Estruturas metálicas expostas direta ou indiretamente à ação da atmosfera necessitam da aplicação de sistemas de proteção para prevenir a corrosão. Esse cuidado garante a durabilidade e a integridade das estruturas. A pintura é a forma de proteção mais empregada, mas a galvanização deve ser sempre considerada.
Progressivamente, os principais setores econômicos vêm se preocupando com as questões socioambientais que afetam o mundo. Com alto uso de recursos naturais combinados com elevados índices de desperdício, baixa produtividade, falta de previsibilidade orçamentária, atrasos, além de um mercado com mão de obra de baixa qualificação, o setor da construção civil busca cada vez mais otimizar processos e industrializar a produção num movimento que busca o progresso e a evolução de maneira sustentável, tanto nas questões ambientais quanto nas questões socioeconômicas.
Autor:
Felipe Savassi
Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende
- Laminados, nas formas I e H.
- Mesas paralelas que permitem melhores soluções de ligações,
- encaixes e acabamentos estruturais.
- Ampla variedade de bitolas, de 150 a 610 mm (6 a 24 polegadas).
- Permitem ganhos de escala aos fabricantes de estruturas.
- Uniformidade da composição química e das propriedades
- mecânicas.
- Material certicado com garantia de qualidade.
- Seguem rigorosamente as especicações das normas ABNT
- NBR 15980 e ASTM A6/A6M.
- Disponíveis para pronta entrega em aço ASTM A 572 Grau 50,
- no comprimento padrão de 12 metros.
Definir as ligações dos elementos estruturais é uma das principais etapas no estudo e elaboração de projetos de estruturas de aço, mais precisamente as que utilizam Perfis laminados. Além dos aspectos técnicos relacionados com resistência, qualidade e segurança, é importante levar em consideração que as ligações representam um importante componente no custo da estrutura. A racionalidade torna-se um fator de competitividade que pode, inclusive, influenciar a escolha do sistema construtivo. É bom lembrar também que as ligações fazem parte do conjunto de elementos que compõe a estética da construção, principalmente nas estruturas aparentes.
Os modernos sistemas de construção caracterizam-se pela rapidez e pela eficiência em prazos e custos. O uso cada vez maior de elementos industrializados, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, é uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos. A industrialização exige o uso de elementos modulares que facilitem o processo de montagem. Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.