Meio Ambiente

Só existimos se o planeta existir

Nós encontramos um caminho para construir um futuro mais sustentável. A agenda ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance) – com o componente ambiental tendo grande peso na sua aplicação a atividades industriais – é vista no nosso negócio como fator crucial a ser levado em conta no debate, no planejamento e em todas as tomadas de decisões do nosso dia a dia.

Estratégia ambiental

O meio ambiente é tema relevante na nossa estratégia de longo prazo da empresa, na gestão de riscos e na alocação de recursos. Por isso, temos diretrizes e políticas claras sobre o tema, bem como uma série de iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios. Conheça algumas delas:

Emissões de gases de efeito estufa

    ∙ As emissões de carbono são tema-chave em nosso negócio. Discutimos e acompanhamos de perto nossas emissões no Comitê de Estratégia e Sustentabilidade, no Conselho de Administração e no Comitê de Riscos.

    ∙ Passamos a reportar nossas operações no Brasil ao Carbon Disclousure Project (CDP), reforçando nosso compromisso com o tema e a transparência das nossas ações ambientais. Até 2031, assumimos compromissos com as mudanças climáticas, reduzindo nossa emissão de gases de efeito estufa, que já é abaixo da média mundial do setor. Saiba mais sobre nossas metas de redução de gases de efeito estufa.

Economia Circular

    ∙ Para nós, a economia circular faz parte de um caminho mais sustentável para o futuro da indústria. Envolvendo empresas, consumidores e sociedade em geral na cadeia de produção e utilização do nosso aço e dos nossos coprodutos, estendemos o ciclo de vida e mantemos a inovação e a tecnologia no foco de nossas soluções.

Reciclagem

    ∙ Somos a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina. Anualmente, nós transformamos mais de 11 milhões de toneladas de sucata de metal em novos produtos em aço.

    ∙ Retiramos os materiais obsoletos das cidades e reduzimos o consumo de energia e de emissões de CO2 na produção do aço, além de gerar emprego e renda ao movimentar uma ampla rede de fornecedores e sucateiros.

Reaproveitamento de resíduos

    ∙ Utilizamos resíduos materiais gerados de forma secundária durante a produção de aço para gerar coprodutos, que são utilizados em diversos segmentos, como na pavimentação de estradas, lastros ferroviários, fundições, fabricação de cimentos e cerâmicas.

    ∙ Em 2020, foram reaproveitados cerca de 78% dos resíduos gerados na produção.

Conservação e aproveitamento máximo da água

    ∙ Investimos na gestão hídrica com programas de recirculação de água eficiente, contribuindo para a menor captação de água nova, como para reduzir o volume de efluentes e o impacto ambiental do descarte em suas operações

    ∙ Também reutilizamos até 98% da água residual da produção.

Eficiência energética

    ∙ De olho no futuro e reforçando nosso compromisso com a geração de energia limpa e uso de recursos renováveis, a Gerdau possui projetos de eficiência energética utilizando energia solar.

    ∙ Seguimos investindo em novas matrizes, como os parques fotovoltaicos em Brasilândia de Minas (Minas Gerais, Brasil – com capacidade instalada de 190MWdc, a partir de 2024) e em Midlothian (Texas, Estados Unidos – com capacidade instalada de 80MWdc, a partir de 2022).

Base florestal

    ∙ Temos mais de 254 mil hectares de base florestal em Minas Gerais, dos quais 91 mil hectares são áreas destinadas à conservação da biodiversidade.

    ∙ Nossos plantios de eucalipto são fonte de matéria-prima renovável para a produção de carvão vegetal, servindo como biorredutor na fabricação do aço. Nos próximos cinco anos, nosso compromisso com a sustentabilidade crescerá ainda mais: nossa área florestal será ampliada em 20%.

A nossa estratégia social é focada em três pilares:

destaque

Educação empreendedora

Apoio a projetos voltados ao estímulo e à capacitação de atuais e futuros empreendedores. O tema da educação sempre esteve presente nos nossos projetos sociais, atualmente, é responsável pelo grande engajamento voluntário dos colaboradores da companhia.

destaque

Habitação

Desenvolvimento de iniciativas voltadas à potencialização do empreendedorismo para a busca de soluções para os desafios da habitação. Acreditamos que trabalhar em rede é o caminho e, por isso, desenvolvemos parcerias com empresas e organizações sociais que atuam no tema habitação.

destaque

Reciclagem

Participamos de projetos voltados ao empreendedorismo para estímulo à reciclagem, à reutilização de materiais e ao consumo consciente. Apoiamos iniciativas com o objetivo de fomentar a reciclagem de materiais e melhorar a qualidade de vida da população engajada com essa iniciativa.

Reforma Que Transforma

Em 2020, lançamos o Reforma Que Transforma, o maior projeto social da história da Gerdau que visa fomentar a transformação do panorama da habitação de baixa renda no Brasil. Com investimento de R$ 40 milhões, buscaremos reformar mais de 13 mil residências vulneráveis ao longo de 10 anos, a partir de 2022. Desta forma, permitimos melhores condições de saneamento básico, de segurança e conforto para mais de 50 mil pessoas em diversas comunidades e regiões onde atuamos.

Em 2005, criamos o Instituto Gerdau para gerir nossas políticas e diretrizes sociais a partir de um conselho que define a estratégia de atuação e acompanha os resultados dos projetos.

Crianças

Nossa atuação social em números

Os resultados em números refletem o compromisso social da Gerdau em 2020 com as pessoas, as comunidades e a sociedade.

  • Meio Ambiente
    Mais de

    600 mil

    pessoas beneficiadas
  • Meio Ambiente

    1.538

    voluntários
  • Meio Ambiente

    1.757

    negócios desenvolvidos
  • Meio Ambiente
    Projetos realizados em 66 cidades em

    10 países

Quer enviar seu projeto social?

Ele tem ligação com os nossos pilares estratégicos de educação empreendedora, habitação e reciclagem?

Dúvidas, sugestões ou requerimentos? Envie um e-mail para nós!

instituto.gerdau@gerdau.com.br

Notebook

Conheça os projetos que apoiamos por meio dos nossos Relatórios:

Relatório Social 2020 - PT

Relatório Social 2020 - PT
Confira o documento do Relatório Social 2020.
Ver mais

Social Report 2020 - EN

Social Report 2020 - EN
Check out the 2020 Social Report.
Ver mais

Informe Social 2020 - ES

Informe Social 2020 - ES
Consulta el documento Informe Social 2020.
Ver mais

Governança Corporativa

Transparência, ética e compromisso

Seguimos altos padrões internacionais de governança corporativa, pautados por rigorosos princípios éticos. Estamos no mercado de capitais há mais de sete décadas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, Nova York e Madri. No mercado brasileiro, a Gerdau faz parte do Nível 1 de governança corporativa da B3.

O Conselho de Administração da Gerdau realizou recentes atualizações em suas principais ferramentas de governança, com foco nos temas ambientais, sociais e de governança. Entre as iniciativas, está a inclusão de metas de desempenho em indicadores ligados ao ESG no seu Plano de Incentivo de Longo Prazo (ILP) para a liderança sênior da companhia.

Confira a estrutura de nosso Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria

Conselho de Administração

Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter

Presidente

Cláudio Johannpeter

Vice-presidente

Alberto Fernandes

Conselheiro

Claudia Sender Ramirez

Conselheira

Augusto Brauna Pinheiro

Conselheiro

Gustavo Werneck da Cunha

Conselheiro

Conselho Fiscal

Bolívar Charneski

Efetivo

Tarcisio Beuren

Efetivo

Carlos Roberto Cafareli

Efetivo

João Odair Brunozi

Suplente

Herculano Aníbal Alves

Suplente

Maelcio Mauricio Soares

Suplente

Diretoria

Gustavo Werneck da Cunha

Diretor Presidente

Harley Lorentz Scardoelli

Diretor Vice-Presidente

Cesar Obino da Rosa Peres

Diretor

Fábio Eduardo de Pieri Spina

Diretor

Fladimir Batista Lopes Gauto

Diretor

Hermenio Pinto Gonçalves

Diretor

Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig

Diretor

Mauro de Paulo

Diretor

Wendel Gomes da Silva

Diretor

Para mais informações sobre Governança na Gerdau acesse nosso site de Relações com Investidores.

Investidores

ESG e a remuneração de longo prazo.

A partir de 2021, as metas ESG foram incorporadas à remuneração da liderança sênios da companhia por meio Plano de Incentivo de Longo Prazo (ILP). A norma estipula que cerca de 20% do valor dos bônus de longo prazo, incorporados à remuneração variável dos executivos, estarão condicionados ao cumprimento das metas ESG.

A mensuração desse percentual de metas ESG será calculada a partir de dois novos indicadores: porcentagem de mulheres em cargos de liderança e emissões de gases de efeito estufa. Um compromisso com a agenda ESG estruturado ao lado de toda a liderança.

ESG e a remuneracao

Compromissos

Unimos forças e assinamos embaixo

Como empresa que acredita no futuro, assumimos diversos compromissos para a mudança ambiental e social. Acreditamos na diversidade e no potencial das pessoas para mudar a história do país e do mundo. Confira a seguir alguns de nossos compromissos.

vetor de duas mãos dadas
destaque

Manifesto Antirracista

Assinamos o manifesto antirracista produzido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e pelo Sistema B Brasil, assumindo o compromisso de apoiar organizações e projetos liderados por pessoas negras ou ligados à pauta antirracista, dedicar horas de treinamento de educação racial aos colaboradores e definir metas de empregabilidade para profissionais negros. Conheça mais sobre o Manifesto Antirracista

destaque

MOVER, Movimento pela Equidade Racial

Atuar de forma conjunta como ferramenta de contribuição e ação no combate ao racismo, por meio de ações para a promoção da diversidade e inclusão que reduzam o cenário da desigualdade racial no Brasil. Este é o propósito do MOVER, Movimento pela Equidade Racial, uma iniciativa que a Gerdau faz parte ao lado de diversas empresas em um movimento inédito para promover a equidade racial. O movimento prevê gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos por meio de ações práticas. Conheça mais sobre o MOVER, Movimento pela Equidade Racial

destaque

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

O respeito é uma poderosa ferramenta de empoderamento social e as organizações têm papel fundamental para assegurar esse direito. Como parte desta jornada, a Gerdau é signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, um compromisso para que possamos contribuir na promoção do respeito, oportunidades, desenvolvimento e ações em prol da comunidade LGBTI+. Conheça mais sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

destaque

Movimento Mulher 360

Em 2021, integramos o movimento Mulher 360 pela promoção de políticas e práticas empresariais pelo ingresso feminino no mercado de trabalho. Internamente, também adotamos percentuais de participação de mulheres em todos os programas de desenvolvimento da empresa, com o objetivo de estimular a sucessão de cargos de liderança por mulheres. Conheça mais sobre o Movimento Mulher 360.

destaque

Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas:

como parte do nosso compromisso com a mulher, além de gerar iniciativas próprias e em parcerias com instituições para esta causa, a Gerdau integra a coalização com o objetivo de fortalecer o combate à violência e, sobretudo, melhorar a vida de milhares de mulheres Brasil afora. Conheça mais sobre a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.

Nossos fornecedores também assinam embaixo

A iniciativa Inspire Gerdau tem o intuito de incentivar a jornada de diversidade e inclusão em nossa cadeia de fornecedores, promovendo uma maior representatividade de mulheres, negros, pessoas LGBTI+ e profissionais com deficiência nestas empresas. Já são mais de 100 fornecedores que aderiram ao Pacto pela Diversidade e o nosso objetivo até 2023 é alcançarmos os compromissos traçados ao longo desta jornada, capacitando e apoiando os fornecedores na evolução das suas práticas de diversidade e inclusão.

Gerdau Men

Relatório Anual

Para saber mais sobre a nossa estratégia, iniciativas e resultados, acesse nossos Relatórios. Apresentamos nesse documento o nosso desempenho social ambiental e financeiro, sinalizando os importantes avanços na agenda ESG e confirmando nosso compromisso em empoderar pessoas que constroem o futuro.

O relatório foi elaborado seguindo os critérios GRI, uma das metodologias mais utilizadas no mundo para este tipo de reporte, que ressalta em seu modelo o equilíbrio entre dimensões econômica, ambiental e social.

Relatório Anual 2021 - PT

Relatório Anual 2021 - PT
Veja o resultado do relatório 2021
Ver mais

Relatório Anual 2020 - PT

Relatório Anual 2020 - PT
Veja o resultado do relatório 2020
Ver mais

Annual Report 2020 - EN

Annual Report 2020 - EN
See the result of the 2020 report
Ver mais

Informe Anual 2020 - ES

Informe Anual 2020 - ES
Ver el resultado del informe 2020
Ver mais

Caderno de Indicadores 2020

Caderno de Indicadores 2020
Veja o resultado de Indicadores 2020
Ver mais

Relato Integrado 2019

Relato Integrado 2019
Veja o resultado do relatório 2019
Ver mais

Relato Integrado 2018

Relato Integrado 2018
Veja o resultado do relatório 2018
Ver mais

Relato Integrado 2017

Relato Integrado 2017
Veja o resultado do relatório 2017
Ver mais

Relato Integrado 2016

Relato Integrado 2016
Veja o resultado do relatório 2016
Ver mais