MM Gerdau recebeu mais de 240 mil pessoas em 2019

13/10/2021

23/01/2020

Museu anuncia recorde de público em 2019, ano em que bateu a marca de 1 milhão de visitantes desde a abertura ao público.

Em 2020, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal irá comemorar seus 10 anos de abertura ao público, que será celebrado no dia 22/06. Mas o ano já começou com bons motivos para celebrar. Em 2019, o museu recebeu 241.787 visitantes, o que significa um aumento de 59,5% em relação a 2018. Esse total é divido em visitantes espontâneos (138.227), atendimentos do setor Educativo (27.140) e participantes da Programação (76.420), que inclui também as exposições temporárias.

“Em agosto do ano passado, chegamos à marca de 1 milhão visitantes. Uma análise breve que fazemos é que o número de visitantes que chamamos de espontâneos, aqueles que chegam até nós pela recepção para uma visita, cresceu em relação ao ano passado. Além disso, as exposições temporárias têm trazido outros públicos para o museu, que recebeu desde obras dos artistas Ricardo Carvão, Sérgio Marzano, por exemplo, até a primeira exposição autoral do museu ‘Fósseis: do mar à conquista da terra’, que fez itinerância para as cidades de Araxá e Ouro Branco no ano passado”, conta Márcia Guimarães, diretora do museu.

Além disso, o visitante pode também encontrar em um museu de ciência e tecnologia um bate-papo sobre cultura negra, música, palestras científicas, atividades para a terceira idade e para crianças, bate-papo sobre inovação e empreendedorismo.

“A programação do MM Gerdau busca ser diversa no que oferece para o público no sentido de tornar o visitante do museu um frequentador. Quanto maior for a diversidade das ações, mais diversificado será o público e maiores serão as oportunidades de tornar, a cada ano, o museu para todos, o que reflete no nosso resultado de público anual”, explica Alexandre Milagres, coordenador da Programação do MM Gerdau.

O Educativo do MM Gerdau, além de fazer atendimento mediado com escolas, instituições sociais e corporativas, também tem focado em atividades educativas pra quem estiver passando pelo museu e quiser aprender se divertindo.

“As ações educativas, tais como oficinas, contação de histórias, jogos, dinâmicas, entre outros, são maneiras que encontramos de aproximar o público do universo das ciências de forma lúdica, isso pra além dos estudantes de todos os níveis de ensino que nos procuram. Essa é uma forma de tornar a experiência da vinda ao museu mais atrativa. Você pode vir para visitar e se surpreender com uma oficina num espaço aconchegante, de descanso, leitura e atividades, que é o Ateliê Científico, e que pode ser frequentado por crianças e adultos!”, ressalta Suely Monteiro, coordenadora do Educativo do MM Gerdau, que aumentou em 44% seu atendimento em relação a 2018.

SOBRE O MM GERDAU |@mmgerdau | www.mmgerdau.org.br

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

SERVIÇO

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Praça da Liberdade, Prédio Rosa

Funcionamento: de terça a domingo, das 12 às 18 horas, e quintas, das 12 às 22 horas

Entrada gratuita Mais informações: contato@mmgerdau.org.br

(31) 3516-7200 www.mmgerdau.org.br