Gerdau lança chamada de inovação aberta em parceria com Porto Digital e AD Diper

27/09/2021

26/07/2021

Desafios propostos buscam soluções inovadoras para a usina Açonorte, em Pernambuco

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em parceria com o Porto Digital, parque tecnológico em Recife, lança chamada nacional a projetos que apresentem soluções para os desafios de sua unidade Açonorte, localizada na capital pernambucana. Com inscrições abertas até 5 de agosto, o programa Desenvolve.Ai, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), inclui seleção e prova de conceito e, com a validação da solução, aporte e contrato de prestação de serviços. Podem participar do desafio institutos de ciência e tecnologia (ICTs) situados em Pernambuco, startups e empresas de tecnologia em todo o Brasil com capacidade de realizar o desafio em Recife.

A ação, que busca soluções para evolução do monitoramento e controle para fabricação e transformação do aço nas atividades de aciaria e laminação, é mais uma iniciativa de inovação aberta da Gerdau. “Programas como o Desenvolve.AI nos possibilitam reunir a força de uma empresa centenária a novas ideias e pessoas, entendendo sinergias com parceiros em potencial para obtermos soluções que beneficiam todo o ecossistema. Temos diferentes frentes de atuação nesse sentido tanto no Brasil quanto globalmente e, no estado de Pernambuco, nos unimos ao Porto Digital para estarmos também nesse forte polo de inovação. As soluções validadas ali, na usina Açonorte, poderão ser aplicadas nas unidades da Gerdau em todo o mundo”, afirma Fábio Lourenço Marques da Silva, gerente geral da usina Açonorte.  

“Cada vez mais o Governo de Pernambuco procura meios de consolidar e viabilizar as empresas em operação no Estado, aumentando sua competitividade. Junto com o Desenvolve.AI, a inovação chega de forma célere a essas indústrias, ao mesmo tempo que oportuniza empresas locais de tecnologia a oferecerem soluções e se lançarem no mercado”, afirma Roberto Abreu e Lima, diretor-presidente da AD Diper.

“O ecossistema de inovação do Porto Digital, somando forças e soluções de outros ambientes de tecnologia do Brasil, tem como grande objetivo contribuir para o crescimento de empresas líderes em seus setores, como a Gerdau. Por meio do Desenvolve.AI, startups podem ajudar a solucionar desafios da corporação e, com isso, ganhar ainda mais mercado”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Os interessados podem conferir os desafios, conhecer os benefícios e recompensas do programa e se inscrever no site www.desenvolve.ai. As empresas selecionadas contarão com o suporte de ICTs de Pernambuco e do próprio Porto Digital durante todo o processo, e o acompanhamento do programa será feito pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) em conjunto com o parque tecnológico.

SERVIÇO

Desenvolve.AI – Gerdau
Período de inscrições: até 5 de agosto
Link para inscrições: http://www.desenvolve.ai/index.php/gerdau/