Glossário

Tem dúvidas sobre os termos utilizados no mundo do aço? Conheça mais sobre este universo com o glossário da World Steel Association (worldsteel), com uma introdução aos principais termos utilizados no segmento.
Download do glossário

9 itens

Tubo padrão

Usado para transporte de baixa pressão de ar, vapor, água, petróleo ou outros fluídos e para aplicações mecânicas. Usado principalmente em máquinas, edifícios, sistemas de sprinklers, de irrigação e poços d’água ao invés de tubulações ou sistemas de distribuição.

Tubo mecânico

Tubos soldados ou sem costura produzidos em uma ampla variedade de formatos com tolerâncias mais próximas do que outros tubos.

Tubos

Usado para transportar gás, petróleo ou água, normalmente em um sistema de distribuição de utilidades públicas ou dutos.

Tonelada líquida

Vide tonelada.

Tonelada (t)

Unidade de massa no sistema norte-americano equivalente a 2.240 libras. Também conhecida como tonelada longa. Unidade de massa no sistema norte-americano equivalente a 2.000 libras. Também conhecida como tonelada curta. Também conhecida como tonelada líquida.

Tonelada (T)

Uma tonelada métrica, que equivale a 1.000 quilogramas ou 1.1023 toneladas curtas.

Tiras

Produtos de tiras de aço plano, com largura inferior a 600mm para produtos laminados a quente e inferior a 500mm para laminados a frio. Os produtos planos mais largos são chamados de tiras largas.

Tecnologia inovadora

Tecnologia inovadora produz aço de baixo carbono de maneiras radicalmente diferentes das formas produtivas tradicionais de alto-forno, processos de redução direta (DRI) ou produção de aço em forno elétrico (EAF). Exemplos de tecnologias inovadoras sendo desenvolvidas incluem redução usando hidrogênio, a aplicação da captura e armazenamento de carbono (CCS, em inglês), eletrólise de minério de […]

Tarugo

Produto de aço semi-acabado com uma seção transversal quadrada de até 155mm x 155mm. Este produto é laminado ou sujeito a um lingotamento contínuo, sendo então transformados por laminação em produtos acabados como fio-máquina, barras comerciais e outras peças. A gama de produtos semiacabados acima de 155mm x 155mm são chamadas de blocos.