Guias

Acesse nossos guias e tire dúvidas sobre assuntos como a utilização de vergalhão e soldagem MIG. São tópicos importantes para você desempenhar essas funções sem obstáculos.

Automotivo
02/03/2022

Aços que passam por processamento tecnológico de tratamento térmico por indução que asseguram características de maior resistencia e tenacidade, mesmo em baixas temperaturas, homogeneidade de propriedades e alta confiabilidade nas características mecânicas.

Construção Metálica
03/07/2020

A soldagem é hoje a principal técnica usada nos segmentos industriais relacionados ao aço – fabricação, manutenção e recuperação de peças –, graças à sua relativa facilidade operacional e a seu baixo custo.

Os Arames para Solda Gerdau são fabricados e embalados sob os mais rígidos padrões de qualidade, para que você tenha a certeza de estar soldando com um produto que garanta um depósito de solda com propriedades mecânicas adequadas e excelente rendimento.

03/07/2021

PODE SOLDAR VERGALHÃO?

Claro que pode!

Gerdau é 100% SOLDÁVEL. Segundo as especicações das normas da ABNT NBR 6118 e NBR 7480, a composição química e a quantidade de carbono das barras e os é que denem a possibilidade ou não de se realizar a soldagem do aço.

A Gerdau disponibiliza os Vergalhões GG 50, CA-60 e CA-25 com a composição química adequada para atender à especicação de aço soldável.

Construção Metálica
02/07/2021

A SOLUÇÃO PARA OS MAIS DIVERSOS SEGMENTOS

Construção Metálica
18/06/2018

A pergunta “Quando construir em aço?” é frequentemente repetida. E as respostas estão quase sempre apoiadas em uma extensa lista de vantagens do uso das estruturas de aço que não fornece informações suficientes para uma avaliação correta da influência de cada uma delas, e em estudos comparativos de custos, que nada mais são que casos particulares que não podem ser aplicados como regra. Em alguns casos, a simples afirmação de que a estrutura em aço ficaria mais cara encerra uma análise sem maior aprofundamento. Em outras situações, a opção por sistemas ditos convencionais, pelo simples desconhecimento de outros sistemas, mesmo que o resultado seja de uma estrutura mais barata, não garante que a decisão tenha sido a mais adequada.


Fernando Ottoboni Pinho
Engenheiro Civil

Construção Metálica
09/07/2021

Os modernos sistemas de construção caracterizam-se pela rapidez e pela eficiência em prazos e custos. O uso cada vez maior de elementos industrializados, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, é uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos. A industrialização exige o uso de elementos modulares que facilitem o processo de montagem. Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.

Construção Metálica
05/06/2021

O Perfil T proporciona excelente acabamento em esquadrias e estruturas metálicas. Produzido em aço ASTM A36 / NBR 7007 MR 250 com comprimento de 6,00 m, além de ser largamente empregado na serralheria em geral, em vigas para laje, chassis de reboque, alambrados, estruturas de painéis, tem uma infinidade de outras aplicações.

Construção Metálica
09/07/2021

Estruturas mistas de aço e concreto têm tido sua aplicação cada vez mais difundida na construção predial no Brasil. Utilizando-se das melhores características de cada material, busca-se uma interação adequada dos mesmos, de modo a se obter estruturas de grande desempenho. Entre esses sistemas, as vigas mistas têm seu emprego já consagrado, através da interação do perfil de aço com diversos tipos de laje.

Construção Metálica
12/07/2021

Amplamente utilizadas, as pontes rolantes e suas vigas de rolamento têm-se tornado equipamentos imprescindíveis para a movimentação de cargas em galpões industriais e de armazenamento. Compostas por perfis metálicos, as vigas de rolamento possibilitam o deslocamento longitudinal das pontes rolantes, transmitindo os esforços por elas causados às estruturas.


Camila Silveira Machado

Construção Civil
14/10/2021

Artigo técnico a respeito da corrosão do aço carbono.

A corrosão das armaduras de aço-carbono é um dos principais fatores de redução da vida útil das estruturas de concreto armado e tem sido exaustivamente investigada nas últimas décadas. A despeito do domínio científico e tecnológico dos mecanismos da corrosão nas estruturas, pouco é discutido quanto à corrosão dos insumos para armadura e de barras de espera no canteiro de obras. Esse é o objetivo do presente artigo. InIcialmente, introduz-se o aço-carbono para armadura e o seu recebimento no canteiro de obras. Em seguida, procede-se à discussão da presença de impurezas e defeitos que podem ser detectados por meio de uma inspeção visual, e, ainda, do armazenamento dos insumos, período em que estes estão suscetíveis à corrosão atmosférica. A corrosão atmosférica é abordada com ilustração de sua ocorrência em barra de espera, bem como a formação de macrocélula de corrosão na região de sua inserção no elemento de concreto. Finalmente, é discutida a proteção de barra de espera contra a corrosão.


ADRIANA DE ARAÚJO
Pesquisadora do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT

MAURÍCIO SILVEIRA MARTINS
Marketing Construção Civil da Gerdau

Agropecuária
02/07/2020

Tudo para cercar você de praticidade

Construção Metálica
09/07/2021

Esta é a 9ª edição do manual de Estacas Metálicas da Coletânea do Uso do Aço, da Gerdau, lançado originalmente em 2006, na ocasião do desenvolvimento da referência técnica para o uso de estacas metálicas de seção transversal decrescente com a profundidade. Esta é uma solução técnica e econômica para as fundações profundas executadas em nosso país, principalmente nas regiões da costa litorânea, onde o solo se apresenta com espessas camadas de argilas moles intermediadas por camadas de areias finas siltosas medianamente compactas a muito compactas.

Construção Metálica
09/07/2021

Estas tabelas servem como uma primeira aproximação para a escolha de um perfil laminado para a substituição de perfis soldados, perfis laminados importados e também perfis laminados de abas inclinadas.

As tabelas tratam da substituição na direção Perfil a ser substituído -- > Perfis Estruturais Gerdau, tendo como critério: perfil com aproximadamente o mesmo I x do perfil original e aproximadamente a mesma altura e, ainda, o perfil com altura imediatamente superior, mas com massa menor que a do perfil original.

01/07/2022

Os setores industrial e comercial lideram a demanda por aço estrutural no Brasil e no mundo. A rapidez e a racionalização são características da construção da construção em aço que trazem benefícios diretos para construtores e investidores através da redução dos prazos de execução das obras, que se traduzem imediatamente em custos financeiros menores. Quanto mais rápida a obra, mais rápido é também o retorno dos investimentos. No mercado brasileiro da construção em aço, um dos segmentos que tem maior demanda é o de galpões. Utilizados tanto para simples armazenagem como para a infraestrutura industrial de uma maneira geral, os galpões estruturados em aço oferecem inúmeras vantagens em relação a outras soluções, atendendo as mais diversas modulações e composições.

Construção Metálica
03/07/2020

Os Arames Industriais Gerdau atendem a várias aplicações industriais, com destaque para aramados, aplicações destinadas a cromeação, linha branca, autopeças, suportes, correntes, parafusos e alma de eletrodo, molas para colchões, enfardamento para algodão, trefilação e laminação. Possuem uma variedade de embalagens para atender a diversas aplicações industriais, gerando melhor produtividade.

Seja qual for sua opção, você também conta com a segurança de ter ao seu lado a qualidade Gerdau. Pois, além de produzir seus arames com matéria-prima própria, ainda oferece atendimento diferenciado.

Construção Metálica
07/07/2021

O novo Manual da Série Coletânea do Uso do Aço é destinado ao público de projetistas em geral e mais especificamente aos arquitetos que, dentre as inúmeras opções de partidos estruturais, optam ou gostariam de optar pelo sistema de construção em aço na concepção de seus projetos.

Construção Metálica
13/01/2022

Progressivamente, os principais setores econômicos vêm se preocupando com as questões socioambientais que afetam o mundo. Com alto uso de recursos naturais combinados com elevados índices de desperdício, baixa produtividade, falta de previsibilidade orçamentária, atrasos, além de um mercado com mão de obra de baixa qualificação, o setor da construção civil busca cada vez mais otimizar processos e industrializar a produção num movimento que busca o progresso e a evolução de maneira sustentável, tanto nas questões ambientais quanto nas questões socioeconômicas.


Autor:
Felipe Savassi

Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende

Construção Civil
06/01/2022

A Gerdau, referência em aço no Brasil, reforça seu pioneirismo no setor da construção e traz uma novidade: o primeiro vergalhão de alta resistência disponível no mercado, o GG 70, um aço da categoria CA-50, com 700 MPa de limite mínimo de escoamento.

Construção Metálica
12/06/2018

Devido ao seu alto grau de industrialização, as estruturas de aço oferecem inúmeras vantagens, tanto na construção de edificações de grande porte, comerciais ou industriais, como para obras menores, como mezaninos.


Célio de Oliveira Perucelo

Construção Metálica
15/07/2021

A Gerdau possui uma ampla linha de produtos para Construção Metálica, que atendem a várias aplicações nos setores da construção civil, da infraestrutura e da indústria. Temos uma equipe especializada para dar suporte ao mercado no uso e na aplicação dos nossos produtos.

Construção Metálica
02/06/2021
  • Laminados, nas formas I e H.
  • Mesas paralelas que permitem melhores soluções de ligações,
  • encaixes e acabamentos estruturais.
  • Ampla variedade de bitolas, de 150 a 610 mm (6 a 24 polegadas).
  • Permitem ganhos de escala aos fabricantes de estruturas.
  • Uniformidade da composição química e das propriedades
  • mecânicas.
  • Material certicado com garantia de qualidade.
  • Seguem rigorosamente as especicações das normas ABNT
  • NBR 15980 e ASTM A6/A6M.
  • Disponíveis para pronta entrega em aço ASTM A 572 Grau 50,
  • no comprimento padrão de 12 metros.
Agropecuária,Construção Civil
01/07/2021

A Gerdau iniciou sua história em 1901, produzindo pregos em equipamentos movidos a vapor. Hoje seu parque industrial está equipado com máquinas de alta produtividade, estando entre os maiores produtores mundiais de pregos.

Construção Civil
01/07/2021

Produzido rigorosamente de acordo com as especicações da norma ABNT NBR 7480, o Vergalhão Gerdau GG 50 é fornecido na categoria CA-50, com superfície nervurada e soldável em todas as bitolas e apresentações. Para se trabalhar com mais praticidade, o Vergalhão Gerdau GG 50 pode vir cortado e dobrado de acordo com seu projeto, o que proporciona economia de tempo, redução de custo e capital de giro, eliminando o desperdício de material e otimizando o canteiro de obras, além de oferecer suporte técnico durante a etapa da armação das ferragens.

Construção Metálica
03/07/2020

Os Perfis Estruturais Gerdau são ideais para atender aos programas governamentais de habitação popular. Proporcionam rapidez, segurança e economia na construção de conjuntos de edifícios habitacionais.

O projeto de edifício com Perfis Estruturais Gerdau foi planejado e calculado para 4 pavimentos, cada um com 4 unidades habitacionais de 46 m², totalizando 16 unidades por conjunto.

As estruturas de aço permitem flexibilidade para as vedações e acabamentos. Os fechamentos podem ser em sistemas industrializados – placa cimentícia, painéis pré-moldados, etc., sendo esta a solução mais rápida – ou ainda em sistemas convencionais: tijolos cerâmicos, blocos ou outros tipos de material.

Construção Metálica
08/07/2021

Orientações de pré-dimensionamento, consulte um engenheiro habilitado para o dimensionamento das vigas.

Construção Metálica
12/06/2018

Estruturas metálicas expostas direta ou indiretamente à ação da atmosfera necessitam da aplicação de sistemas de proteção para prevenir a corrosão. Esse cuidado garante a durabilidade e a integridade das estruturas. A pintura é a forma de proteção mais empregada, mas a galvanização deve ser sempre considerada.

Construção Metálica
01/07/2021

Todos os pesos e dimensões constantes dessas tabelas são nominais, podendo apresentar diferenças de acordo com as tolerâncias estabelecidas nas especificações ou em normas.

Construção Metálica
15/06/2021

Estima-se que atualmente a maior parte das construções em aço no Brasil seja de estruturas simples, como as coberturas e as estruturas de um único pavimento. Dentro deste importante segmento, os galpões lideram as construções com soluções econômicas e versáteis para uma larga faixa de vãos e uma infinidade de aplicações na construção e na indústria, como: uma pequena fábrica, um depósito, uma loja, uma academia, um ginásio coberto, uma garagem, etc. Com a chegada dos perfis laminados de abas paralelas tipo W, os galpões em pórticos ganharam competitividade, com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas.


Fernando Ottoboni Pinho

Construção Metálica
11/06/2018

Amplamente utilizado na indústria, monovia é definida como o caminho de rolamento dos sistemas de içamento de cargas utilizando talhas manuais ou elétricas (figura 1 e 2). O deslocamento é realizado apoiando-se as rodas do trole (figura 1), equipamento responsável pela movimentação da talha, na aba inferior da monovia.

Construção Metálica
22/07/2021

Aços patináveis, também conhecidos como aços aclimáveis, são resistentes à corrosão atmosférica e contêm em sua composição química adição de elementos como o cobre. Sob certas condições de exposição, podem desenvolver uma camada protetora(pátina), que reduz a velocidade de ataque dos agentes agressivos do ambiente. fatores ambientais (presença de dióxido de enxofre e cloreto de sódio, ciclos de umedecimento e secagem) e geometria das peças.

Construção Metálica
09/07/2021

Com formato tradicional de abas inclinadas, os Perfis I e U são ideais para aplicações que exijam maior resistência e robustez, como por exemplo, em componentes de base de máquinas. Produzidos normalmente em aço ASTM A36, podem também ser fabricados em ASTM A572 ou ASTM A588 sob encomenda.

Construção Metálica
13/01/2022

A execução das estruturas dos módulos off-site é feita simultaneamente à execução das fundações, sendo esta a etapa com maior quantidade de atividades e insumos envolvidos. Isso se deve ao nível de acabamento dos módulos - que chega a 80% - de conclusão de acabamentos estruturais, elétricos, hidráulicos, revestimentos e acabamentos.


Autor:
Felipe Savassi

Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende

01/07/2021

As Barras Trefiladas Gerdau atendem a vários setores de mercado, em virtude de sua qualidade e de seu acabamento. Disponíveis conforme as especificações da Norma NBR 8580 nas seções redondo, quadrado e sextavado na tolerância h11 e sob consulta na tolerância h9.

Construção Civil
15/07/2021
Construção Metálica
14/07/2021

As Chapas Grossas gerado, produzidas na Usina Ouro Branco, em aços de média ou alta resistência mecânica, podem ser aplicadas na composição de seções tipo caixão ou perfis soldados de alma cheia, usados na estrutura de pontes e viadutos.

Construção Civil
21/06/2021

A ocorrência de manifestações patológicas precoces nas estruturas de concreto armado é alta, afetando todos os segmentos da construção civil, desde obras de arte até edificações residenciais e comerciais (DAL MOLIN et al., 2016). A corrosão das armaduras é hoje uma das principais causas de manifestações patológicas nas estruturas de concreto armado em todo o mundo (MEHTA; MONTEIRO, 2014). Essa patologia oferece risco à segurança dos usuários das estruturas, além de consumir elevados recursos financeiros para sua mitigação (pode chegar a 5% do PIB de um país desenvolvido) (KOCH et al., 2002). Dados de uma vistoria em 145 viadutos da cidade de São Paulo, realizada na década de 1980, pela Divisão de Obras de Arte da Prefeitura, já apontavam 22 viadutos classificados como de alto risco e 18 como de risco médio, sendo que 58% do total já apresentava problemas de corrosão de armaduras. Os recentes acontecimentos nos viadutos das Marginais Pinheiros e Tietê reforçam a gravidade do problema.


MAURÍCIO SILVEIRA MARTINS
Marketing Construção Civil da Gerdau

Construção Cívil
01/01/2022

A COMERCIAL GERDAU NASCEU PARA SERVIR VOCÊ.

Em 1971, para fortalecer ainda mais a distribuição do aço e o relacionamento com você, foi criada a Comercial Gerdau.

Somos a distribuidora própria Gerdau, oferecendo uma ampla linha de produtos em aço.

Estamos presentes em todas as regiões do Brasil com mais de 70 unidades.

Onde você precisar, a Comercial Gerdau está.

Construção Metálica
09/07/2021

Este trabalho foi elaborado conforme os requisitos da norma brasileira ABNT NBR 8800:2008, baseado no método dos Estados Limites, para o dimensionamento de vigas uniformemente carregadas contidas lateralmente. As tabelas foram preparadas especialmente para os Perfis Estruturais Gerdau tipos I e H, duplamente simétricos, e não se aplicam a outros tipos de perfis. Em sua 3ª edição, estão contemplados os 88 Perfis disponíveis.

Construção Metálica
16/07/2021

Definir as ligações dos elementos estruturais é uma das principais etapas no estudo e elaboração de projetos de estruturas de aço, mais precisamente as que utilizam Perfis laminados. Além dos aspectos técnicos relacionados com resistência, qualidade e segurança, é importante levar em consideração que as ligações representam um importante componente no custo da estrutura. A racionalidade torna-se um fator de competitividade que pode, inclusive, influenciar a escolha do sistema construtivo. É bom lembrar também que as ligações fazem parte do conjunto de elementos que compõe a estética da construção, principalmente nas estruturas aparentes.

Construção Civil
18/07/2021

Este guia de utilização foi desenvolvido para orientá-lo quanto à melhor forma de utilizar o Vergalhão Cortado e Dobrado Gerdau no seu dia a dia.