Guilherme C. Gerdau Johannpeter assume presidência do Conselho de Administração da Gerdau

27/09/2021

17/04/2020

Guilherme C. Gerdau Johannpeter assume presidência do Conselho de Administração da Gerdau
Guilherme C. Gerdau Johannpeter assume presidência do Conselho de Administração da Gerdau

Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter foi eleito presidente do Conselho de Administração da Gerdau, durante reunião do Conselho de Administração da Empresa, ocorrido hoje (16/04). Trata-se do mais jovem executivo a assumir a presidência do órgão nos 119 anos de história da empresa. 

Guilherme Johannpeter, 48 anos, formou-se em ciências jurídicas e sociais na Unisinos e possui MBA em Kellogg School of Management. Iniciou sua carreira na Gerdau em 1985, passando por diversas posições nas áreas jurídica, comercial e operações da companhia no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2010, tornou-se diretor-executivo da Gerdau Macsteel, hoje Gerdau Aços Especiais América do Norte, e em 2011, presidente da Operação de Negócio Aços Longos América do Norte. 

Em 2014, regressou ao Brasil e passou a integrar o Comitê Executivo Gerdau na posição de vice-presidente executivo, coordenando as Operações de Negócio Aços Especiais e América Latina e o projeto de transformação e modernização da cultura – Gerdau 2022 –, e a liderar o Comitê de Estratégia. É também membro do Conselho do Instituto Gerdau, instituição responsável pelos investimentos sociais da empresa, e Conselheiro da Câmara Americana de Comércio (Amcham) São Paulo.

“A transformação que vivemos na Gerdau é rápida e contínua. Estamos vivendo tempos em que as oportunidades aparecem mesmo nos momentos mais difíceis de mercado. Acredito muito no nosso time e na nossa capacidade de moldar o próprio futuro. A Gerdau do futuro está bem posicionada para sair ainda mais fortalecida desse momento. Mesmo com 119 anos, nossos melhores dias ainda estão por vir”, disse Guilherme.

Guilherme Johannpeter substituirá Claudio Johannpeter, que passará a ocupar a vice-presidência do Conselho de Administração da Gerdau. O executivo assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração em 2015, como parte da implementação de uma nova estrutura de governança corporativa da empresa. Durante seu período à frente do Conselho, Claudio Johannpeter dedicou-se ao planejamento da estratégia de longo prazo da companhia, que culminou na definição do projeto Futuro Gerdau, bem como à incorporação de temas como inovação, sustentabilidade e diversidade à governança da organização.