Glossário

Tem dúvidas sobre os termos utilizados no mundo do aço? Conheça mais sobre este universo com o glossário da World Steel Association (worldsteel), com uma introdução aos principais termos utilizados no segmento.
Download do glossário

14 itens

Arame: trefilado e/ou laminado

O amplo portfólio de produtos fabricados pela redução por resfriamento de aço laminado a quente usando um molde ou série de moldes, ou ainda por meio de discos para aprimorar o acabamento superficial, precisão dimensional e propriedades físicas.

Alto-forno

Um forno utilizado para fundir ferro a partir de minério de ferro.

Aço verde

Aço verde está sendo usado e interpretado por muitas áreas com significados diferentes, geralmente em meio ao marketing de novos produtos mais conscientes sobre o meio ambiente. Já foi usado como referência ao aço produzido usando tecnologia inovadora, aço produzido a partir de sucata, aço reutilizado e remanufaturado, e aço convencional com emissões compensadas por […]

Aço revestido de estanho

Chapas, tiras ou placas laminadas a frio e revestidas com estanho ou cromo.

Aço livre de combustíveis fósseis

Aço livre de combustíveis fósseis é o aço produzido sem o uso de tais combustíveis, tais como carvão, gás natural ou qualquer outro tipo de energia derivada de combustíveis fósseis.

Aço limpo

Aço limpo é um termo técnico usado no setor de aço em referência a produtos de aço com baixo nível de impurezas, óxidos, inclusões, ou ainda baixos ou super baixos níveis de carbono dissolvidos no objeto metálico. O termo é bastante usado, incluindo pela associação internacional worldsteel em nosso “Estudo sobre Aço Limpo” de 2004, […]

Aços inoxidáveis

Aços inoxidáveis são diferentes do aço carbono pelo conteúdo de cromo (aço ferrítico) e, em certos casos, níquel (aços austeníticos). Adicionar cromo ao aço carbono o torna mais resistente a ferrugem e manchas, enquanto a adição de níquel ao aço cromo inoxidável aprimora as características mecânicas, como a densidade, capacidade de temperatura e resistência.

Aços elétricos

Placas e tiras especialmente laminadas a frio contendo silício, processadas para desenvolver características magnéticas exatas para serem usadas pela indústria elétrica.

Aço de baixo carbono

Aço de baixo carbono é manufaturado usando tecnologias e práticas que resultam em emissões significativamente mais baixas do que a produção normal.

Aço carbono zero

Para ser um verdadeiro aço carbono zero, tal produto teria que ser forjado sem quaisquer emissões de CO2. Esta é uma meta muito difícil de ser alcançada. Criar uma tecnologia de produção que poderia alcançar isso em 2021 seria desafiador.