MM Gerdau inaugura exposições online no Google Arts&Culture

06/10/2021

23/09/2020

Coleção Diversidade Mineral, com cerca de 50 amostras variadas, está disponível para tour virtual pela plataforma internacional 

Nesta semana duas novas exposições estão sendo lançadas pela 14ª Primavera de Museus

O mundo virtual galgou patamares de importância na vida cotidiana durante a pandemia da Covid-19. Os museus, com portas fechadas há seis meses, buscam na tecnologia ferramentas para manter vivos seus acervos e histórias junto ao público. Neste mês, o Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau, integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, inaugurou a exposição online Diversidade Mineral. Parte da extensa coleção, que conta com mais de 4.250 amostras minerais, pode ser apreciada na plataforma internacional Google Arts&Culture. 

Clique aqui para acessar.

“O museu propôs manter com o Google exposições online que representam a essência do nosso trabalho, em um esforço para alcançar ainda mais pessoas, investindo em ações que visam democratizar o acesso do seu acervo digitalmente, sobretudo em tempos de pandemia, em que ainda estamos fechados ao público”, informa a diretora do MM Gerdau, Márcia Guimarães.  

O MM Gerdau, que integra do Circuito Liberdade, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta a história da mineração e da metalurgia de forma lúdica e interativa, bem como o universo da Geociências e seus encantos. O acervo revela ao público a imensa diversidade mineral encontrada ao redor do mundo. Cada peça encanta o público pela beleza única, formas, cores, relevância científica nacional e internacional, e curiosidades.

Novas exposições

Nesta semana, durante a 14ª Primavera de Museus – evento anual nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o MM Gerdau lança mais duas novas exposições para a plataforma Google Arts & Culture. Com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, as atividades serão virtuais em todos os museus do Brasil. Confira:  

•    O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura 

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que nascia com ares republicanos no início do século XIX. Conheça a história do Prédio Rosa, que se cruza com as memórias da capital e de seu povo por meio de uma arquitetura deslumbrante! 

•    Por dentro do Prédio Rosa: detalhes da restauração

O Prédio Rosa, inaugurado junto com a capital Belo Horizonte, em 1897, foi completamente restaurado e adequado para receber o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a partir de 2010. Você poderá conhecer os simbolismos por trás da decoração interna, a iconografia e os detalhes internos desse edifício histórico e patrimônio de Minas Gerais. 


Serviço
Google Arts & Culture – Exposições MM Gerdau

Diversidade Mineral 

O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura

Por dentro do Prédio Rosa: detalhes da restauração

Clique aqui para acessar.