Gerdau apoia projeto habitacional do Programa Vivenda em São Paulo

13/10/2021

04/02/2020

Segundo dados recentes divulgados pela Tese de Impacto Social em Habitação, realizada pela Artemisia – organização sem fins lucrativos que potencializa negócios de impacto social -, estima-se que 7 milhões de domicílios brasileiros não apresentam mínimas condições de moradia, ou seja, necessitam da construção de novas casas. Este primeiro conceito se chama déficit quantitativo. Além disso, calcula-se que 11 milhões de domicílios não possuem estruturas necessárias de habitação, mas é possível adequá-las. Esta segunda condição é denominada de déficit qualitativo. 

A pesquisa traz que 22,2% das habitações com renda de até 3 salários-mínimos são inadequadas, à medida que a taxa cai para 10,8% para famílias com mais de 10 salários-mínimos. “O projeto segue a linha de home center, o primeiro da comunidade do Jardim Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, com o objetivo de promover uma experiência para o cliente e oferecer soluções para reformas de casas em área de vulnerabilidade e com déficit habitacional”, explica Paulo Boneff, gerente de responsabilidade social da Gerdau.

O Programa Vivenda  conta com a parceria da Gerdau, que está contribuindo com a construção do estabelecimento de 400 m² e, também, oferece  seu portfólio produtos de aço para ser vendido na M7. A loja coloca à disposição da comunidade do Jardim Ibirapuera um atendimento diferenciado, com kits de reforma, mão de obra, apoio de arquitetos e espaço para capacitação de moradores.

“O contexto habitacional no Brasil tem focado na construção de novas casas, mas existe outro problema chamado déficit qualitativo, que merece atenção. São as residências já existentes e que estão inadequadas para habitar. Nosso projeto proporcionará apoio necessário a esses casos. A moradia faz parte de uma das necessidades mais básicas de um indivíduo, que incluem questões segurança física e psicológica”, completa Fernando Assad, fundador do Programa Vivenda. 

A iniciativa está ligada às diretrizes de responsabilidade social da produtora de aço, que tem como foco estimular, capacitar e potencializar o empreendedorismo para a transformação social na área da habitação. “A Gerdau tem buscado soluções que apoiem os desafios habitacionais para a população de baixa renda. A moradia influencia fatores como qualidade de vida, saúde, educação e desenvolvimento humano, e, por essa razão, é imprescindível para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas”, ressalta Boneff. 

Vale ressaltar que, em 2019, a Gerdau se tornou signatária do Pacto Global da ONU, firmando seu compromisso de estar alinhada com os ODS. Desse modo, a companhia tem buscado parcerias relevantes para desempenhar um papel importante nos acordos globais da entidade.

Download para a Tese de Impacto Social em Habitação, idealizada pela Artemisia: http://www.artemisia.org.br/habitacao/

Serviço
Inauguração da loja-piloto M7 para a comunidade 

Data: 10 de fevereiro de 2020
Horário: a partir das 8h30
Endereço: Rua Bento Barroso Pereira, 125, Jardim Ibirapuera, São Paulo