Glossário

Tem dúvidas sobre os termos utilizados no mundo do aço? Conheça mais sobre este universo com o glossário da World Steel Association (worldsteel), com uma introdução aos principais termos utilizados no segmento.
Download do glossário

10 itens

CRC

Bobina laminada a frio (vide laminação a frio)

Coque

Uma forma de carvão carbonizado queimado em fornalhas para reduzir pelotas de minério de ferro ou outros compostos contendo ferro.

Consumo aparente de aço (ASU, em inglês)

O consumo aparente de aço (ASU, do inglês Apparent Steel Use) é resultado da soma das entregas (definidas como o volume que sai pelos portões de uma unidade siderúrgica) e das importações diretas líquidas. O setor siderúrgico mundial usa toneladas métricas como unidade.

Chapa grossa

Produto de aço semiacabado resultado da laminação de lingotes em uma laminadora ou processadas em um lingotador contínuo e cortado em diversos tamanhos. A chapa tem um corte transversal retangular e é utilizada como material inicial no processo de produção de produtos planos, como bobinas ou placas laminadas a quente.

Chapa

Um produto de aço plano com mais de 12 polegadas em largura e mais fino que uma placa.

Carvão

O carburante primário usado por usinas siderúrgicas.

Carburização

Aumentar o conteúdo de carbono do aço pela difusão de carbono na superfície, permitindo que a superfície seja tratada termicamente para ser transformada em uma camada dura e resistente ao desgaste.

Carbono livre

Carbono livre é uma expressão complexa em relação ao aço, uma vez que o aço sem carbono é, simplesmente, ferro. Além disso, o conteúdo de carbono do aço é controlado com alta precisão para atender as características exigidas de cada lote. O carbono precisará ser adicionado ao ferro reduzido por hidrogênio para que este seja […]

Canos e tubos estruturais

Canos e tubos soldados ou sem costura usados para fins estruturais ou de carga acima do solo pela construção civil, bem como para peças estruturais em navios, caminhões e equipamentos agrícolas.

Calcário

Usado pela indústria de aço para remover impurezas do ferro feito em altos fornos. Calcário contendo magnésio, chamado de dolomita, também é usado às vezes no processo de purificação.