O amplo portfólio de produtos fabricados pela redução por resfriamento de aço laminado a quente usando um molde ou série de moldes, ou ainda por meio de discos para aprimorar o acabamento superficial, precisão dimensional e propriedades físicas.
Um forno utilizado para fundir ferro a partir de minério de ferro.
Aço verde está sendo usado e interpretado por muitas áreas com significados diferentes, geralmente em meio ao marketing de novos produtos mais conscientes sobre o meio ambiente. Já foi usado como referência ao aço produzido usando tecnologia inovadora, aço produzido a partir de sucata, aço reutilizado e remanufaturado, e aço convencional com emissões compensadas por meio da aposentadoria ou empréstimos de unidades de carbono.
Chapas, tiras ou placas laminadas a frio e revestidas com estanho ou cromo.
Aço livre de combustíveis fósseis é o aço produzido sem o uso de tais combustíveis, tais como carvão, gás natural ou qualquer outro tipo de energia derivada de combustíveis fósseis.
Aço limpo é um termo técnico usado no setor de aço em referência a produtos de aço com baixo nível de impurezas, óxidos, inclusões, ou ainda baixos ou super baixos níveis de carbono dissolvidos no objeto metálico. O termo é bastante usado, incluindo pela associação internacional worldsteel em nosso “Estudo sobre Aço Limpo” de 2004, e significa algo específico. Sendo assim, a worldsteel não faz referência ao “aço limpo” no contexto de mudanças climáticas.
Aços inoxidáveis são diferentes do aço carbono pelo conteúdo de cromo (aço ferrítico) e, em certos casos, níquel (aços austeníticos). Adicionar cromo ao aço carbono o torna mais resistente a ferrugem e manchas, enquanto a adição de níquel ao aço cromo inoxidável aprimora as características mecânicas, como a densidade, capacidade de temperatura e resistência.
Placas e tiras especialmente laminadas a frio contendo silício, processadas para desenvolver características magnéticas exatas para serem usadas pela indústria elétrica.
Aço de baixo carbono é manufaturado usando tecnologias e práticas que resultam em emissões significativamente mais baixas do que a produção normal.
Para ser um verdadeiro aço carbono zero, tal produto teria que ser forjado sem quaisquer emissões de CO2. Esta é uma meta muito difícil de ser alcançada. Criar uma tecnologia de produção que poderia alcançar isso em 2021 seria desafiador.
Produto acabado de aço, como uma chapa ou tira, foi enrolado ou bobinado após laminação.
Produto de aço semi-acabado com uma seção transversal quadrada de até 155mm x 155mm. Este produto é laminado ou sujeito a um lingotamento contínuo, sendo então transformados por laminação em produtos acabados como fio-máquina, barras comerciais e outras peças. A gama de produtos semiacabados acima de 155mm x 155mm são chamadas de blocos.
Chapa de aço de alta precisão dimensional, em formas simples ou complexas, por vezes com múltiplas espessuras, sendo principalmente partes de peças de carroceria de automóveis.
Um produto de aço acabado, geralmente em formatos planos, quadrados, redondos ou hexagonais. Laminados a partir de tarugos, as barras são produzidas em duas categorias: comerciais e especiais.
Bobina laminada a frio (vide laminação a frio)
Uma forma de carvão carbonizado queimado em fornalhas para reduzir pelotas de minério de ferro ou outros compostos contendo ferro.
O consumo aparente de aço (ASU, do inglês Apparent Steel Use) é resultado da soma das entregas (definidas como o volume que sai pelos portões de uma unidade siderúrgica) e das importações diretas líquidas. O setor siderúrgico mundial usa toneladas métricas como unidade.
Produto de aço semiacabado resultado da laminação de lingotes em uma laminadora ou processadas em um lingotador contínuo e cortado em diversos tamanhos. A chapa tem um corte transversal retangular e é utilizada como material inicial no processo de produção de produtos planos, como bobinas ou placas laminadas a quente.
Um produto de aço plano com mais de 12 polegadas em largura e mais fino que uma placa.
O carburante primário usado por usinas siderúrgicas.
Aumentar o conteúdo de carbono do aço pela difusão de carbono na superfície, permitindo que a superfície seja tratada termicamente para ser transformada em uma camada dura e resistente ao desgaste.
Carbono livre é uma expressão complexa em relação ao aço, uma vez que o aço sem carbono é, simplesmente, ferro. Além disso, o conteúdo de carbono do aço é controlado com alta precisão para atender as características exigidas de cada lote. O carbono precisará ser adicionado ao ferro reduzido por hidrogênio para que este seja transformado em aço no processo de refino.
Canos e tubos soldados ou sem costura usados para fins estruturais ou de carga acima do solo pela construção civil, bem como para peças estruturais em navios, caminhões e equipamentos agrícolas.
Usado pela indústria de aço para remover impurezas do ferro feito em altos fornos. Calcário contendo magnésio, chamado de dolomita, também é usado às vezes no processo de purificação.
Usar químicos para remover a ferrugem do aço acabado.
Seções laminadas com conectores justapostos (continuamente ao longo da cortina) em cada ponta para permitir que sejam cravadas de ponta a ponta para formar paredes contínuas para reter terra ou água.
Um subproduto contendo materiais inertes da “carga” (os materiais colocados no alto-forno no início do processo de produção de aço) que é produzido durante o processo de fusão.
Objeto forjado usando um molde.
Fornos onde o coque é produzido. O carvão geralmente é depositado nos fornos por meio de aberturas na coroa e aquecido por gases em combustão nos sole flues nas paredes dentro da bateria de fornos de coque. Após aquecer por cerca de 18 horas, as comportas são removidas e um cilindro é usado para empurrar o coque para um carro de carregamento para arrefecimento, antes de ser levado ao alto-forno.
Um forno que funde sucata de aço usando calor gerado pelo arco elétrico de alta potência. Durante o processo de fusão, compostos são adicionados a fim de obter a química correta e o oxigênio é injetado no forno para purificar o aço.
Barras bobinadas com diâmetro de até 18,5 milímetros, usadas principalmente na produção de fios.
O resultado da fundição de minério de ferro com combustível com altos níveis de carbono, tal como coque.
O resultado do processo de redução direta. Também conhecido como ferro reduzido direto (DRI).
Ferro com baixo teor de carbono que é resistente e maleável para forja e soldagem.
Uma etapa no processo de manufatura de aço bruto, durante o qual o aço bruto é refinado (por exemplo, tem a maior parte das impurezas removidas) e outros metais podem ser adicionados antes da fundição.
Um processo pelo qual uma proteção de longo prazo contra corrosão é aplicada ao aço por meio do revestimento com zinco fundido.
Bobina laminada a quente (vide laminação a quente)
Hidrogênio a partir de combustíveis fósseis é derivado de tais combustíveis não mitigados, a saber:
Hidrogênio é uma peça-chave que pode permitir que as emissões de GEE pelo setor siderúrgico sejam reduzidas de forma significativa. Muitos dos membros da worldsteel estão explorando essa opção tecnológica. Uma cor geralmente é atribuída ao hidrogênio, dependendo das comprovações de baixo carbono.
Quando a worldsteel aborda o tema de hidrogênio de baixo carbono, isso significa:
Um bloco de metal forjado em um formato específico para facilitar o processamento posterior.
Tecnologia de lingotamento que usa aço líquido e transforma em uma tira sólida em uma única etapa, eliminando assim a necessidade de um lingotador contínuo e um laminador a quente.
Um processo para a solidificação de aço por meio de lingotamento contínuo em vez de lingotes individuais. Aço fundido é passado para moldes de fundo aberto e resfriados a água. Conforme o aço fundido passa pelo model, a casca exterior se solidifica.
Material com características metálicas de composição por duas ou mais substâncias, das quais ao menos uma deve ser um metal.
Equipamento que reduz e transforma o formato de produtos de aço semi-acabados ou intermediários, passando o metal por um espaço entre rolos que é menor do que os materiais inseridos.
Processar uma chapa ou tira previamente laminada a quente e escolhida por meio de discos a frio (abaixo da temperatura de amolecimento do metal). Laminação a frio resulta em um produto que é mais fino, liso e forte do que pode ser produzido aplicando apenas laminação a quente.
Laminador a quente: Equipamento no qual aço solidificado pré-aquecido a altas temperaturas é continuamente laminado entre dois cilindros rotativos.
Laminador a frio: Equipamento que reduz a espessura de produtos de aços planos por meio de laminar o metal entre cilindros de ligas de aço à temperatura ambiente.
A matéria-prima na produção de aço.
O processo no qual as condições (temperatura, pressão e química) são controladas dentro da panela do forno siderúrgico para melhorar a produtividade nas etapas anteriores e posteriores, e também a qualidade do produto final.
Ferro fundido produzido no alto-forno.
O Step Up é um programa da Worldsteel que se trata de um processo de revisão de eficiência dividido em 4 etapas. O programa busca melhorar a eficiência da produção de aço o mais rápido possível, apoiando os membros para que operem suas usinas em um nível de desempenho comparável às usinas mais eficientes do mundo. O Step Up é um programa de transição e não deve ser encarado como uma solução para os desafios climáticos enfrentados pelas siderúrgicas.
Tubos usados em poços nas indústrias de petróleo e gás, consistindo de revestimento, tubulação e tubo de perfuração. Revestimento é o retentor estrutural para as paredes; tubulação é usada dentro dos poços petrolíferos revestidos para transportar petróleo até a superfície; tubo de perfuração é usado para levar potência a uma ferramenta de perfuração rotativa abaixo do nível da superfície.
Produtos de aço como tarugos, blocos e placas. Tais produtos podem ser fabricados por meio de lingotamento contínuo direto de aço quente ou pela transferência de aço líquido em lingotes, que são então laminados a quente e transformados em produtos semiacabados.
Um tipo de produto laminado tal como placas ou tiras de aço.
Um tipo de produto laminado tal como barras de aço e trilhos.
ISP é a produção de tubos trefilados a quente reduzindo até bitolas finalizadas de 1mm. Tem suas origens no trabalho de desenvolvimento em parceria da italiana Arvedi com a usina alemã Mannesmann Demag no final dos anos 80.
Produção de aço por meio da oxidação ao injetar oxigênio por meio de uma lança acima de uma mistura de sucata e ferro-gusa líquido.
Um processo para produzir aço a partir de ferro fundido e sucata. O forno aberto tem uma soleira rasa e uma coroa que ajudam a remover impurezas do ferro fundido. Fogo e gases passam pela coroa no topo do forno fechado, com o calor sendo refletido para baixo no material dentro do forno. Este processo foi substituído pelo processo básico de oxigênio na maioria das usinas modernas.
Um processo para a produção de aço por sopro de ar em ferro-gusa fundido pelo fundo de um conversor.
Um produto de aço plano produzido por chapas grossas ou lingotes de maior espessura do que uma chapa ou tira.
Aplicar uma camada de proteção às superfícies de materiais usando diversos métodos como a galvanização.
Um conjunto de processos para transformar minério de ferro no metal sem ultrapassar a temperatura de fusão. O alto-forno é desnecessário.
Processo de tratamento térmico em que produtos de aço são reaquecidos até uma temperatura adequada para remover tensões de processamento anterior e para amolecer tais materiais e/ou melhorar a usinabilidade e as características de formação a frio.
Sucata de aço é uma das matérias-primas mais importantes da indústria siderúrgica. Tem origem em todos os produtos que contêm aço e chegam ao fim da vida útil (sucata pós-consumo), estruturas demolidas e o fim da vida útil de veículos, embalagens, produtos de linha branca e máquinas, e as perdas de fabricação em processos siderúrgicos e de manufatura (sucata pré-consumo). Também pode incluir sucata de ferro. Todo aço pode ser reciclado para novo aço. Todo aço novo contém sucata de aço.
Ligar duas peças de metal usando calor e pressão para amolecer os materiais.
Um processo que mistura minérios demasiadamente finos para uso eficiente em alto-forno com pó de fluxo. A mistura é aquecida para formar grânulos, o que permite uma corrente melhor no alto-forno.
Usado para transporte de baixa pressão de ar, vapor, água, petróleo ou outros fluídos e para aplicações mecânicas. Usado principalmente em máquinas, edifícios, sistemas de sprinklers, de irrigação e poços d’água ao invés de tubulações ou sistemas de distribuição.
Tubos soldados ou sem costura produzidos em uma ampla variedade de formatos com tolerâncias mais próximas do que outros tubos.
Usado para transportar gás, petróleo ou água, normalmente em um sistema de distribuição de utilidades públicas ou dutos.
Vide tonelada.
Uma tonelada métrica, que equivale a 1.000 quilogramas ou 1.1023 toneladas curtas.
Produtos de tiras de aço plano, com largura inferior a 600mm para produtos laminados a quente e inferior a 500mm para laminados a frio. Os produtos planos mais largos são chamados de tiras largas.
Tecnologia inovadora produz aço de baixo carbono de maneiras radicalmente diferentes das formas produtivas tradicionais de alto-forno, processos de redução direta (DRI) ou produção de aço em forno elétrico (EAF). Exemplos de tecnologias inovadoras sendo desenvolvidas incluem redução usando hidrogênio, a aplicação da captura e armazenamento de carbono (CCS, em inglês), eletrólise de minério de ferro, um conjunto de tecnologias de uso e armazenamento de carbono (CCUS, em inglês) e novos processos de redução de fundição.
Produto de aço semi-acabado com uma seção transversal quadrada de até 155mm x 155mm. Este produto é laminado ou sujeito a um lingotamento contínuo, sendo então transformados por laminação em produtos acabados como fio-máquina, barras comerciais e outras peças. A gama de produtos semiacabados acima de 155mm x 155mm são chamadas de blocos.
TSU é o resultado da soma de importações líquidas indiretas ao Uso Aparente de Aço (ASU, em inglês).
Uma usina siderúrgica de baixa escala utilizando forno elétrico a arco, produzindo aço novo a partir principalmente de sucata de aço. Pode incluir também instalações para a produção de produtos de aço acabados.
Usina de larga escala que combina fundição de ferro e instalações siderúrgicas, geralmente com base em forno básico de oxigênio. Pode incluir sistemas para transformar aço em produtos acabados.
Uma usina onde o minério de ferro é triturado, homogeneizado e misturado com calcário e brisa de coque e depois aquecido (“sinterização”) para formar sínter, que é a principal matéria-prima de ferro que abastece o alto-forno.
Uma barra de aço de reforço.