As bandas Arquelano, de Maracanaú (CE); Radioativa, do Rio de Janeiro (RJ); e Tria Arás, de Divinópolis (MG), são as vencedoras do concurso musical Gerdau, me leva pro Rio!. Foram 312 bandas inscritas de todas as cidades onde a Gerdau produz aço no Brasil: Barão de Cocais, Congonhas, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco e Ouro Preto (MG); Caucaia e Maracanaú (CE); Araçariguama, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba (SP); Araucária (PR); Recife (PE); Charqueadas e Sapucaia do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ). As três vencedoras se apresentarão no dia 11 setembro, na Cidade do Rock, no último dia do Rock in Rio Brasil 2022, em um pocket show no espaço da Gerdau no festival. Além disso, receberão consultoria artística do Estúdio Bravo e ganharão o “Disco de Aço”, um troféu simbólico do concurso.
“O concurso foi um grande sucesso, com mais de 300 bandas participando. Por isso, decidimos prestigiar mais uma banda e teremos, agora, três vencedoras. Da mesma forma como essas cidades onde temos nossas operações nos acolheram, hoje, retribuímos dando palco para produções culturais locais que carregam toda a diversidade e a pluralidade da música brasileira, como parte dos investimentos da Gerdau na promoção da cultura. Acreditamos que a oportunidade de leva-los para o maior festival de música e entretenimento do mundo, será um grande impulsionador para suas carreiras”, explica Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca da Gerdau.
A iniciativa tem a cantora Ivete Sangalo como embaixadora e parceria com Rodolfo Simor, produtor e músico indicado ao Grammy Latino, que lidera o Estúdio Bravo, um centro de excelência em produção musical no Brasil. A Gerdau é uma das parceiras do Rock in Rio Brasil 2022 e responsável pela nova cenografia do Palco Mundo, o maior ícone do evento. A estrutura foi construída com 200 toneladas de aço Gerdau, 100% reciclável.
“É um prazer enorme ser madrinha desse projeto com a Gerdau, apoiando novos talentos da música do nosso país. É uma grande satisfação de fazer parte de uma iniciativa que valoriza nossa música, nossa cultura e que abrirá portas para novos talentos de várias regiões do Brasil. Agora, imagine o coração desses artistas que estarão no Rio! Eu sei o que eles estão sentindo, é maravilhoso!”, destaca Ivete Sangalo.
A avaliação das três vencedoras, realizada pela comissão julgadora, levou em conta critérios como performance e interpretação; arranjo e composição; e, também, o cumprimento das regras do concurso. Participaram do concurso musical bandas independentes com até cinco integrantes em que pelo menos um dos músicos fosse das cidades de: Barão de Cocais, Congonhas, Divinópolis, Congonhas, Ouro Branco, Itabirito e Ouro Preto (MG); Caucaia e Maracanaú (CE); Araçariguama, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba (SP); Araucária (PR); Recife (PE); Charqueadas e Sapucaia do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Confira abaixo a lista das finalistas por cidade:
ARAÇARIGUAMA-SP
Banda: Thiago Andrade
MOGI DAS CRUZES-SP
Banda: Junior Castro
PINDAMONHANGABA-SP
Banda: Marcelo Oliveira
ARAUCÁRIA-PR
Banda: Folk You
CHARQUEADAS-RS
Banda: Papanui
SAPUCAIA DO SUL-RS
Banda: Demasiada Précion
BARÃO DE COCAIS-MG
Banda: Ka2
CONGONHAS-MG
Banda: MagoZen
DIVINÓPOLIS-MG
Banda: Trio Arás – VENCEDORA
ITABIRITO-MG
Banda: Cléo Santos e Banda
MARACANAÚ-CE
Banda: Arquelano – VENCEDORA