23/06/2021
Empresa também é a mais bem colocada no setor de siderurgia e mineração está entre as mais responsáveis durante a pandemia
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, é a indústria B2B brasileira mais bem posicionada (21ª posição geral) no Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa e, consequentemente, a primeira colocada na categoria de Mineração, Siderurgia e Metalurgia. A companhia avançou 14 posições em relação ao ano anterior e, também, foi listada entre as empresas mais responsáveis durante a pandemia no Brasil (18ª colocação geral), sendo a única produtora de aço nesse ranking.
Nessa sétima edição do ranking, a Merco – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa – reconhece empresas que apresentam comportamento ético, transparência, compromisso com o meio ambiente e que contribuem com a comunidade.
“O ano de 2020 foi um dos mais desafiadores da nossa história e estar novamente em primeiro lugar do setor no Ranking Merco é motivo de muito orgulho para a Gerdau. Também estamos muito felizes de estar entre as empresas com melhor governança do País e entre as mais responsáveis durante a pandemia. Essa é uma conquista coletiva das nossas 30 mil colaboradoras e colaboradores. Questões ambientais, sociais e de governança têm orientado nosso trabalho e nossos investimentos, e esse reconhecimento nos impulsiona a seguir construindo o futuro a partir de bases sustentáveis”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
Sobre o ranking Merco
A Merco realizou o lançamento do Ranking das 100 empresas mais responsáveis e com melhor Governança Corporativa no Brasil. A sétima edição teve o campo realizado entre julho e dezembro de 2020. A metodologia inclui seis avaliações com 13 diferentes fontes de informação, um total de 2.300 entrevistas. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor Responsabilidade e Governança Corporativa. Para cada empresa escolhida, sinalizam duas fortalezas e uma fraqueza entre cinco valores: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas e contribuição à comunidade. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população geral, especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais