Glossário

Tem dúvidas sobre os termos utilizados no mundo do aço? Conheça mais sobre este universo com o glossário da World Steel Association (worldsteel), com uma introdução aos principais termos utilizados no segmento.
Download do glossário

A

Arame: trefilado e/ou laminado

O amplo portfólio de produtos fabricados pela redução por resfriamento de aço laminado a quente usando um molde ou série de moldes, ou ainda por meio de discos para aprimorar o acabamento superficial, precisão dimensional e propriedades físicas.

Alto-forno

Um forno utilizado para fundir ferro a partir de minério de ferro.

Ver mais

B

Bobina

Produto acabado de aço, como uma chapa ou tira, foi enrolado ou bobinado após laminação.

Blocos

Produto de aço semi-acabado com uma seção transversal quadrada de até 155mm x 155mm. Este produto é laminado ou sujeito a um lingotamento contínuo, sendo então transformados por laminação em produtos acabados como fio-máquina, barras comerciais e outras peças. A gama de produtos semiacabados acima de 155mm x 155mm são chamadas de blocos.

Ver mais

C

CRC

Bobina laminada a frio (vide laminação a frio)

Coque

Uma forma de carvão carbonizado queimado em fornalhas para reduzir pelotas de minério de ferro ou outros compostos contendo ferro.

Ver mais

D

Decapagem

Usar químicos para remover a ferrugem do aço acabado.

Ver mais

E

Estacas-prancha

Seções laminadas com conectores justapostos (continuamente ao longo da cortina) em cada ponta para permitir que sejam cravadas de ponta a ponta para formar paredes contínuas para reter terra ou água.

Escória

Um subproduto contendo materiais inertes da “carga” (os materiais colocados no alto-forno no início do processo de produção de aço) que é produzido durante o processo de fusão.

Ver mais

F

Fundição

Objeto forjado usando um molde.

Fornos de coque

Fornos onde o coque é produzido. O carvão geralmente é depositado nos fornos por meio de aberturas na coroa e aquecido por gases em combustão nos sole flues nas paredes dentro da bateria de fornos de coque. Após aquecer por cerca de 18 horas, as comportas são removidas e um cilindro é usado para empurrar […]

Ver mais

G

Galvanização por imersão a quente

Um processo pelo qual uma proteção de longo prazo contra corrosão é aplicada ao aço por meio do revestimento com zinco fundido.

Ver mais

H

HRC

Bobina laminada a quente (vide laminação a quente)

Hidrogênio fóssil

Hidrogênio a partir de combustíveis fósseis é derivado de tais combustíveis não mitigados, a saber: Hidrogênio cinza é produzido a partir da queima do gás natural pelo processo de reforma a vapor com metano, sem CCS, portanto o CO2 é emitido na atmosfera. Hidrogênio marrom ou preto é produzido a partir da gaseificação do carvão […]

Ver mais

L

Lingote

Um bloco de metal forjado em um formato específico para facilitar o processamento posterior.

Lingotamento contínuo de tiras finas

Tecnologia de lingotamento que usa aço líquido e transforma em uma tira sólida em uma única etapa, eliminando assim a necessidade de um lingotador contínuo e um laminador a quente.

Ver mais

M

Minério de Ferro

A matéria-prima na produção de aço.

Metalurgia em panelas siderúrgicas

O processo no qual as condições (temperatura, pressão e química) são controladas dentro da panela do forno siderúrgico para melhorar a produtividade nas etapas anteriores e posteriores, e também a qualidade do produto final.

Ver mais

P

Programa Step Up

O Step Up é um programa da Worldsteel que se trata de um processo de revisão de eficiência dividido em 4 etapas. O programa busca melhorar a eficiência da produção de aço o mais rápido possível, apoiando os membros para que operem suas usinas em um nível de desempenho comparável às usinas mais eficientes do […]

Produtos tubulares para países petrolíferos (OCTG)

Tubos usados em poços nas indústrias de petróleo e gás, consistindo de revestimento, tubulação e tubo de perfuração. Revestimento é o retentor estrutural para as paredes; tubulação é usada dentro dos poços petrolíferos revestidos para transportar petróleo até a superfície; tubo de perfuração é usado para levar potência a uma ferramenta de perfuração rotativa abaixo […]

Ver mais

R

Revestimento

Aplicar uma camada de proteção às superfícies de materiais usando diversos métodos como a galvanização.

Redução direta

Um conjunto de processos para transformar minério de ferro no metal sem ultrapassar a temperatura de fusão. O alto-forno é desnecessário.

Ver mais

S

Sucata

Sucata de aço é uma das matérias-primas mais importantes da indústria siderúrgica. Tem origem em todos os produtos que contêm aço e chegam ao fim da vida útil (sucata pós-consumo), estruturas demolidas e o fim da vida útil de veículos, embalagens, produtos de linha branca e máquinas, e as perdas de fabricação em processos siderúrgicos […]

Soldagem

Ligar duas peças de metal usando calor e pressão para amolecer os materiais.

Ver mais

T

Tubo padrão

Usado para transporte de baixa pressão de ar, vapor, água, petróleo ou outros fluídos e para aplicações mecânicas. Usado principalmente em máquinas, edifícios, sistemas de sprinklers, de irrigação e poços d’água ao invés de tubulações ou sistemas de distribuição.

Tubo mecânico

Tubos soldados ou sem costura produzidos em uma ampla variedade de formatos com tolerâncias mais próximas do que outros tubos.

Ver mais

U

Uso Real de Aço (TSU, em inglês)

TSU é o resultado da soma de importações líquidas indiretas ao Uso Aparente de Aço (ASU, em inglês).

Usina semi-integrada

Uma usina siderúrgica de baixa escala utilizando forno elétrico a arco, produzindo aço novo a partir principalmente de sucata de aço. Pode incluir também instalações para a produção de produtos de aço acabados.

Ver mais

V

Vergalhão

Uma barra de aço de reforço.

Ver mais

1 2 3 7