Gerdau realiza formatura do curso de qualificação “Profissa” em Três Marias

17/09/2024

Cerimônia marcou a entrega de certificação para os 35 jovens que concluíram curso de qualificação voltado à empregabilidade e protagonismo juvenil

Turma do projeto “Profissa” | Créditos: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil e principal recicladora de sucata metálica da América Latina, promoveu, na última quarta-feira (11/09), a cerimônia de formatura da primeira turma do projeto “Profissa”, em Três Marias. O evento, realizado no auditório da Associação Comercial do município mineiro, marcou a certificação de 35 jovens que participaram do curso de qualificação profissional, dos quais 21 ainda estão no Ensino Médio.  

O “Profissa” faz parte do Edital de Investimento Social 2024 da Gerdau em Minas Gerais, que apoia iniciativas focadas no desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua.  

As aulas foram iniciadas em abril e finalizadas no mês de agosto deste ano. Durante esse período, os jovens aprenderam sobre comunicação assertiva, marketing, vendas, administração e informática, além de participarem de oficinas que trabalharam o autoconhecimento e a superação do medo de falar em público. 

Impacto e Responsabilidade Social 

O edital de Investimento Social da Gerdau é uma iniciativa aberta a projetos que atuam em prol do desenvolvimento das comunidades nas regiões onde a empresa está presente. Os projetos devem seguir três frentes de empreendedorismo: Educação – apoio a projetos voltados ao estímulo e à capacitação de atuais e futuros empreendedores, bem como a preparação para o mercado de trabalho; Habitação – com o desenvolvimento de iniciativas voltadas à busca de soluções para os desafios da moradia; e Reciclagem – projetos voltados para estímulo à reciclagem, à reutilização de materiais e ao consumo consciente. 

O impacto social do projeto se reflete diretamente nas histórias de transformação dos jovens que participaram da iniciativa. Isabela Rebeca Faria da Silva, uma das alunas do curso, ressaltou como o projeto foi essencial para seu crescimento pessoal e profissional. “No aprendi a me comunicar sem timidez e a confiar em minhas decisões. O curso me fez acreditar que meu sonho profissional é possível, e que, com responsabilidade, dedicação e comprometimento, nada pode me parar.” 

 A história de João Paulo Vitor Santos reforça esse impacto, destacando a importância do protagonismo no projeto de vida: “O curso mudou a minha perspectiva de vida. Desde a primeira aula, entendi que nunca devo ser coadjuvante da minha própria história. Pretendo ser o protagonista dos meus sonhos e objetivos”, afirmou Santos.