Gerdau adota medidas para prevenção ao Coronavírus

11/10/2021

20/03/2020

As ações da empresa têm como foco a preservação da saúde e segurança dos colaboradores e a manutenção das operações e dos empregos

A Gerdau está seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde competentes nos países em que opera. Neste sentido, a Empresa adotou uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho, como a recomendação de home office, criação de comitês de crise e o cancelamento de viagens nacionais e internacionais e a participação em eventos externos. A Gerdau reforça, ainda, que a saúde e a segurança das pessoas são valores inegociáveis para a empresa. A Companhia acompanha diariamente a evolução do cenário de pandemia e os impactos que essa situação traz para as rotinas dos colaboradores, suas famílias e, também, para o negócio.

“Estamos tomando todas as medidas apropriadas, respeitando à natureza e realidade de cada unidade ou região específica, para proteger a segurança e a saúde dos nossos colaboradores e todos aqueles que interagem conosco, como clientes e comunidades vizinhas. Nosso grande foco é o bem-estar das pessoas e a preservação das nossas operações e dos empregos que geramos”, ressalta Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

“A natureza de nossos negócios é complexa e, para continuarmos a operar, grande parte do nosso trabalho não pode ser realizado remotamente. Portanto, nosso foco é reduzir o risco de o vírus se espalhar por nossas operações, pois a continuidade operacional é fundamental para empregos, para as comunidades vizinhas e para as economias dos países e regiões onde estamos inseridos. Nossas usinas e escritórios, portanto, têm planos de contingência para lidar com o impacto contínuo da pandemia, que continuarão a ser revisados ​​à medida que a situação evoluir”, ressalta Marcos Faraco, Diretor Executivo de Aços Brasil

Em todas as operações da Gerdau o foco está na adoção de medidas para ajudar a proteger os colaboradores e funcionários terceirizados, garantindo ao mesmo tempo a manutenção das operações e dos negócios no dia a dia. Essas medidas incluem, dentre outras:

– Cancelamento todas as viagens, eventos, treinamentos (não críticos) e reuniões presenciais com maior número de colaboradores para o controle de possíveis aglomerações.

– Regime de Home Office e teletrabalho para colaboradores em posições administrativas, para colaboradores acima de 60 anos e pertencentes ao grupo de risco  e férias a estagiários e aprendizes a fim e reduzir o número de pessoas em nossas unidades, mantendo apenas aquelas que atuam em atividades essenciais para a manutenção das nossas operações. Entendemos que, assim, também preservamos os colegas que seguem trabalhando, oferecendo condições mais seguras e  maior controle do risco em nossas dependências.

– Intensificação a higienização em nossas unidades, especialmente em áreas comuns como refeitórios, vestiários, copa, estações de trabalho, ônibus etc.

– Flexibilização dos horários de refeições e uso de novos espaços internos de forma a evitar aglomerações e assegurar o distanciamento mínimo entre as pessoas.

– Incremento da oferta de transporte fretado como forma de diminuir o número de pessoas por veículos

– Adoção de um protocolo de triagem na entrada de todos os motoristas às nossas unidades, aferindo a temperatura e verificando a existência de possíveis sintomas comuns ao novo coronavírus.

– Orientação a todos os colaboradores que retornam de férias, ausências e afastamentos a conversarem previamente com seus líderes e seguirem as medidas preventivas adotadas.

– Reforço da comunicação sobre cuidados e ações importantes que devem ser adotadas no dia a dia para evitar a propagação do novo coronavírus; divulgamos amplamente o canal de atendimento virtual do Einstein para que colaboradores e seus dependentes evitem a exposição em pronto socorro e hospitais sem necessidade; e estamos reforçando também o canal de apoio psicológico do Programa +Cuidado, uma vez que é extremamente importante atentarmos para a saúde mental de todos nesse momento que pode trazer ansiedades, preocupações e tensões. 

É muito importante reiterar que este momento nos exige grande responsabilidade com as pessoas e, também, colaboração para pensar e agir coletivamente. Todas as nossas decisões visam equilibrar o bem-estar e saúde das pessoas e a importância de não pararmos todas as atividades produtivas, uma vez que este movimento, quando generalizado pela indústria, tende a impactar fortemente a sociedade, seja com o desabastecimento de vários itens de necessidade, seja com os desdobramentos econômicos que teremos no país e no mundo.