Capital natural

O sistema de gestão da Gerdau busca equilibrar os pilares econômico, social e ambiental e as nossas práticas estão alinhadas ao conceito de economia circular.





CoProdutos
Coprodutos

A Gerdau possui modernas metodologias para o reaproveitamento dos resíduos e dos materiais gerados de forma secundária durante a produção de aço, para serem utilizados em novos produtos com inúmeras aplicações. Chamados de coprodutos, eles são utilizados em diversos segmentos, como na pavimentação de estradas, lastros ferroviários, fundições, fabricação de cimentos e cerâmicas. Em 2018, a Empresa reaproveitou 77% de seus coprodutos globalmente, os quais geraram uma receita de R$ 302 milhões no exercício.

 

Saiba mais

Sustentabilidade Ambiental Reciclagem
Reciclagem

A Gerdau é a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina e, por ano, transforma mais de 12 milhões de toneladas de sucata em novos produtos em aço. Em 2018, 73% do aço produzido pela Empresa foi feito utilizando a sucata como principal matéria-prima. 

Essa é uma das principais contribuições da Gerdau para o meio ambiente, à medida que retira materiais obsoletos das cidades e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de energia e de emissões de CO2 na produção do aço, gerando emprego e renda para uma ampla rede de fornecedores.

Renováveis
Renováveis

A Gerdau utiliza como fonte de energia renovável o biorredutor - carvão vegetal proveniente de florestas plantadas - usado em substituição ao carbono em algumas das unidades da Empresa que utilizam o alto forno no seu processo produtivo. A produção de aço através de carvão vegetal, que é uma biomassa renovável, o contribui para a mitigação de impactos ambientais na redução de gases de efeito estufa e, além disso, possui um potencial significativo de contribuição no combate às mudanças do clima.

Reciclagem de Óleo
Reciclagem de Óleo

Programa Bioenergia Social

Todos os anos, mais de 200 mil litros de óleo são descartados incorretamente no meio ambiente, entupindo esgotos e causando problemas ambientais. Pensando nisso, em parceria com a BChem, o programa Gerdau Bioenergia Social distribuirá, gratuitamente, coletores para escolas e estabelecimentos em diversas cidades de Minas Gerais, com o intuito de tornar esses locais pontos de coleta do óleo. Posteriormente, esse material será transformado em biodiesel, de forma inovadora, não gerando resíduos – ou seja, para cada litro de óleo usado será gerado um litro de combustível. Inovação com impacto socioambiental: isso é transformar o mundo.