O novo Manual da Série Coletânea do Uso do Aço é destinado ao público de projetistas em geral e mais especificamente aos arquitetos que, dentre as inúmeras opções de partidos estruturais, optam ou gostariam de optar pelo sistema de construção em aço na concepção de seus projetos.
A execução das estruturas dos módulos off-site é feita simultaneamente à execução das fundações, sendo esta a etapa com maior quantidade de atividades e insumos envolvidos. Isso se deve ao nível de acabamento dos módulos - que chega a 80% - de conclusão de acabamentos estruturais, elétricos, hidráulicos, revestimentos e acabamentos.
Autor:
Felipe Savassi
Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende
Os modernos sistemas de construção caracterizam-se pela rapidez e pela eficiência em prazos e custos. O uso cada vez maior de elementos industrializados, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, é uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos. A industrialização exige o uso de elementos modulares que facilitem o processo de montagem. Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.
Estruturas metálicas expostas direta ou indiretamente à ação da atmosfera necessitam da aplicação de sistemas de proteção para prevenir a corrosão. Esse cuidado garante a durabilidade e a integridade das estruturas. A pintura é a forma de proteção mais empregada, mas a galvanização deve ser sempre considerada.
O reconhecimento da existência do aquecimento global e a degradação ambiental a que todos estamos expostos têm causado mudanças tecnológicas no sentido do desenvolvimento, produção e uso de produtos (mais) sustentáveis. O aço estrutural é um dos mais materiais mais ambientalmente amigáveis disponíveis no século XXI. Nosso ambiente consiste principalmente de água (doce e salgada), ar e solo. A quase totalidade das estruturas de aço está exposta a estes ambientes. Aços patináveis tem sido amplamente aceitos, em anos recentes, sob ponto de vista da economia de dinheiro, energia e recursos naturais.