Construção Metálica
13/01/2022
Construção Modular (Conceitos)

Progressivamente, os principais setores econômicos vêm se preocupando com as questões socioambientais que afetam o mundo. Com alto uso de recursos naturais combinados com elevados índices de desperdício, baixa produtividade, falta de previsibilidade orçamentária, atrasos, além de um mercado com mão de obra de baixa qualificação, o setor da construção civil busca cada vez mais otimizar processos e industrializar a produção num movimento que busca o progresso e a evolução de maneira sustentável, tanto nas questões ambientais quanto nas questões socioeconômicas.


Autor:
Felipe Savassi

Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende

Ver mais
Construção Metálica
09/07/2021

Estruturas mistas de aço e concreto têm tido sua aplicação cada vez mais difundida na construção predial no Brasil. Utilizando-se das melhores características de cada material, busca-se uma interação adequada dos mesmos, de modo a se obter estruturas de grande desempenho. Entre esses sistemas, as vigas mistas têm seu emprego já consagrado, através da interação do perfil de aço com diversos tipos de laje.

Construção Metálica
15/06/2021

Estima-se que atualmente a maior parte das construções em aço no Brasil seja de estruturas simples, como as coberturas e as estruturas de um único pavimento. Dentro deste importante segmento, os galpões lideram as construções com soluções econômicas e versáteis para uma larga faixa de vãos e uma infinidade de aplicações na construção e na indústria, como: uma pequena fábrica, um depósito, uma loja, uma academia, um ginásio coberto, uma garagem, etc. Com a chegada dos perfis laminados de abas paralelas tipo W, os galpões em pórticos ganharam competitividade, com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas.


Fernando Ottoboni Pinho

Construção Metálica
09/07/2021

Esta é a 9ª edição do manual de Estacas Metálicas da Coletânea do Uso do Aço, da Gerdau, lançado originalmente em 2006, na ocasião do desenvolvimento da referência técnica para o uso de estacas metálicas de seção transversal decrescente com a profundidade. Esta é uma solução técnica e econômica para as fundações profundas executadas em nosso país, principalmente nas regiões da costa litorânea, onde o solo se apresenta com espessas camadas de argilas moles intermediadas por camadas de areias finas siltosas medianamente compactas a muito compactas.

Construção Metálica
13/01/2022

A execução das estruturas dos módulos off-site é feita simultaneamente à execução das fundações, sendo esta a etapa com maior quantidade de atividades e insumos envolvidos. Isso se deve ao nível de acabamento dos módulos - que chega a 80% - de conclusão de acabamentos estruturais, elétricos, hidráulicos, revestimentos e acabamentos.


Autor:
Felipe Savassi

Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende