Com formato tradicional de abas inclinadas, os Perfis I e U são ideais para aplicações que exijam maior resistência e robustez, como por exemplo, em componentes de base de máquinas. Produzidos normalmente em aço ASTM A36, podem também ser fabricados em ASTM A572 ou ASTM A588 sob encomenda.
Estima-se que atualmente a maior parte das construções em aço no Brasil seja de estruturas simples, como as coberturas e as estruturas de um único pavimento. Dentro deste importante segmento, os galpões lideram as construções com soluções econômicas e versáteis para uma larga faixa de vãos e uma infinidade de aplicações na construção e na indústria, como: uma pequena fábrica, um depósito, uma loja, uma academia, um ginásio coberto, uma garagem, etc. Com a chegada dos perfis laminados de abas paralelas tipo W, os galpões em pórticos ganharam competitividade, com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas.
Fernando Ottoboni Pinho
Estas tabelas servem como uma primeira aproximação para a escolha de um perfil laminado para a substituição de perfis soldados, perfis laminados importados e também perfis laminados de abas inclinadas.
As tabelas tratam da substituição na direção Perfil a ser substituído -- > Perfis Estruturais Gerdau, tendo como critério: perfil com aproximadamente o mesmo I x do perfil original e aproximadamente a mesma altura e, ainda, o perfil com altura imediatamente superior, mas com massa menor que a do perfil original.
A Gerdau está sempre atenta às necessidades dos clientes. Em nosso portfólio de produtos de Aços Planos, além das Bobinas Laminadas a Quente, agora fazem parte as Chapas Grossas. Possuímos equipamentos de alta tecnologia, que produzem chapas com elevado nível de desempenho. As Chapas Grossas Gerdau podem ser aplicadas nos mais diversos setores: construção civil, eólico, óleo & gás, naval, rodoviário, máquinas e equipamentos, entre outros. Conheça as nossas soluções e como podemos contribuir para o seu negócio.
Este trabalho foi elaborado conforme os requisitos da norma brasileira ABNT NBR 8800:2008, baseado no método dos Estados Limites, para o dimensionamento de vigas uniformemente carregadas contidas lateralmente. As tabelas foram preparadas especialmente para os Perfis Estruturais Gerdau tipos I e H, duplamente simétricos, e não se aplicam a outros tipos de perfis. Em sua 3ª edição, estão contemplados os 88 Perfis disponíveis.