Documento, que firma compromisso para transformar o ecossistema produtivo, reforça a importância da co-criação para soluções em larga escala; outras treze empresas também chancelaram o manifesto
A Gerdau assinou o Manifesto para a Transição Circular, documento elaborado pelo Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC) para formalizar o compromisso de empresas e instituições com um novo equilíbrio econômico. A assinatura reforça o engajamento da empresa com a visão sistêmica, a troca de conhecimento e a co-criação de soluções circulares, apostando no modelo de colaboração para transformar o mindset de negócios. Além da Gerdau, outras treze organizações que também são membros do Hub-EC chancelaram o manifesto, incluindo nomes como IPT, Nespresso, Electrolux, RCRambiental, CEBRI, Covestro e Wise.
O manifesto foi materializado a partir do aprendizado dos dois primeiros anos do Hub-EC, posicionando o ecossistema como o primeiro da América Latina a reunir empresas de diversos setores e tamanhos para a construção de negócios circulares. O texto destaca que a transição circular não é mais uma opção, mas um elemento-chave para a sobrevivência e competitividade de negócios, tratando-se de uma agenda estratégica para trabalhar junto a fornecedores, parceiros, clientes e órgãos reguladores. A partir dessa sinergia, é possível determinar ações em larga escala e estabelecer novas relações comerciais.
“É um orgulho para Gerdau fazer parte dessa inciativa, que reforça o compromisso com a criação de soluções sustentáveis e transformadoras para os nossos negócios e todo o ecossistema em que estamos presentes. Historicamente, a empresa trabalha na busca de soluções aos desafios enfrentados pela sociedade e, mais uma vez, se une a parceiros para deixar um legado positivo, uma vez que entende que a economia circular guiará o futuro das organizações. A Gerdau busca equilibrar os pilares econômico, social e ambiental, alinhando suas práticas ao conceito de economia circular”, afirma Paulo Boneff, líder de Responsabilidade Social da Gerdau.
Entre os pontos abordados no manifesto, está a necessidade de enxergar a economia circular não como um ativo de marketing, mas como uma prioridade entre as discussões internas das empresas, do chão de fábrica à presidência, visando ao redesenho de processos. Além disso, reitera que a definição de lucro e de geração de valor se dá, agora, por uma nova régua econômica, que inclui as fases de design, seleção de matérias-primas, uso e pós-uso de um produto.
O documento do Hub-EC defende, ainda, a economia circular como parte de uma agenda estratégica nacional para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e o combate às mudanças climáticas.
A diretora do Hub-EC, Beatriz Luz, destaca a adesão de empresas como a Gerdau ao Manifesto para Transição Circular, por reconhecerem a importância da transição para a regeneração do meio ambiente e um futuro de baixo carbono:
– É muito gratificante acompanhar o aprendizado das empresas-membro, que resulta da criação de uma inteligência coletiva única, capaz de demonstrar que ações isoladas não são o suficiente. Toda a cadeia tem que trabalhar junta, é uma tendência global de ecossistemas de impacto. O manifesto foi pensado e criado como uma ferramenta para educar o mercado, as diversas áreas do negócio e engajar a cadeia de valor. Por isso, queremos que outras empresas, instituições e órgãos públicos assumam o compromisso de colocar a economia circular em suas principais prioridades e metas, chancelando o documento e trabalhando junto a outros atores para capacitar cada vez mais pessoas e viabilizar projetos em escala.
O texto completo do Manifesto para Transição Circular está disponível no site.
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