Construção Metálica
09/07/2021
Estacas Metálicas Gerdau

Esta é a 9ª edição do manual de Estacas Metálicas da Coletânea do Uso do Aço, da Gerdau, lançado originalmente em 2006, na ocasião do desenvolvimento da referência técnica para o uso de estacas metálicas de seção transversal decrescente com a profundidade. Esta é uma solução técnica e econômica para as fundações profundas executadas em nosso país, principalmente nas regiões da costa litorânea, onde o solo se apresenta com espessas camadas de argilas moles intermediadas por camadas de areias finas siltosas medianamente compactas a muito compactas.

Ver mais
Construção Metálica
12/06/2018

Estruturas metálicas expostas direta ou indiretamente à ação da atmosfera necessitam da aplicação de sistemas de proteção para prevenir a corrosão. Esse cuidado garante a durabilidade e a integridade das estruturas. A pintura é a forma de proteção mais empregada, mas a galvanização deve ser sempre considerada.

Construção Metálica
09/07/2021

Estruturas mistas de aço e concreto têm tido sua aplicação cada vez mais difundida na construção predial no Brasil. Utilizando-se das melhores características de cada material, busca-se uma interação adequada dos mesmos, de modo a se obter estruturas de grande desempenho. Entre esses sistemas, as vigas mistas têm seu emprego já consagrado, através da interação do perfil de aço com diversos tipos de laje.

Construção Metálica
14/07/2021

As Chapas Grossas gerado, produzidas na Usina Ouro Branco, em aços de média ou alta resistência mecânica, podem ser aplicadas na composição de seções tipo caixão ou perfis soldados de alma cheia, usados na estrutura de pontes e viadutos.

Construção Metálica
20/06/2018

O reconhecimento da existência do aquecimento global e a degradação ambiental a que todos estamos expostos têm causado mudanças tecnológicas no sentido do desenvolvimento, produção e uso de produtos (mais) sustentáveis. O aço estrutural é um dos mais materiais mais ambientalmente amigáveis disponíveis no século XXI. Nosso ambiente consiste principalmente de água (doce e salgada), ar e solo. A quase totalidade das estruturas de aço está exposta a estes ambientes. Aços patináveis tem sido amplamente aceitos, em anos recentes, sob ponto de vista da economia de dinheiro, energia e recursos naturais.