Gerdau doa escultura de aço para a cidade de Itabirito

06/09/2023

Entrega da obra de arte faz parte do calendário de comemorações dos 100 anos de emancipação política do município. A escultura traz uma homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.  

Autoridades da prefeitura de Itabirito, executivos da Gerdau e os artistas responsáveis pela escultura de aço estiveram presentes na cerimônia de entrega da obra de arte | Créditos: Fernanda Coimbra

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, entregou, nesta segunda-feira (4/9), para a cidade de Itabirito, uma escultura em aço desenvolvida pelo artista Guilherme Marques. A obra é uma interpretação contemporânea da cultura religiosa de Minas Gerais, inspirada na figura da padroeira do estado, Nossa Senhora da Piedade. A produção foi feita com o uso de ferramentas inovadoras, como escaneamento e impressão 3D, combinando tradição e modernidade. A obra foi selecionada por meio do edital Arte em Aço, lançado pela Gerdau em 2021 para comemorar os 120 anos da companhia, e será doada ao município para celebrar os seus cem anos.  A escultura  de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, será instalada em caráter definitivo no Acesso 2 da cidade, na BR-356, permitindo visitação gratuita. 

Segundo Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau, Minas Gerais tem protagonismo na história da empresa, por isso a iniciativa do edital. “É uma grande satisfação para a Gerdau desenvolver o edital Arte em Aço, que valoriza a história e a cultura regional no nosso estado. A Gerdau, uma empresa mineira de coração, reconhece a abundância cultural de Minas Gerais, onde cada lugar tem uma história para contar. O edital é um reconhecimento profundo das tradições do estado”, destaca.

Para o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, o projeto valoriza a religiosidade latente na cidade. “Itabirito respira cultura e religiosidade. Neste ano especial em nossa história, o ano do centenário, receber esse presente é motivo de enorme satisfação para a Prefeitura e, certamente, para toda a população local”. 

A secretária de Cultura, Junia Melillo, também estará presente na cerimônia de entrega. “Essa escultura alia a tradição da devoção à padroeira de Minas Gerais a um conceito moderno, exatamente em um momento de celebração do passado e construção de um futuro marcante, que é a comemoração dos 100 anos”, destaca a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.

Nessa obra, o artista utiliza chapas de aço como material principal para criar os corpos de Jesus e Maria. Essas chapas são moldadas e estruturadas de tal forma que, quando montadas com um espaçamento entre elas, criam um efeito visual interessante. O espaçamento entre as chapas de aço permite que o observador enxergue o espaço interno da escultura. No centro da obra, há um coração que é compartilhado entre as figuras de Jesus e Maria. Esse coração simboliza a conexão espiritual e emocional entre as duas figuras religiosas e representa o amor e a devoção presentes na cultura religiosa de Minas Gerais. 

“Desde a inscrição no edital, até transformar chapas de aço nas figuras que compõem nossa Padroeira, vencemos muitas etapas difíceis. Mesmo no dia em que trouxemos a escultura e sua base para serem instaladas aqui, no acesso 2 de Itabirito, o processo de criação da obra ainda não havia chegado ao fim. Foi somente quando os primeiros passantes começaram a dar suas impressões da obra é que ela, enfim, se completou. Faço aqui meus agradecimentos:  à Gerdau por ter lançado este edital em parceria com a Secretaria de Estado de Minas Gerais; à secretaria de Cultura de Itabirito pelo suporte; a todos da minha equipe pela dedicação e trabalho para que a obra se realizasse”, destaca Guilherme Marques. 

Obra Nossa Senhora da Piedade

A obra de Guilherme Marques é um exemplo da fusão entre tradição religiosa e tecnologia, ao usar escaneamento 3D para criar esculturas das figuras de Jesus e Maria em chapas de aço, com um espaço entre elas, revelando um coração compartilhado. Inspirada na cultura religiosa de Minas Gerais e na padroeira Nossa Senhora da Piedade, a escultura simboliza a conexão espiritual entre as figuras sagradas, unindo elementos tradicionais e interpretação artística inovadora. Com acesso gratuito e irrestrito a toda a população da cidade e aos turistas que passam pelo Acesso 2 , a obra contará ainda com ações educativas voltadas para crianças e jovens da rede pública de ensino. Os professores e alunos serão convidados a visitar a obra e receberão uma cartilha educativa com propostas de atividades e vídeos educativos a respeito da obra e do artista. A obra traz placa de identificação com tradução em braille. O objetivo de tornar o trabalho acessível também para as pessoas com deficiência.

O projeto é apresentado pelo Governo de Minas, com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult/MG). Conta com o apoio da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Guilherme Marques, nasceu e trabalha em Cristiano Otoni, MG. De família de artesãos, formou-se em Artes Plásticas em 2009 e desde então trabalha com esculturas em diversos materiais, modernos e tradicionais.Sua obra mais conhecida é a Pietá das Gerais de aproximadamente dois mil quilos que está instalada na Catedral Cristo Rei em BH.

Edital

O edital Arte em Aço possibilitou a seleção de nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios da Gerdau e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Leic-MG). Os artistas participantes contaram com consultoria gratuita da Através – Gestão Cultural, empresa especializada nesse mercado. 

Os projetos foram avaliados por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e das localidades contempladas. As peças serão instaladas em espaços públicos dos municípios onde estão as principais operações da Gerdau em Minas Gerais, além de Belo Horizonte: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias.