Gerdau cria Banco de Talentos para comunidade LGBTI+

01/10/2021

17/12/2020

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, lança seu Banco de Talentos voltado à comunidade LGBTI+. O projeto faz parte das iniciativas de incentivo à diversidade no ambiente de trabalho, um dos pilares da transformação cultural em curso na companhia desde 2014. O cadastro dos currículos pode ser feito neste link de forma contínua, ou seja, as inscrições não serão interrompidas.

A iniciativa ocorre em parceria com a TODXS, startup sem fins lucrativos que atua com a inclusão de pessoas LGBTI+ na sociedade, responsável por apoiar a Gerdau com treinamentos e capacitações de seus líderes e profissionais de recursos humanos. Um dos objetivos do projeto é aproximar a empresa a novos talentos e estimular o cadastro de seus currículos na plataforma de recrutamento. Dessa forma, será possível ter um Banco de Talentos mais robusto, diverso e inclusivo.

A área de Pessoas da Gerdau, responsável pelos processos de recrutamento e seleção, analisará todos os candidatos (as) e, quando uma posição for aberta, entrará em contato com as pessoas do banco que tenham o perfil da vaga. Deste modo, será possível criar oportunidades de emprego para estes profissionais e, ao mesmo tempo, promover a diversidade de suas equipes de trabalho.

“A transformação cultural da Gerdau avançou nos últimos anos com a definição de seus 10 princípios, sendo um deles a criação de um ambiente diverso e inclusivo em que há espaço para que todas as pessoas sejam ouvidas, respeitadas e tenham oportunidades. Para ancorar essa mudança, o programa de Diversidade e Inclusão passou a se organizar por grupos de afinidade correspondentes aos temas abordados, incluindo LGBTI+, para discutir pautas e ações específicas e avaliar o avanço do trabalho. Dessa forma, construímos um solo fértil para iniciativas como esta, um Banco de Talentos voltado à empregabilidade da comunidade LGBTI+”, reforça Caroline Carpenedo, diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau.

“A parceria entre a TODXS e a Gerdau é super importante para endereçar questões relacionadas ao aumento da diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Desde o início, construímos o projeto de maneira colaborativa. A TODXS Consultoria revisou todo o formulário de inscrição do Banco de Talentos LGBTI+ da Gerdau, dando recomendações de como tornar a experiência mais inclusiva, que foram abraçadas pela empresa. Além da revisão do formulário, estamos desenvolvendo um guia de boas práticas para a Gerdau, que culminará em um treinamento às pessoas líderes da empresa sobre quais práticas ajudam a criar um ambiente mais inclusivo. Por fim, acreditamos que essas medidas são necessárias para que a população LGBTI+ não seja vítima de preconceitos no processo de entrada nas empresas e nem no ambiente de trabalho”, afirma Fernanda Castilhos, diretora da TODXS Consultoria.

No último dia 15, a Gerdau promoveu juntamente com a TODXS uma live para falar sobre empregabilidade LGBTI+ em sua página do Instagram. A live contou com as presenças de Fernanda Castilho, diretora da TODXS Consultoria, que mediou a conversa entre os participantes, Carla Fabiana Daniel, gerente de diversidade e inclusão da Gerdau, que falou sobre a jornada de diversidade e inclusão da empresa, e um colaborador da Gerdau que trouxe sua trajetória como profissional LGBTI+. A live segue disponível no IGTV do Instagram da Gerdau.

Diversidade LGBTI+ na Gerdau

O Banco de Talentos LGBTI+ não é a primeira ação da Gerdau voltada à comunidade. Desde 2019, a companhia tem sistemas e processos atualizados para o uso do nome social dentro do ambiente de trabalho, apoio aos colaboradores transgêneros em processo de transição e inclusão de parceiro(a) do mesmo sexo como dependente no plano de saúde. Além disso, assinou a Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que reúne grandes empresas em torno de 10 Compromissos voltados para a promoção dos direitos humanos LGBTI+.

Sobre a TODXS Brasil
A TODXS é uma startup social sem fins-lucrativos, criada em março de 2016, com objetivo de coletar e processar dados sobre a população LGBTI+ e desenvolver iniciativas de alto impacto social, focadas em três pilares: sociedade, governo e empresas. A organização conta atualmente com cerca de 150 membros voluntários.