Edital cultural da Gerdau revela artistas e esculturas de aço que serão instaladas em cidades mineiras

20/01/2022

07/01/2022

A iniciativa faz parte das ações de celebração dos 120 anos da Gerdau e homenageia os 300 anos de Minas Gerais. As obras, de médio e grande portes, serão instaladas em espaços públicos em 2022

A Gerdau anunciou os nomes dos sete artistas que tiveram obras selecionadas no edital de incentivo à cultura mineira – Arte em Aço Gerdau. As propostas foram selecionadas por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e dos municípios contemplados. As peças serão instaladas durante o ano de 2022 em espaços públicos, como o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e em museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas Gerais: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias.

Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques, Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferreira, Bel Diniz e João Diniz, além de Sérgio Machado. Esses são os nomes dos artistas mineiros que tiveram suas obras selecionadas por meio do edital. Inédito, o projeto marca os 120 anos da Gerdau e visa também enaltecer a história de Minas Gerais e reforçar os laços da empresa com o estado e os municípios mineiros onde está presente.

Por meio do edital foram selecionadas propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC-MG). Os artistas participantes vão contar com a consultoria gratuita da Através – Gestão Cultural, empresa especializada no mercado cultural.

De acordo com o diretor da Gerdau, Wendel Gomes, Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau. “Esse edital tem o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural do estado. Queremos presentear as cidades com essas esculturas, impactar as pessoas, ampliando o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte”, explica.

Os artistas selecionados no Edital Arte em Aço Gerdau são:

Belo Horizonte – Escultura Arte em Aço (1) de Giovani Fantauzzi:

Artista plástico, graduado pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também atuou como professor. Teve como mestres importantes nomes como Alberto da Veiga Guignard, Franz Weissmann, José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro, com quem trabalhou.

Com a obra Escultura Arte em Aço, Fantauzzi foi buscar inspiração em um elemento tradicional de Minas Gerais, o ferro. Com cinco metros de altura, produzida em aço oxidado, a obra é concebida a partir de inúmeros tubos de aço que brotam do chão e desenham o espaço, geometricamente, formando um conjunto de simetria perfeita.

Congonhas e Itabirito – Nossa Senhora da Piedade de Guilherme Marques

A obra da padroeira de Minas Gerais será feita em aço, com as representações de Nossa Senhora da Piedade e os Sagrados Corações de Maria e Jesus. O Sagrado Coração de Maria estará representado com sete espadas, simbolizando as sete dores de Maria. O de Jesus terá uma coroa de espinhos e a chaga.

Serão utilizadas chapas de aço patinável, que serão soldadas de forma horizontal formando uma espécie de curvas de nível, em alusão às serras e montanhas de Minas Gerais.

A criação da escultura em aço será realizada por meio da técnica de captura por escaneamento 3D de dois modelos humanos, que serão a base para a construção da obra. O objetivo é alcançar a proporcionalidade às medidas do corpo humano e suas características. Esse modelo 3D será retrabalhado em software e fatiado como curvas de nível para ser reproduzido em corte a laser nas chapas de aço, que serão dispostas com uma pequena distância entre si e soldadas com espaçadores para formar uma escultura metálica vazada.

Conselheiro Lafaiete e Barão de Cocais – Da terra brotam coisas de Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferreira

A obra tem como referência as formas dos cristais de quartzo natural, a cor e a materialidade do minério de ferro, riquezas minerais que fazem parte da história e do desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A escultura é composta por três grandes estruturas executadas em tubos quadrados de aço.

O título “Da terra brotam coisas” faz alusão aos processos de transformação das matérias minerais em diferentes formas e produtos, além de uma referência direta às expressões e ao conhecimento vernacular tipicamente mineiro.

Divinópolis – Escultura (2) de Giovani Fantauzzi

Há mais de 30 anos, o premiado escultor Giovani Fantauzzi se dedica a criar obras em versões únicas, desde que entrou na Escola Guignard, em Belo Horizonte, tendo como mestres o próprio Alberto da Veiga Guignard, Franz Weissmann, José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro, com quem trabalhou e se tornou grande amigo.

Uma característica marcante de Fantauzzi é trabalhar, exclusivamente, com aço oxidado, priorizando esculturas de médio e grande porte. Todo o processo do projeto, da concepção e criação do projeto executivo, à produção e montagem, é realizado pelo artista.

Ouro Branco e Três Marias – Versilindro de Bel Diniz e João Diniz

A obra é uma instalação híbrida que une arquitetura, escultura, cenografia e poesia. A peça propõe uma experiência corporal e intelectual ao convidar o admirador à leitura e à reflexão em torno das mais de 200 estrofes distintas, em uma espécie de livro público e disponível a céu aberto.

O ‘espírito de Minas Gerais’, nessa época da celebração de seus 300 anos está presente nesse ambiente multissensorial por meio da utilização do aço oxidado, material seminal das geografias do estado; e da linguagem sintética dos textos apresentados revelando o caráter sábio e conciso de seu povo que ora é ‘minas’ ou introspectivo e reflexivo, e ora é ‘gerais’ ou expansivo e conquistador.

Ouro Preto – “Pepita II” de Sérgio Machado

Esse projeto visa contribuir para o diálogo entre o público, a paisagem, a arquitetura e a história de Minas Gerais. Tem o objetivo de construir novos modelos de experiência estética e simbólica. O aço e o mineral, nas mãos do artista Sérgio Machado, se transformam em escultura. A escultura modifica o espaço e o campo de visão. O aço matéria bruta ganha elegância e leveza, e contrapõe-se e sustenta o elemento mineral – a pedra, desafiando a realidade física e o senso de gravidade.

Outras informações sobre o Edital Arte em Aço Gerdau no site http://prosas.com.br/editais/8835-edital-arte-em-aco-gerdau