Começa a montagem da cenografia do Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2022 com aço Gerdau

13/07/2022

No dia mundial do Rock, inicia-se a montagem da cenografia do Palco, na Cidade do Rock, com aço Gerdau 100% reciclável, que ficará pronta no início de agosto

https://youtu.be/O8a-_mHmZeQ

Nesta quarta-feira, 13 de julho, comemora-se o dia Mundial do Rock e também marca uma data especial para o Rock in Rio Brasil 2022, com o início da montagem da cenografia do maior palco Mundo da história do festival. A cenografia começa a ganhar forma levando 200 toneladas de aço Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. A cenografia terá um visual mais imponente e moderno, com aço 100% reciclável e em  quantidade equivalente à utilizada na fabricação de 200 carros. A parceria da empresa com o festival reforça o protagonisto de Gerdau e Rock in Rio na proposição de soluções para os dilemas e desafios da sociedade.

Com estrutura modular, mais de 100 metros lineares de largura e uma altura proporcional a um edifício de 10 andares, o palco será o maior do festival desde a primeira edição, em 1985. Formado por placas de aço com perfurações aparentes, que serão trabalhadas com iluminação cênica. A cenografia do Palco Mundo é a materialização do processo de reciclagem Gerdau, que envolve mais de 1 milhão de pessoas, entre catadores e cooperativas, em todo o Brasil.

Apesar de a montagem estar começando nesta quarta-feira, o Palco já vinha sendo construído em galpões industriais, na cidade do Rio de Janeiro, onde se estava beneficiando e moldando o aço Gerdau para uma cenografia inédita no festival.

“Esse palco representa o esforço de muitas pessoas que, todos os dias, embarcam com a gente no sonho de transformar o mundo. O aço é um material que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. Além disso, a reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas porque poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa, e é uma importante fonte de renda para muito brasileiros”, destaca Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

O processo de montagem do Palco Mundo levará aproximadamente 30 dias e envolve uma equipe de mais de 30 pessoas. Após a conclusão da estrutura, começam a ser instalados os equipamentos de som, projeção e iluminação.

A escolha da Gerdau como o aço oficial do Rock in Rio e fornecedora de aço para a cenografia do Palco Mundo, levou em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. Atualmente, a empresa, que tem 73% de sua produção oriunda da reciclagem de sucata metálica, possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa — 0,90 t de CO3e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,89 t de CO3e por tonelada de aço, segundo dados de 2020 divulgados pela World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,83 t de CO3e por tonelada de aço. A Gerdau tem a ambição de tornar-se carbono neutro em 2050.

“Estar começando as montagens do novo Palco Mundo, feito de sucata de aço, no Dia Mundial do Rock é emblemático. Rock é e sempre foi para nós, acima de tudo, atitude. E a atitude que mais prezamos é de sermos responsáveis pela construção do mundo que desejamos, melhor para todos. Este novo palco é um símbolo disso, pessoas e empresas que se juntam para buscar inovações que agreguem valor ao futuro”, afirma Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.

Números da nova cenografia do Palco Mundo e da Gerdau

– Aproximadamente 200 toneladas de aço equivalentes a fabricação de 200 carros 30 metros de altura: similar a um prédio de 10 andares;

– 104 metros de largura: equivalente a duas piscinas olímpicas;

– 100% reciclável, a cenografia do Palco Mundo será eternamente reaproveitada, quando deixar de ser palco, podendo se transformar em casas, edifícios, carros, centros hospitalares, entre outros.

Programação Palco Mundo – Rock in Rio Brasil 2022

– 2 de setembro: Iron Maiden, Dream Theater, Gojira e Sepultura;

– 3 de setembro: Post Malone, Jason Derulo, Marshmello e Alok 4 de setembro: Justin Bieber, Demi Lovato, Migos e Iza;

– 8 de setembro: Guns N ’Roses, Måneskin, The Offspring e CPM 22 9 de setembro: Green Day, Fall Out Boy, Billy Idol e Capital Inicial 10 de setembro: Coldplay, Camila Cabello, Bastille e Djavan;

– 11 de setembro: Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo.