Programação de setembro 2024 MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

05/09/2024

No mês da primavera, MM Gerdau realiza ações culturais diversas e programação especial para a 18ª Primavera de Museus

Ação do projeto “Rock no Metal”, no MM Gerdau | Créditos: Mateus Gramigna

Em setembro de 2024, o Museu terá lançamento de livros (05/09), exposição fotográfica com reflexões sobre o feminino (06/09 a 13/10/2024), participação na Exposibram 2024 (09 a 12/09) e na ação “Made in Minas Gerais: Roda do Queijo de Minas – Sabores que Conectam” (12 a 14/09). Também acontece uma conversa virtual sobre o Antropoceno e os efeitos das ações humanas no tempo geológico da Terra (19/09), além da exposição “Usina Wigg: Os Primórdios da Siderurgia no Brasil”, que continua em cartaz na cidade de Ouro Preto/MG, até o dia 26/10. Para comemorar a chegada da temporada das flores, o MM Gerdau integra as ações da 18ª Primavera de Museus, que terá como tema “Museus, acessibilidade e Inclusão”, com uma série de atividades que destacam a campanha Setembro Surdo (24 a 29/09).

A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe!

___

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal se solidariza com as vítimas e pessoas atingidas pelas recentes chuvas no Rio Grande do Sul.

Acesse este link e saiba como ajudar!

___
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2024:

EXPOSIÇÃO – USINA WIGG: OS PRIMÓRDIOS DA SIDERURGIA NO BRASIL

OURO PRETO/MG

DATA: 30/08 a 26/10/2024 (Eleições – exposição fechada no dia 06/10)

HORA: terça a sexta-feira, das 10 às 18h // sábado e domingo, das 10 às 17h

LOCAL: Centro Cultural SESIMINAS Ouro Preto

ENDEREÇO: Praça Tiradentes, 04 – Ouro Preto/MG

ACESSIBILIDADE: Libras, Braile, Audiodescrição e Piso Tátil

A exposição “USINA WIGG – OS PRIMÓRDIOS DA SIDERURGIA NO BRASIL”, em cartaz no MM Gerdau, foi prorrogada até o dia 11/08/2024 em Belo Horizonte. Ela apresenta uma jornada ao passado, às histórias, lugares e memórias da usina. Localizada em Miguel Burnier, distrito da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, ela está situada na região central do estado, no Quadrilátero Ferrífero: uma província geológica brasileira, notadamente conhecida por suas jazidas de minérios de ouro, ferro e manganês.

A exposição é realizada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelo SESI – Serviço Social da Indústria e Secretaria do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, possui o patrocínio da Gerdau, gestão museológica do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, apoio institucional do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e do Centro de Convenções de Ouro Preto, da Universidade Federal De Ouro Preto (UFOP), Arquivo Público Mineiro (APM), apoio da CBMM e parceria com o Circuito Liberdade, por meio do Governo de Minas Gerais.

___

LANÇAMENTO DE LIVRO: GÊNERO E SEXUALIDADE PARA OPERADORES DO DIREITO – Caio Benevides e Luiza Cotta Pimenta

DATA: 05/09/2024, quinta-feira

HORA: 18h

LOCAL: MM Gerdau –  Museu das Minas e do Metal

Caio Benevides Pedra é doutorando em Ciência Política pela UFMG. Mestre em Direito (UFMG) e em Administração Pública (FJP) e Bacharel em Direito (UFMG). Diretor de Políticas para a População LGBT de Belo Horizonte. Pesquisador no Grupo de Estudos “Gênero, Estado e Diversidade” (EGEDI/FJP) e no Projeto “Menos Preconceito é Mais Saúde: Divulgação Científica sobre Saúde LGBTQIA+” (ESP/MG, FJP, UFOP e PBH).

Luiza Cotta Pimenta é doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-graduada em Direito Civil Aplicado pela PUC MINAS, Bacharel em Direito e Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Família, Emoções, Gênero e Sexualidade (FEGS/UFJF) e Investigadora Visitante do Centro em Rede de Investigação em Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa (CRIA/ISCTE).

___

LANÇAMENTO DE LIVRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MINERAÇÃO – Caio Barbosa

DATA: 05/09/2024, quinta-feira

HORA: 19h

LOCAL: MM Gerdau –  Museu das Minas e do Metal

Caio Barbosa tem uma carreira rica em experiências no campo da mineração em diversas empresas no Brasil e na Noruega, como Vale, CSN, Appian. Atualmente é Gerente de Negócios da EMerald Geomodelling, e Diretor na CAESAR Minining.

___

EXPOSIÇÃO: MULHERES DE AÇO

DATA: 06/09 a 13/10/2024

HORA: 19h

LOCAL: MM Gerdau –  Museu das Minas e do Metal

A exposição apresenta 12 mulheres pacientes da cirurgiã-dentista mineira Shalimar Salles, retratadas em fotografia por Rodrigo Câmara e make-up de Fabiana Nardy. A mostra traz a diversidade presente na mulher preta, na mulher jovem, mulher idosa, mulher trans, delicada, clássica, forte, mãe, avó, filha. São fotografias de mulheres reais, responsáveis por formar uma nova sociedade e estrutura familiar, traçando um paralelo entre as características comuns ao aço e a figura feminina.

___

EXPOSIBRAM 2024

DATA: 09 a 12/09/2024

HORA: 13 às 21h

LOCAL: Expominas – Av. Amazonas, 6.200 – Gameleira – Belo Horizonte/MG

Um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2024), contará com mais de 500 estandes e cinco palcos simultâneos. A perspectiva é receber mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias de evento, 2 mil congressistas e cerca de 500 expositores. O número de estandes disponíveis foram todos preenchidos previamente, com a participação de expositores brasileiros e estrangeiros, de países como Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru.

PROGRAMAÇÃO DO MM GERDAU:

“Mundo Rock – Espaço Interativo” traz um pedacinho do projeto “Rock no Metal”, do MM Gerdau. Criado para celebrar o Dia do Rock (13/07), a ação integra o rock n´ roll com o universo dos minerais. A experiência é dividida em quatro estações: “Origem do Rock” (uma linha do tempo digital que traz a história do rock interligada a conteúdos e imagens de artistas do mundo, até chegar no Brasil); “Música, Vida e o Mundo Mineral” (pelo acionamento de botões instalados ao lado de amostras minerais, a experiência apresenta, por meio de uma tela, a curiosa presença de metais em nomes de bandas, em letras de músicas e nos usos cotidianos); “O Rock Star é você!” (Vamos tocar guitarra juntos? Um jogo que utiliza controles no formato de guitarras elétricas e simula a performance de um músico de rock. O jogador participa como se estivesse em uma banda, pressionando os botões na guitarra e gerando a criação de notas musicais, que acompanham as interações na tela digital. Quanto mais sincronizada, melhor é a performance!); e “Foto com seu ídolo” (espaço instargamável, dedicado para registros fotográficos, com poster em tamanho real dos rockstars Elvis Presley, Freddie Mercury e Janis Joplin).

“Pintura com Pigmentos Minerais” é uma ação educativa apresentada pelo MM Gerdau, criada para estimular a criatividade alinhada à produção de conhecimento! Os visitantes ganham pigmentos, criados com uso de minerais, para pinturas no espaço. O setor Educativo do MM Gerdau realiza a mediação da atividade, com oferta de material pedagógico para consulta e instrução para os visitantes criarem suas próprias tintas.

___

MADE IN MINAS GERAIS: ROTA DO QUEIJO DE MINAS – SABORES QUE CONECTAM

DATA: 12 a 14/09/2024

LOCAL: MM Gerdau –  Museu das Minas e do Metal

O queijo é uma parte significativa do patrimônio de Minas Gerais, desempenhando um papel fundamental na identidade cultural e na economia da região. A produção de queijo em Minas Gerais tem uma longa tradição, remontando ao período colonial. Muitas das receitas e métodos de produção têm sido transmitidos de geração em geração, fazendo parte do legado histórico do estado. Minas Gerais é conhecida por suas diversas variedades de queijo, como o queijo Minas, queijo Canastra, queijo Serro, da Mantiqueira, entre outros. Cada um tem características únicas de sabor e textura, decorrentes do tipo de leite utilizado, do clima e das técnicas de produção tradicionais.

Após quase 2 anos da criação da Rota na região da Canastra, o objetivo é abranger a Rota do Queijo de Minas para as outras regiões queijeiras do Estado. Belo Horizonte, como capital de Minas Gerais, é um ponto central para a valorização e promoção do queijo mineiro. A cidade pode ser protagonista na cena do queijo Minas Gerais por meio de várias iniciativas e atividades, como por exemplo ao sediar eventos e festivais ligados ao queijo, estimular a visitação em feiras gastronômicas de comercialização do produto, articulação junto à Chefs, cozinheiros e também com visitas guiadas no Mercado Central, onde se encontram várias lojas de queijos.

Inscrições via Sympla, em link disponível no site do MM Gerdau

PROGRAMAÇÃO:

12/09 – quinta-feira

  • 19 às 22h: Rota do Queijo de Minas – sabores que conectam – Apresentação da Rota do queijo de Minas com degustação de queijos harmonizados com cerveja, vinhos, cachaça e doces mineiros
  • 20h30: Apresentação Orquestra Mineira de Viola Caipira

13/09 – sexta-feira

  • 10 às 17h: Feira de queijos e produtos mineiros
  • 10h30 às 11h30: Turismo queijeiro – além da vivência! (A importância do turismo queijeiro além de uma simples vivência cultural e gastronômica) Renata de Paoli Santos
  • 11h30 às 12h30: Super Queijos – Jordane Macedo, Renata de Paoli Santos, Cassiano, Ivair e Lúcia Oliveira
  • 13h30 às 14h20: Apresentação do violinista Flávio Monteiro
  • 14h30 às 15h30: Queijos e Fungos – Lúcia Oliveira
  • 15h30 às 16h30: De onde vem esse trem? (Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos) Degustação de queijos mineiros – Renata de Paoli Santos e produtor convidado
  • 16h30: Documentário Embratur Rota do Queijo de Minas

14/09 – sábado

  • 10 às 17h: Feira de queijos e produtos mineiros
  • 10h30 às 11h30: De onde vem esse trem? (Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos) Degustação de queijos mineiros. Renata de Paoli Santos e produtor convidado
  • 11h30 às 12h30: Como maturar e conservar seu queijo em casa. Renata de Paoli Santos
  • 12h30: Documentário da EMBRATUR sobre a Rota do Queijo de Minas
  • 13h30: Apresentação do saxofonista EDSAXX


___

BATE-PAPO ONLINE: HUMANOS, UMA FORÇA GEOLÓGICA

DATA: 19/19/2024, quinta-feira

HORA: 19h30

LOCAL: YouTube do MM Gerdau –  Museu das Minas e do Metal

Recentemente foi proposta, formalmente, a integração do Antropoceno como parte da Tabela do Tempo Geológico, após mais de 10 anos de pesquisas, lideradas pelo Anthropocene Working Group (AWG). Para explicar o que é o Antropoceno, vamos primeiro entender, com auxílio da pesquisadora Juliana Assunção Ivar do Sul, o que são microplásticos, o principal foco de seu trabalho como oceanógrafa e membro do AWG.

Juliana Assunção Ivar do Sul recebeu o título de doutora em Oceanografia em janeiro de 2015 pela Universidade Federal de Pernambuco. Dedica sua vida acadêmica ao estudo de microplásticos marinhos. Sua pesquisa envolve extensas colaborações internacionais, e participou também de vários projetos de pesquisa interdisciplinares na Europa, em ilhas oceânicas no Atlântico Sul e na Antártica. Como reconhecimento à sua pesquisa, foi convidada, em 2015, para contribuir como membro especialista em plástico no Anthropocene Working Group. Agora concentra seus estudos na longevidade dos microplásticos e seu potencial como marcadores da época do Antropoceno.

___

BATE-PAPO: TALK – MULHERES DE AÇO

DATA: 19/09/2024, quinta-feira

HORA: 19h30

LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Bate-papo presencial, com participação de Shalimar Salles e Rodrigo Câmara, sobre a exposição “Mulheres de Aço”, mostra que traz a diversidade presente na mulher preta, na mulher jovem, mulher idosa, mulher trans, delicada, clássica, forte, mãe, avó, filha. São fotografias de mulheres reais, responsáveis por formar uma nova sociedade e estrutura familiar, traçando um paralelo entre as características comuns ao aço e a figura feminina.

___

18ª PRIMAVERA DE MUSEUS & SETEMBRO SURDO

DATA: 24 a 27/09/2024

HORA:

LOCAL:

Integrando a 18° edição da Primavera dos Museus, que terá como tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão” e o objetivo de promover uma programação acessível para todos os públicos, o MM Gerdau apresenta ações em referência à semana marcada pelas conquistas das pessoas surdas e também os direitos das pessoas com deficiência.

PROGRAMAÇÃO:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: A LENDA DO MUIRAQUITÃ

Data: 26/09, quinta-feira

Hora: 14 às 14h20 e 17 às 17h20

Classificação: Livre

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Auditório Bateia)

Acessibilidade: A história será contada em libras e oralizada em português.

Número máximo de participantes: Livre, sujeito à lotação.

Muiraquitã é o nome dado a pequenos amuletos feitos de minerais ou rochas que tinham formatos de animais, principalmente sapinhos. Encontrado na região do Amazonas, acreditava-se que curava quase todas as doenças, além de trazer sorte. Mas quem será que fazia o muiraquitã? De onde surgiu esse nome?  Nossa história desvendará alguns desses mistérios. Nesta contação de história, apresentaremos uma adaptação da lenda do muiraquitã, retratando o contexto de sua origem, sua representação simbólica e a relação estabelecida com o dna do museu.

OFICINA: MUIRAQUITÃ
Data: 26/09/2024, quinta-feira

Hora: 14h30 às 15h30 e 17h30 às 18h30

Classificação: Livre

Local: MM Gerdau – Museu das Minsa e do Metal (Praça de Convivência)

Público: Livre

Acessibilidade: Acessível para todas as idades, pessoas com deficiência física e intelectual, surdos e surdocegos.

Número máximo de participantes: 20 pessoas por sessão.

A oficina será desenvolvida na Praça de Convivência, com uma breve apresentação sobre a origem dos muiraquitãs, como um complemento da história que será contada. Após essa apresentação, será disponibilizada uma caixa por mesa de 4 pessoas, com terra, muiraquitãs e animais da Amazônia. Esses materiais serão feitos de biscuit e serão enterrados, convidando as crianças a encontrarem esses amuletos e posteriormente farão chaveiros e/ ou colares com eles.

BATE-PAPO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA COMUNICAÇÃO DOS SURDOS E OS DESAFIOS QUANDO ELA NÃO ACONTECE

Data: 26/09/2024, quinta-feira

Hora: 19h30

Classificação: Livre

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Acessibilidade: Acessível para todas as idades, pessoas com deficiência física e intelectual, surdos.

A conversa vai abordar a importância da comunicação, principalmente por meio da Libras para as pessoas surdas, e como a família tem um papel fundamental nesse processo. Quando essa comunicação não acontece, quais são os desafios que os surdos enfrentam? A palestra terá a presença de 3 pessoas surdas: Lucas Ramon, educador do MM Gerdau, e um casal de surdos, que abordará as várias perspectivas acerca do tema e também como os ouvintes podem e devem se empenhar no aprendizado da Libras de forma a contribuir para a comunicação social dos surdos.

___

#PRIMAVERADEMUSEUS
TEMA: Setembro Surdo, Acessibilidade, Museus e Inclusão

Datas: 24, 25 e 27/09/2024

Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau


___

#AMOMINERAIS
TEMA: Silicatos

Datas: 05, 12, 19 e 26/09/2024

Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau


___

#NASMARGENSDAABOLIÇÃO
TEMA: Estética Periférica e Mano Brown

Datas: 24/09/2024

Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau


___

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 660 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa.  Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está localizado no histórico Prédio Rosa, na Praça da Liberdade. É financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Em 2024, o MM Gerdau passou a integrar a Rota das Artes, ação do Governo de Minas que objetiva o desenvolvimento econômico e geração de empregos nas cidades da região dos Inconfidentes, abrangendo oito cidades: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO 2024 NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
www.mmgerdau.org.br
Funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h

Endereço: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita!
@mmgerdau

Google Arts & Culture – MM GerdauAssessoria de Comunicação: Lucas D’Ambrosio – 31-99701-8860 – comunicacao1@mmgerdau.org.br