Tecnologia é aliada na formação musical durante isolamento social imposto por pandemia

11/10/2021

08/04/2020

Projetos de musicalização patrocinados pela Gerdau em Ouro Branco e Itabirito oferecem alternativas para manutenção da rotina de estudos para crianças e adolescentes
 
“Em tempos de isolamento social, se reinventar é preciso”, afirma a coordenadora geral da Casa de Música de Ouro Branco, Kênia Libanio. Desde a semana passada, a escola ministra as aulas de formação musical virtualmente para mais de 100 alunos. Patrocinado pela Gerdau, o projeto atende crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, incluindo jovens em situação de vulnerabilidade social, desde 2001 na cidade de Ouro Branco.
 
Em meio à pandemia do Covid-19 e a exigência do isolamento social, alunos e professores buscaram a tecnologia para manter a aulas individuais de formação de música clássica.  Mesmo os jovens que vivem na periferia conseguiram a conexão virtual e mantém a rotina de treinamento semanal. Além das aulas, os professores também gravam vídeos didáticos para compartilhar com os alunos, que precisam de maior clareza, detalhamento, e criatividade nas explicações e demonstrações. São vários os instrumentos: piano, violão, violino, contrabaixo, violoncelo, viola, flauta transversa e clarineta.  
 
Para surpresa de pais e professores, as aulas virtuais tem registrado resultados positivos. “Tenho percebido que com as aulas online os alunos tem se mantido mais atentos, pois precisam ouvir bem o professor antes de executar um exercício ou uma peça, já que o professor não poderá tocar, apontar, ou contar junto com eles. Com isso, eles precisam ser professores de si mesmos, ao contar em voz alta, fazer as próprias anotações nas músicas, corrigir a posição da mão, e executar gestos musicais”, revela a professora de piano Ana Paula Simões. A participação mais intensa dos pais durante as aulas também tem sido um diferencial desse momento.
 
Coral Canarinhos de Itabirito mantém aulas virtuais
A atual necessidade de distanciamento social tem feito com que escolas, orquestras e corais do mundo inteiro procurem por novas formas de seguir em frente com suas atividades incorporando em suas rotinas de trabalho o uso de plataformas de ensino à distância, metodologias e recursos digitais. Com a Associação Cultural Canarinhos de Itabirito, projeto patrocinado pela Gerdau, não foi diferente. Professores e maestros vêm se reinventando e dando segmento às atividades mesmo à distância.
 
Quatro coros, três grupos instrumentais e uma rotina semanal de ensaios, aulas de técnica vocal, flauta doce, violão e violino para 250 alunos – crianças, adolescentes e jovens com idades entre 6 a 28 anos. Resumidamente essa é a descrição das atividades da instituição que com o novo cenário, tiveram que ser adaptadas para continuarem em pleno funcionamento. Cada regente e professor tem elaborado as suas estratégias de acordo com a faixa etária de seus alunos.
 
“Desenvolver atividades e conteúdo online é uma experiencia, com certeza diferente, nova e inquietante. Enxergo nesse período complicado que estamos vivendo uma possibilidade de buscar novas práticas e incentivar os alunos e alunas a desenvolverem uma autonomia no seu próprio processo musicalizador. As novas ferramentas que vem surgindo auxiliam bastante e dessa forma todos aprendemos ao mesmo tempo, buscando sempre aprimorar”, pontua Paulo Silveira, professor de flauta doce e musicalização.