Construção Metálica
23/07/2021
Interface entre Perfis Estruturais Laminados e Sistemas Complementares

A construção industrializada oferece vantagens extraordinárias, desde a racionalização do processo construtivo até a conseqüente redução de custos e desperdícios. E quando se trata de racionalização do processo construtivo, é obrigatório considerar o uso de estruturas metálicas como alternativa. Utilizada largamente no segmento industrial brasileiro, a construção em aço ainda tem uma participação tímida no que se refere principalmente a edifícios de andares múltiplos. Há que destacar, entretanto, que nos últimos anos a construção em aço tem crescido exponencialmente, seguindo a inexorável tendência ao uso de processos industrializados e alta tecnologia. Trata-se de um desafio extraordinário, considerando-se que na construção civil brasileira predomina a construção convencional e os métodos artesanais.

Ver mais
Construção Metálica
03/07/2020

Os Arames Industriais Gerdau atendem a várias aplicações industriais, com destaque para aramados, aplicações destinadas a cromeação, linha branca, autopeças, suportes, correntes, parafusos e alma de eletrodo, molas para colchões, enfardamento para algodão, trefilação e laminação. Possuem uma variedade de embalagens para atender a diversas aplicações industriais, gerando melhor produtividade.

Seja qual for sua opção, você também conta com a segurança de ter ao seu lado a qualidade Gerdau. Pois, além de produzir seus arames com matéria-prima própria, ainda oferece atendimento diferenciado.

Construção Metálica
11/06/2018

Amplamente utilizado na indústria, monovia é definida como o caminho de rolamento dos sistemas de içamento de cargas utilizando talhas manuais ou elétricas (figura 1 e 2). O deslocamento é realizado apoiando-se as rodas do trole (figura 1), equipamento responsável pela movimentação da talha, na aba inferior da monovia.

Construção Metálica
18/06/2018

A pergunta “Quando construir em aço?” é frequentemente repetida. E as respostas estão quase sempre apoiadas em uma extensa lista de vantagens do uso das estruturas de aço que não fornece informações suficientes para uma avaliação correta da influência de cada uma delas, e em estudos comparativos de custos, que nada mais são que casos particulares que não podem ser aplicados como regra. Em alguns casos, a simples afirmação de que a estrutura em aço ficaria mais cara encerra uma análise sem maior aprofundamento. Em outras situações, a opção por sistemas ditos convencionais, pelo simples desconhecimento de outros sistemas, mesmo que o resultado seja de uma estrutura mais barata, não garante que a decisão tenha sido a mais adequada.


Fernando Ottoboni Pinho
Engenheiro Civil

Construção Metálica
01/07/2021

Corrosão é um fenômeno natural, definida como a “deterioração de um material, usualmente um metal, resultante de reações químicas ou eletroquímicas com seu ambiente” .

O que leva à corrosão dos metais puros e suas ligas? É uma questão de energia. O potencial termodinâmico (ou ), origem da corrosão dos metais, é consequência natural de sua existência temporária nessa forma. Os metais são produzidos a partir dos minérios – p. ex., óxidos – existentes na natureza. Esses processos de produção consomem energia. É natural, portanto, que as ligas metálicas, quando expostas a seus ambientes, revertam ao seu estado natural, de menor energia