Construção Metálica
07/07/2021
Tipologias Projetuais para Estruturas em Aço

O novo Manual da Série Coletânea do Uso do Aço é destinado ao público de projetistas em geral e mais especificamente aos arquitetos que, dentre as inúmeras opções de partidos estruturais, optam ou gostariam de optar pelo sistema de construção em aço na concepção de seus projetos.

Ver mais
Construção Metálica
13/01/2022

A execução das estruturas dos módulos off-site é feita simultaneamente à execução das fundações, sendo esta a etapa com maior quantidade de atividades e insumos envolvidos. Isso se deve ao nível de acabamento dos módulos - que chega a 80% - de conclusão de acabamentos estruturais, elétricos, hidráulicos, revestimentos e acabamentos.


Autor:
Felipe Savassi

Coautores:
Rosane Bevilaqua
Carolina Ponce
Humberto Resende

Construção Metálica
09/07/2021

Os modernos sistemas de construção caracterizam-se pela rapidez e pela eficiência em prazos e custos. O uso cada vez maior de elementos industrializados, preparados em fábrica e levados ao canteiro de obras para montagem, é uma exigência comum decorrente da evolução dos processos construtivos. A industrialização exige o uso de elementos modulares que facilitem o processo de montagem. Estruturas metálicas preenchem esses requisitos e atendem, com vantagens, a todos os tipos de projetos para edifícios de andares múltiplos, principalmente os que se destinam ao uso comercial e requerem plantas flexíveis, com áreas livres que permitam os mais diferentes layouts.

Construção Metálica
12/06/2018

Estruturas metálicas expostas direta ou indiretamente à ação da atmosfera necessitam da aplicação de sistemas de proteção para prevenir a corrosão. Esse cuidado garante a durabilidade e a integridade das estruturas. A pintura é a forma de proteção mais empregada, mas a galvanização deve ser sempre considerada.

Construção Metálica
20/06/2018

O reconhecimento da existência do aquecimento global e a degradação ambiental a que todos estamos expostos têm causado mudanças tecnológicas no sentido do desenvolvimento, produção e uso de produtos (mais) sustentáveis. O aço estrutural é um dos mais materiais mais ambientalmente amigáveis disponíveis no século XXI. Nosso ambiente consiste principalmente de água (doce e salgada), ar e solo. A quase totalidade das estruturas de aço está exposta a estes ambientes. Aços patináveis tem sido amplamente aceitos, em anos recentes, sob ponto de vista da economia de dinheiro, energia e recursos naturais.