Serra da Moeda Sustentável

19/01/2022

22/11/2021

A Gerdau preparou um plano de operação responsável para a continuidade das atividades da Mina de Várzea do Lopes, utilizando uma nova área de 12,81 hectares, sendo 8,86 hectares no município de Moeda e outros 3,95 hectares na cidade de Itabirito, ou seja, 0,54% da área total do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, o Mona.

Conheça mais sobre o projeto pelo site www.serradamoedasustentavel.com.br

Como essa área adicional fica dentro do Monumento, que a Gerdau ajuda a cuidar com muita responsabilidade, a empresa fará uma doação de uma área 6 vezes maior (75,28 hectares) do que utilizará. Essa contrapartida ambiental formará uma importante ligação permanente entre o Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda e a Estação Ecológica de Arêdes, proporcionando inúmeros benefícios ambientais.

Desenvolvimento sustentável 

O projeto de continuidade da Mina de Várzea do Lopes é um grande aliado na manutenção de milhares de oportunidades de emprego e renda para a região e para Minas Gerais.

Atualmente, a Mina de Várzea do Lopes é responsável pela geração de 5.000 empregos diretos e indiretos na região, que serão mantidos com a continuidade da operação. A execução do projeto garantirá uma injeção de recursos para o estado, por meio de pagamento de impostos e investimentos diretos em saúde, infraestrutura, segurança, empreendedorismo e turismo.