Aços especiais

Parceria com alunos da Universidade Federal do ABC – UFABC

22/11/2021

Com o intuito de incentivar projetos estudantis, a Gerdau Aços Especiais patrocina desde 2019 a Scuderia UFABC, colaborando com os jovens talentos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de veículos para competições estudantis na categoria de combustão interna.

Equipe

Scuderia UFABC foi fundada no final do ano de 2015, com objetivo de construir um carro de fórmula a nível universitário, mantendo compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmica, com enfoque em inovação e desenvolvimento tecnológico.

Atualmente, a equipe conta com 65 alunos de diversas áreas da graduação que buscam constantemente superar os desafios e ampliar sua experiência acadêmica.

A construção do carro estimula os estudantes a aplicar de forma prática o conhecimento teórico obtido em sala de aula. A equipe é orientada por professores da universidade e recebe apoio técnico de seus patrocinadores, porém os estudantes possuem autonomia e são responsáveis pelo planejamento e gestão de todos os segmentos vitais para a manutenção do projeto: concepção, manufatura, financeiro, comercial e comunicação.

Além disso, a Scuderia UFABC elabora pesquisas científicas relacionadas com a temática, a fim de investigar materiais e processos mais eficientes para alcançar objetivos estabelecidos.

“Prezamos pelo trabalho interdisciplinar em equipe visando um mesmo objetivo. Valorizamos a paixão pela ideia, com determinação e organização no desenvolvimento de um carro competitivo nacionalmente e internacionalmente.“.

Scuderia UFABC

Competição

A Fórmula SAE é a principal disputada pela equipe e foi criada oficialmente pela Society of Automotive Engineers em 1981. A competição foi instaurada no Brasil em 2004, e atualmente ocorre em outros cinco países ao redor do mundo. Em 2018 envolveu mais de 1030 inscritos, número que cresce significativamente a cada ano. As equipes melhor classificadas nacionalmente ganham o direito de representar o Brasil nas provas de estáticas e dinâmicas internacionais realizadas nos EUA.

A competição, além de divertida e desafiadora, é uma oportunidade de crescimento nas áreas de engenharia e do desenvolvimento do trabalho em grupo.

A competição está prevista para ter o seu retorno presencial no segundo semestre de 2022.

Gerdau

Para esse projeto a Gerdau colabora com fornecimento de Barras Laminadas de Construção Mecânica, para aplicação em sistemas de suspensão e direção em peças como: caixa de direção, cubos de roda e suportes.

Desta forma a Gerdau Aços Especiais reforça seu propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro.

Conteúdo produzido pelas Área de Marketing Aços Especiais e Equipe da Scuderia UFABC

Leia também: 
 

Linha de Aço Especiais: MOTOCICLETA

http://www2.gerdau.com.br/blog-acos-especiais/linha-acos-especiais-motocicleta

Certificados de Qualidade: O que são?

http://www2.gerdau.com.br/blog-acos-especiais/o-que-sao-certificados-de-qualidade

#empoderarpessoasqueconstroemofuturo

#ufabc #formulasae #fsae #mundodosacosespeciais 

Autor: Área de Marketing Aços Especiais e Equipe da Scuderia UFABC

Compartilhe:

Avalie essa postagem:

Mais Posts