Glossário

Tem dúvidas sobre os termos utilizados no mundo do aço? Conheça mais sobre este universo com o glossário da World Steel Association (worldsteel), com uma introdução aos principais termos utilizados no segmento.
Download do glossário

7 itens

Lingote

Um bloco de metal forjado em um formato específico para facilitar o processamento posterior.

Lingotamento contínuo de tiras finas

Tecnologia de lingotamento que usa aço líquido e transforma em uma tira sólida em uma única etapa, eliminando assim a necessidade de um lingotador contínuo e um laminador a quente.

Lingotamento contínuo

Um processo para a solidificação de aço por meio de lingotamento contínuo em vez de lingotes individuais. Aço fundido é passado para moldes de fundo aberto e resfriados a água. Conforme o aço fundido passa pelo model, a casca exterior se solidifica.

Liga

Material com características metálicas de composição por duas ou mais substâncias, das quais ao menos uma deve ser um metal.

Laminadora

Equipamento que reduz e transforma o formato de produtos de aço semi-acabados ou intermediários, passando o metal por um espaço entre rolos que é menor do que os materiais inseridos.

Laminação a frio

Processar uma chapa ou tira previamente laminada a quente e escolhida por meio de discos a frio (abaixo da temperatura de amolecimento do metal). Laminação a frio resulta em um produto que é mais fino, liso e forte do que pode ser produzido aplicando apenas laminação a quente.

Laminação a quente e a frio

Laminador a quente: Equipamento no qual aço solidificado pré-aquecido a altas temperaturas é continuamente laminado entre dois cilindros rotativos.Laminador a frio: Equipamento que reduz a espessura de produtos de aços planos por meio de laminar o metal entre cilindros de ligas de aço à temperatura ambiente.