Construção Metálica
01/07/2021
Catálogo Barras e Perfis - Tabela de Bolso

Todos os pesos e dimensões constantes dessas tabelas são nominais, podendo apresentar diferenças de acordo com as tolerâncias estabelecidas nas especificações ou em normas.

Ver mais
Construção Metálica
23/07/2021

A construção industrializada oferece vantagens extraordinárias, desde a racionalização do processo construtivo até a conseqüente redução de custos e desperdícios. E quando se trata de racionalização do processo construtivo, é obrigatório considerar o uso de estruturas metálicas como alternativa. Utilizada largamente no segmento industrial brasileiro, a construção em aço ainda tem uma participação tímida no que se refere principalmente a edifícios de andares múltiplos. Há que destacar, entretanto, que nos últimos anos a construção em aço tem crescido exponencialmente, seguindo a inexorável tendência ao uso de processos industrializados e alta tecnologia. Trata-se de um desafio extraordinário, considerando-se que na construção civil brasileira predomina a construção convencional e os métodos artesanais.

Construção Metálica
13/01/2022

A execução das estruturas dos módulos off-site é feita simultaneamente à execução das fundações, sendo esta a etapa com maior quantidade de atividades e insumos envolvidos. Isso se deve ao nível de acabamento dos módulos - que chega a 80% - de conclusão de acabamentos estruturais, elétricos, hidráulicos, revestimentos e acabamentos.


Autor:
Felipe Savassi

Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende

Construção Metálica
12/06/2018

Estruturas metálicas expostas direta ou indiretamente à ação da atmosfera necessitam da aplicação de sistemas de proteção para prevenir a corrosão. Esse cuidado garante a durabilidade e a integridade das estruturas. A pintura é a forma de proteção mais empregada, mas a galvanização deve ser sempre considerada.

Construção Metálica
20/06/2018

O reconhecimento da existência do aquecimento global e a degradação ambiental a que todos estamos expostos têm causado mudanças tecnológicas no sentido do desenvolvimento, produção e uso de produtos (mais) sustentáveis. O aço estrutural é um dos mais materiais mais ambientalmente amigáveis disponíveis no século XXI. Nosso ambiente consiste principalmente de água (doce e salgada), ar e solo. A quase totalidade das estruturas de aço está exposta a estes ambientes. Aços patináveis tem sido amplamente aceitos, em anos recentes, sob ponto de vista da economia de dinheiro, energia e recursos naturais.