Construção Metálica
14/07/2021
Aço para Pontes e Viadutos

As Chapas Grossas gerado, produzidas na Usina Ouro Branco, em aços de média ou alta resistência mecânica, podem ser aplicadas na composição de seções tipo caixão ou perfis soldados de alma cheia, usados na estrutura de pontes e viadutos.

Ver mais
Construção Metálica
09/07/2021

Com formato tradicional de abas inclinadas, os Perfis I e U são ideais para aplicações que exijam maior resistência e robustez, como por exemplo, em componentes de base de máquinas. Produzidos normalmente em aço ASTM A36, podem também ser fabricados em ASTM A572 ou ASTM A588 sob encomenda.

Construção Metálica
15/06/2021

Estima-se que atualmente a maior parte das construções em aço no Brasil seja de estruturas simples, como as coberturas e as estruturas de um único pavimento. Dentro deste importante segmento, os galpões lideram as construções com soluções econômicas e versáteis para uma larga faixa de vãos e uma infinidade de aplicações na construção e na indústria, como: uma pequena fábrica, um depósito, uma loja, uma academia, um ginásio coberto, uma garagem, etc. Com a chegada dos perfis laminados de abas paralelas tipo W, os galpões em pórticos ganharam competitividade, com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas.


Fernando Ottoboni Pinho

Construção Metálica
13/01/2022

Progressivamente, os principais setores econômicos vêm se preocupando com as questões socioambientais que afetam o mundo. Com alto uso de recursos naturais combinados com elevados índices de desperdício, baixa produtividade, falta de previsibilidade orçamentária, atrasos, além de um mercado com mão de obra de baixa qualificação, o setor da construção civil busca cada vez mais otimizar processos e industrializar a produção num movimento que busca o progresso e a evolução de maneira sustentável, tanto nas questões ambientais quanto nas questões socioeconômicas.


Autor:
Felipe Savassi

Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende

Construção Metálica
09/07/2021

Os modernos sistemas de construção caracterizam-se pela rapidez e pela eficiência em prazos e custos. O uso cada vez maior de elementos industrializados, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, é uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos. A industrialização exige o uso de elementos modulares que facilitem o processo de montagem. Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.