Construção Metálica
18/06/2018
Quando Construir em Aço

A pergunta “Quando construir em aço?” é frequentemente repetida. E as respostas estão quase sempre apoiadas em uma extensa lista de vantagens do uso das estruturas de aço que não fornece informações suficientes para uma avaliação correta da influência de cada uma delas, e em estudos comparativos de custos, que nada mais são que casos particulares que não podem ser aplicados como regra. Em alguns casos, a simples afirmação de que a estrutura em aço ficaria mais cara encerra uma análise sem maior aprofundamento. Em outras situações, a opção por sistemas ditos convencionais, pelo simples desconhecimento de outros sistemas, mesmo que o resultado seja de uma estrutura mais barata, não garante que a decisão tenha sido a mais adequada.


Fernando Ottoboni Pinho
Engenheiro Civil

Ver mais
Construção Metálica
05/06/2021

O Perfil T proporciona excelente acabamento em esquadrias e estruturas metálicas. Produzido em aço ASTM A36 / NBR 7007 MR 250 com comprimento de 6,00 m, além de ser largamente empregado na serralheria em geral, em vigas para laje, chassis de reboque, alambrados, estruturas de painéis, tem uma infinidade de outras aplicações.

Construção Metálica
08/07/2021

For further information, Gerdau's Technical Assistance is ready to help, from the start of the project all the way to the application of Gerdau Structural Shapes.

Construção Metálica
22/07/2021

Aços patináveis, também conhecidos como aços aclimáveis, são resistentes à corrosão atmosférica e contêm em sua composição química adição de elementos como o cobre. Sob certas condições de exposição, podem desenvolver uma camada protetora(pátina), que reduz a velocidade de ataque dos agentes agressivos do ambiente. fatores ambientais (presença de dióxido de enxofre e cloreto de sódio, ciclos de umedecimento e secagem) e geometria das peças.

Construção Metálica
16/07/2021

Definir as ligações dos elementos estruturais é uma das principais etapas no estudo e elaboração de projetos de estruturas de aço, mais precisamente as que utilizam Perfis laminados. Além dos aspectos técnicos relacionados com resistência, qualidade e segurança, é importante levar em consideração que as ligações representam um importante componente no custo da estrutura. A racionalidade torna-se um fator de competitividade que pode, inclusive, influenciar a escolha do sistema construtivo. É bom lembrar também que as ligações fazem parte do conjunto de elementos que compõe a estética da construção, principalmente nas estruturas aparentes.