Construção Metálica
09/07/2021
Perfis Estruturais Gerdau - Construção de Edifícios

Os modernos sistemas de construção caracterizam-se pela rapidez e pela eficiência em prazos e custos. O uso cada vez maior de elementos industrializados, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, é uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos. A industrialização exige o uso de elementos modulares que facilitem o processo de montagem. Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.

Ver mais
Construção Metálica
12/06/2018

Um dos principais problemas dos grandes centros urbanos é a rápida obsolescência da infraestrutura viária. Mesmo que bem planejadas, as ruas e as avenidas acabam, em algum momento, tornando-se estreitas, incapazes de acompanhar e absorver o exponencial aumento do número de veículos por habitante. Faltam cada vez mais áreas e locais adequados para estacionamento. Veículos estacionados nas ruas são um problema comum nas grandes cidades. Estudos mostram que a maioria das pessoas utiliza o carro apenas três horas por dia. No restante do tempo o veículo fica estacionado em casa ou no trabalho. Além disso, os edifícios residenciais mais antigos não têm vagas suficientes para todos os moradores e existem ainda muitos edifícios comerciais cujas áreas de garagem não comportam os veículos dos condôminos, tampouco os dos visitantes.


Rosane Bevilaqua

Construção Metálica
01/07/2021

Corrosão é um fenômeno natural, definida como a “deterioração de um material, usualmente um metal, resultante de reações químicas ou eletroquímicas com seu ambiente” .

O que leva à corrosão dos metais puros e suas ligas? É uma questão de energia. O potencial termodinâmico (ou ), origem da corrosão dos metais, é consequência natural de sua existência temporária nessa forma. Os metais são produzidos a partir dos minérios – p. ex., óxidos – existentes na natureza. Esses processos de produção consomem energia. É natural, portanto, que as ligas metálicas, quando expostas a seus ambientes, revertam ao seu estado natural, de menor energia

Construção Metálica
01/07/2022

Esta é a 9ª edição do manual de Estacas Metálicas da Coletânea do Uso do Aço, da Gerdau, lançado originalmente em 2006, na ocasião do desenvolvimento da referência técnica para o uso de estacas metálicas de seção transversal decrescente com a profundidade. Esta é uma solução técnica e econômica para as fundações profundas executadas em nosso país, principalmente nas regiões da costa litorânea, onde o solo se apresenta com espessas camadas de argilas moles intermediadas por camadas de areias finas siltosas medianamente compactas a muito compactas.

Construção Metálica
15/06/2021

Estima-se que atualmente a maior parte das construções em aço no Brasil seja de estruturas simples, como as coberturas e as estruturas de um único pavimento. Dentro deste importante segmento, os galpões lideram as construções com soluções econômicas e versáteis para uma larga faixa de vãos e uma infinidade de aplicações na construção e na indústria, como: uma pequena fábrica, um depósito, uma loja, uma academia, um ginásio coberto, uma garagem, etc. Com a chegada dos perfis laminados de abas paralelas tipo W, os galpões em pórticos ganharam competitividade, com soluções simples, limpas, rápidas e econômicas.


Fernando Ottoboni Pinho