Os Aços são ligas ferro-carbono com teor de carbono de até 2% em peso. É o tipo de material mais empregado na fabricação de bens de consumo e bens de produção, nas indústrias, na fabricação de máquinas, veículos automotores, e outros.

O aço é utilizado para fabricar quase tudo, desde uma agulha de costuras até fixadores de torres eólicas.

Como sabemos, existem milhares de tipos de aços no mundo, com diversas composições químicas registradas e patenteadas ou definidas por normas, classificados segundo sistemas de numeração e codificação desenvolvidos em diferentes países.

De forma resumida, podemos falar que a principal diferença entre ferro e aço se baseia na resistência. Uma peça produzida de ferro puro é bem mais frágil que uma peça fabricada a partir de uma liga metálica, por isso que grandes estrutura e peças de grandes esforços mecânicos são produzidas por Aço.

Para saber mais sobre o Início da Fabricação do Aço  – clique aqui!

Na Gerdau temos Usinas Integradas, a partir do minério de ferro ao aço como a unidade de Ouro Branco que  a maior unidade siderúrgica da companhia como Usinas Semi-integradas que produzem aço, via Sucata Metálica, destacando as plantas de PINDAMONHANGABA, MOGI DAS CRUZES  e CHARQUEADAS  que utilizam de  Fornos Elétricos a Arco para refusão de sucata.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Aços Especiais? Inscreva-se na nossa Newsletter

Fontes utilizadas na composição desse post

Apostila_Mundo dos Aços Especiais – Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin, Engenheiro Metalurgista pela USP e Doutor em Engenharia Metalúrgica pela USP.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hematita

http://www.diferenca.com/ferro-e-aco/

Autor: Área de Marketing e Tecnologia da Gerdau Aços Especiais

Compartilhe:

Avalie essa postagem:

Mais Posts