fbpx Melhores da terra | Gerdau Website Skip to main content

35º Prêmio Gerdau Melhores da Terra é adiado para 2021

A Gerdau informa que postergará a 35ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra (PGMT) para o ano de 2021. A premiação, que incentiva a inovação e a excelência no agronegócio, ocorreria durante a feira Agrishow 2020, no mês de abril e, também na feira Expointer, no mês de agosto. A medida faz parte da orientação da empresa para a prevenção da transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). A Gerdau reforça ainda que a saúde e a segurança das pessoas são valores inegociáveis para a Organização.

 

PRÓXIMA EDIÇÃO 2021

PRÊMIO GERDAU
MELHORES DA TERRA

Participe da premiação que avalia a indústria de máquinas e
equipamentos agrícolas e aponta as principais inovações
desse setor. Acompanhe o site do Prêmio para acompanhar
as informações. 

Faça sua Inscrição

Leia o regulamento completo e veja as datas para realizar as inscrições nas diferentes categorias.
Categoria Novidade Agrishow

O início das inscrições será divulgado em breve.

Categoria Inovação Digital Agrishow

O início das inscrições será divulgado em breve.

Categoria Novidade Expointer

O início das inscrições será divulgado em breve.

Categoria Inovação Digital Expointer

O início das inscrições será divulgado em breve.

PRÊMIO GERDAU MELHORES DA TERRA – EDIÇÃO 2020​

Art. 1º -
 A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul  e a Gerdau instituem o PRÊMIO GERDAU MELHORES DA TERRA – Edição 2020, nas Categorias NOVIDADE AGRISHOW e NOVIDADE EXPOINTER para máquinas, equipamentos e/ou componentes agrícolas, e as Categorias INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW E INOVAÇÃO DIGITAL EXPOINTER para sistemas informatizados para uso no meio rural, produzidos nos países Brasil e Argentina , empregados, respectivamente, na Agricultura Familiar e Agricultura de Escala exceto a categoria INOVAÇÃO DIGITAL, que não possui divisão.

Art. 2º - Na consecução de seus objetivos, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra poderá valer-se do apoio e da parceria de Secretarias de Estado, instituições organizadas da sociedade civil e instituições de ensino, pesquisa e extensão do Brasil e da Argentina. Na edição vigente, são parceiros institucionais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), o Instituto Argentino de Normalización y Certificación (IRAM/Argentina), a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow/SP), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Expointer (RS).

Art. 3º - O Prêmio Gerdau Melhores da Terra tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da produção e da produtividade agrícolas, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. Como objetivos específicos, nas CATEGORIAS NOVIDADE e INOVAÇÃO DIGITAL, o Prêmio incentiva, junto à indústria de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil e Argentina, a qualificação, o aprimoramento e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos voltados, para a Agricultura Familiar e para a Agricultura de Escala.

§ 1º Para fins deste Regulamento, habilitam-se a concorrer na Categoria Novidade Agricultura Familiar as máquinas, equipamentos e componentes agrícolas passíveis de financiamento pelos Programas Oficiais de apoio à Agricultura Familiar.

§ 2º Máquinas, equipamentos e componentes agrícolas que, obedecendo ao contido no parágrafo anterior, aplicam-se tanto na Agricultura Familiar como na de Escala, só poderão ser inscritos, a critério dos fabricantes, em uma das aplicações.

Art. 4º - Em cada CATEGORIA, a premiação será concedida somente a produtos ou sistemas que, atendendo aos objetivos do Prêmio, venham a contribuir para a melhoria da produção e da produtividade agrícolas, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

​Art. 5º - A concessão do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, nas CATEGORIAS NOVIDADE e INOVAÇÃO DIGITAL, não implica certificação de qualidade e/ou de conformidade, sendo vetado aos premiados a divulgação de informações que deem margem a tal interpretação, sob pena de desmentido público sem prejuízo de outras sanções.

Art. 6º - As empresas, cujos equipamentos e/ou componentes e sistemas informatizados de uso agrícola tenham sido laureados nas CATEGORIAS NOVIDADE AGRISHOW E NOVIDADE EXPOINTER E INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW E INOVAÇÃO DIGITAL EXPOINTER , ficam autorizadas a utilizar, nestes produtos e nos respectivos materiais de divulgação, o selo promocional especialmente concebido para esse fim pela Gerdau, respeitando o contido no seu Manual de Aplicação;
 

DAS CATEGORIAS NOVIDADE AGRISHOW E NOVIDADE EXPOINTER

Art. 7º - As Categorias NOVIDADE AGRISHOW E NOVIDADE EXPOINTER dividem-se, respectivamente, em Categoria NOVIDADE AGRISHOW AGRICULTURA FAMILIAR, Categoria NOVIDADE AGRISHOW AGRICULTURA DE ESCALA, Categoria NOVIDADE EXPOINTER AGRICULTURA FAMILIAR e Categoria NOVIDADE EXPOINTER AGRICULTURA DE ESCALA;

Art. 8º - Nas CATEGORIAS NOVIDADE AGRISHOW E NOVIDADE EXPOINTER serão avaliados, no processo de premiação, os produtos inscritos, em obediência ao contido neste Regulamento, expostos nas feiras Agrishow (Ribeirão Preto/SP) e Expointer (Esteio/RS) do ano vigente, respectivamente;

§ 1º Nestas Categorias, a premiação dos vencedores será realizada na Agrishow e Expointer, respectivamente.

Art. 9º – Na CATEGORIA NOVIDADE, serão premiados os produtos inscritos, em obediência ao estabelecido neste Regulamento, que se destacarem pelas seguintes características: constituam-se em NOVIDADE na fabricação, nos países Brasil e Argentina e/ou constituam-se em inovação tecnológica ou aperfeiçoamento devidamente caracterizados, potencialmente capazes de contribuir, de forma efetiva, para a produção e para a produtividade agrícolas, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

§ 1º Nesta CATEGORIA podem concorrer, também, os equipamentos e/ou os componentes agrícolas que estejam sendo desenvolvidos por fabricantes ou consórcios de fabricantes/instituições de pesquisa, ainda que em fase de protótipo. É obrigatória a presença do protótipo para análise da Comissão;

§ 2º É permitida a inscrição de até 2 (dois) produtos por empresa, sendo que, um em cada uma das Categorias (Escala e Familiar). É vedada a inscrição de linha de produtos.

§ 3º É vedada a inscrição do mesmo produto nas duas Feiras (Agrishow e Expointer).
 

DA CATEGORIAS INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW E INOVAÇÃO DIGITAL EXPOINTER

Art. 10º – Na CATEGORIA INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW E INOVAÇÃO DIGITAL EXPOINTER serão avaliados, no processo de premiação, os produtos inscritos, em obediência ao contido neste Regulamento, expostos nas feiras Agrishow (Ribeirão Preto/SP) e Expointer (Esteio/RS) do ano vigente, respectivamente;

§ 1º Nesta Categoria, a premiação dos vencedores será realizada na Agrishow e Expointer, respectivamente.

§ 2º Nesta Categoria não há distinção sobre a utilização do sistema ser para agricultura Familiar ou de Escala.

Art. 11º – Na CATEGORIA INOVAÇÃO DIGITAL serão premiados os produtos inscritos, em obediência ao estabelecido neste Regulamento, que se relacionam com os seguintes temas, funções ou características: Inovação Digital; Novidade Digital; Soluções Digitais para o Agro; Agricultura 4.0; Tecnologias Virtuais Aplicadas ao Agro; Tecnologias em Agricultura Digital; Agro Tecnologia Digital. O produto inscrito deve constituir-se em inovação ou aperfeiçoamento devidamente caracterizados, potencialmente capazes de contribuir, de forma efetiva, para a produção e para a produtividade agrícolas, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

§ 1º Nesta CATEGORIA podem concorrer somente produtos ou sistemas lançados e ou em funcionamento e utilização no mercado até 2 anos atrás, portanto 01/03/2018, sendo obrigatória a comprovação por meio de documento, ensaio, memoriais, matérias de divulgação, laudos a data de lançamento do sistema inscrito no Prêmio.

§ 2º É permitida a inscrição de somente um produto por empresa em cada Feira (AGRISHOW e EXPOINTER). É vedada a inscrição de linha de produtos. É obrigatória a presença, exposição e apresentação do produto na Feira onde foi inscrito para análise da Comissão Julgadora.

§ 3º É vedada a inscrição do mesmo produto nas duas Feiras (Agrishow e Expointer).

§ 4º Na CATEGORIA INOVAÇÃO DIGITAL será concedido somente um prêmio para o produto destacado pela Comissão Julgadora, independentemente se sua aplicação é mais voltada para a Agricultura Familiar ou Agricultura de Escala.


DAS COMISSÕES JULGADORAS

Art. 12º - Farão parte das Comissões Julgadoras especialistas de reconhecida experiência das principais instituições voltadas para as ciências agrárias do Brasil e Argentina.

§ 1º O Prêmio Gerdau Melhores da Terra, em sua edição 2020, será concedido, nas categorias NOVIDADE EXPOINTER; NOVIDADE AGRISHOW, INOVAÇÃO DIGITAL EXPOINTER E INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW, por Comissões Julgadoras especialmente designadas para tal fim, mediante CONVITE DA GERDAU, entre integrantes dos quadros de diferentes instituições de ensino e pesquisa em ciências agrárias do Brasil e da Argentina, entre elas a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual Paulista, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Instituto Argentino de Normalización y Certificación (IRAM/Argentina) Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Viçosa e Universidade de Passo Fundo.

§ 2º Não poderão integrar as Comissões Julgadoras profissionais vinculados, direta ou indiretamente, às empresas fabricantes de equipamentos agrícolas, peças, partes ou componentes.

§ 3º Os membros integrantes das Comissões Julgadoras assumem, automaticamente, compromisso de sigilo relativo aos dados e às informações técnicas reservadas que chegarem ao seu conhecimento em decorrência das atribuições para as quais foram designados.

§ 4º As Comissões Julgadoras reservam-se o direito de não conceder nenhum prêmio, se assim for de seu entendimento, caso as máquinas ou equipamentos inscritos não atendam os critérios de avaliação previstos neste regulamento.

§ 5º Ao início de seus trabalhos, as Comissões Julgadoras estabelecerão a sistemática e os critérios que utilizarão para desenvolver suas atividades de forma imparcial e soberana e em consonância com este Regulamento.

Art. 13º - O julgamento da CATEGORIA NOVIDADE AGRISHOW e INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW, ocorrerá em Ribeirão Preto (SP), durante a semana que antecede a abertura da Feira sendo a divulgação e premiação realizadas no dia 28/04/2020 (local a confirmar). O julgamento da CATEGORIA NOVIDADE EXPOINTER e INOVAÇÃO DIGITAL EXPOINTER, ocorrerá em Esteio (RS), durante a semana que antecede a abertura da feira. A divulgação e premiação dos premiados na Categoria NOVIDADE EXPOINTER, será realizada  no dia 01/09/2020 (sujeito a alteração).

Art. 14º - As Comissões Julgadoras são soberanas, não cabendo recurso ou impugnação em qualquer fase do processo de premiação.

Art. 15º - Ao final das atividades de premiação, as Comissões Julgadoras emitirão documentos com o registro dos premiados para fins de divulgação pela organização do Prêmio.


DAS INSCRIÇÕES

Art. 16º - A inscrição dos trabalhos, em qualquer uma das categorias, será gratuita e deverá ser feita pelo interessado por meio do website www.melhoresdaterra.com.br.

§ 1º Para as Categorias NOVIDADE AGRISHOW e INOVAÇÃO DIGITAL AGRISHOW, o início das inscrições ocorrerá no dia 02/03/2020 e o encerramento será em 14/04/2020; para a participação nas Categorias NOVIDADE EXPOINTER e INOVAÇÃO DIGITAL EXPOINTER, o início das inscrições ocorrerá no dia 06/07/2020 e o encerramento será em 14/08/2020.

§ 2º No ato da inscrição, nas CATEGORIAS NOVIDADE e INOVAÇÃO DIGITAL, deverão ser enviados, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, o documento de informação técnica e/ou promocional do produto/sistema e o logotipo da empresa. No ato da inscrição para a CATEGORIA NOVIDADE, o participante também deverá escolher em qual categoria o produto se enquadra (Novidade Agricultura de Escala ou Novidade Agricultura Familiar) e para as duas categorias, NOVIDADE E INOVAÇÃO DIGITAL deverá ser informado se a avaliação do equipamento será realizada na Agrishow (Ribeirão Preto/SP) ou na Expointer (Esteio/RS).

§ 3º A informação técnica e/ou promocional do produto compreende, entre outros documentos, catálogos, folhetos, memoriais técnico-descritivos e, ainda, opcionalmente, laudos técnicos oficiais de ensaio e vídeo sucinto ilustrando características e/ou operação do produto/sistema.

§ 4º O preenchimento incompleto da ficha de inscrição e/ou a falta de documentação informacional exigida implicará no cancelamento da inscrição.

§ 5º Para a CATEGORIA INOVAÇÃO DIGITAL, os sistemas inscritos devem ter sido lançados e estar funcionando no mercado até 2 anos atrás, portanto 01/03/2018, sendo obrigatória a comprovação por meio de documento, ensaio, memoriais, matérias de divulgação, laudos a data de lançamento do sistema inscrito no Prêmio.

Art. 17º - A apresentação da inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento por parte dos candidatos.

Art. 18º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, ouvidas as entidades promotoras.
 

> Download do Regulamento

Gerdau ajudando a moldar o futuro do agronegócio

 

Máquinas, equipamentos e sistemas para o agronegócio, a premiação tem como objetivo a inovação e a excelência no setor

Sobre o Prêmio

 

​​​Criado há 33 anos, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra avalia bianualmente a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e aponta as maiores inovações do setor. Buscamos trazer qualidade e produtividade às empresas que participam, bem como estimular a comunidade acadêmica e o setor agroindustrial à pesquisa, e com isso contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aprimoramento dos equipamentos.

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra é avaliado por uma Comissão Julgadora, formada pelas mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil, Mercosul e do Chile.​

Faça download do livro que conta a história dos 20 anos do Prêmio Gerdau Melhores da Terra.

Baixe Aqui

Comissão Julgadora

A comissão julgadora é composta por membros das mais renomadas universidades e centros de pesquisas da área. Confira a seguir os integrantes da comissão julgadora do Prêmio.

Coordenação do Prêmio

Prof. Dr. Renato Levien - Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Rio Grande do Sul, RS)

Instituições Ligadas à Comissão Julgadora do Prêmio 

  • Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia, GO)
  • Embrapa Soja (Londrina, PR)
  • Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP (Ilha Solteira, SP)
  • Instituto Argentino de Normalización y Certificación IRAM (Buenos Aires, Argentina)
  • Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP (Jaboticabal, SP)
  • Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo - UPF ​​(Passo Fundo, RS)
  • Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP (São Paulo, SP)

Vencedores

Conheça as máquinas e equipamentos que melhoraram a produtividade no campo. Confira abaixo os vencedores de cada categoria no ano de 2018:

Categoria Novidade Agrishow

Vencedor 2018 - Agricultura de Escala

  • Jacto - Uniport 5030 NPK

Vencedor 2018 - Agricultura Familiar

  • Jumil - Colhedora de Forragem com Cracker
     

Categoria Novidade Expointer

Vencedor 2018 - Agricultura de Escala

  • PLA - Pegasus 4.6 Air

Vencedor 2018 - Agricultura Familiar

  • Yanmar - Transplantadeira PH1

Dúvidas sobre a premiação?
Fale Conosco Através do e-mail melhoresdaterra@gerdau.com.br