COP28: Gerdau marca presença no principal evento global sobre mudanças climáticas

Reconhecimento do Programa Global de Equidade no Trabalho, da Human Rights Campaign Foundation, aponta avanço da transformação cultural da produtora de aço
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, é destaque, pelo segundo ano consecutivo, como uma das organizações com as práticas de diversidade e inclusão LGBTI+ mais avançadas do Brasil, na 2ª edição da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho, da Human Rights Campaign Foundation, HRC Equidade BR, divulgada nesta quinta-feira (31). A companhia recebeu a nota 100 no ranking da HRC Equidade BR, considerada uma ferramenta relevante de análise para que as empresas avaliem suas práticas e planejem melhorias e avanços.
“Pesquisas como esta têm um papel-chave na evolução e implementação de ações e iniciativas de diversidade e inclusão LGBTI+, uma vez que contribuem para uma importante autoavaliação da jornada da empresa. Este reconhecimento da Human Rights Campaign Foundation reafirma a importância da transformação cultural vivida pela Gerdau nos últimos anos e seu propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, com a promoção de um ambiente diverso e dos direitos humanos LGBTI+”, afirma Carla Fabiana Daniel, líder global de Diversidade e Inclusão da Gerdau.
Em 2023, os critérios de avaliação da do Programa Global de Equidade no Trabalho foram divididos em quatro pilares: políticas e benefícios inclusivos; apoio a uma cultura inclusiva e melhores práticas baseadas em dados, esforços de treinamento interno e prestação de contas; e compromisso público. Cada um desses pilares é avaliado de acordo com critérios como proteções de força de trabalho, grupos de funcionários, responsabilidade da liderança, levantamento de dados, educação, divulgação e engajamento.
Promovido no Brasil pelo Instituto +Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Programa Global de Equidade no Trabalho é uma iniciativa gratuita, inspirada no Índice de Igualdade Corporativa (CEI). Os dados obtidos oferecerem subsídios para que as organizações avaliem suas políticas e práticas com foco em ampliar a inclusão de pessoas LGBTI+ no local de trabalho. No País, o Programa está em sua segunda edição, mas, nos Estados Unidos, é aplicado há 21 anos pela HRC Foundation.