Gerdau alcança Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol 

26/10/2023
Fotografia realizada na Gerdau Riograndense em Sapucaia do Sul/RS | Créditos: Divulgação Gerdau.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, conquistou, pela primeira vez, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, reconhecimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), concedido a organizações que alcançam o mais alto nível de qualificação e transparência para o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) 2022 por meio do Registro Público de Emissões (RPE). 

O resultado, divulgado nesta terça-feira (24), indica que a Companhia obteve o nível mais alto de qualificação do programa, cuja adesão é voluntária. O documento tem reconhecimento nacional e internacional, e confirma a confiabilidade dos dados referentes à emissão de GEE dos Escopos 1, 2 e 3 da empresa. 

“O Selo Ouro reforça o compromisso da Gerdau com a gestão e a transparência de suas emissões de GEE e com o diálogo contínuo com seus stakeholders”, afirma Cenira Nunes, gerente geral de meio ambiente. 

A Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de intensidade de emissão de GEE (CO₂e), de 0,86t CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 tCO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões para 0,83t CO₂e por tonelada de aço. 

O inventário foi verificado por empresa independente e, posteriormente, submetido para avaliação da equipe do Programa Brasileiro GHG Protocol. Os inventários podem receber os Selos Ouro, Prata e Bronze, conforme a transparência e completude dos dados reportados.