Gerdau é reconhecida por iniciativas voltadas para liderança feminina

31/03/2023

Produtora de aço é destaque na categoria “Metalurgia, Siderurgia e Mineração” na Pesquisa Mulheres na Liderança

Colaboradora na unidade da Gerdau em Maracanaú (CE) | Créditos: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, foi reconhecida, mais uma vez, pela pesquisa Mulheres na Liderança 2023, na categoria “Metalurgia, Siderurgia e Mineração”, promovida pela ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). A companhia foi destaque por suas ações e projetos voltados para a qualificação e incentivo à liderança feminina.

Desde que se tornou signatária da ONU Mulheres, a partir da assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women Empowerment Principles), em 2017, a Gerdau vem reforçando o seu compromisso de promoção de igualdade entre homens e mulheres.

“Desde então, evoluímos nossos esforços internos em promover a equidade de gênero e o empoderamento de mulheres. Temos trabalhado para aumentar a participação feminina no ambiente de trabalho e implementado diferentes ações para a construção de um ambiente mais diverso e inclusivo, bem como visando o desenvolvimento profissional das nossas colaboradoras”, afirma Carla Fabiana Daniel, líder global de diversidade e inclusão da Gerdau. “Esse reconhecimento reforça o compromisso da companhia de ser uma agente de transformação social e de construir um futuro com oportunidades para todas as pessoas.”

Atualmente, as mulheres ocupam 27% das posições de liderança na Gerdau, que possui uma meta, atrelada à remuneração variável das principais lideranças da empresa, de elevar este número para 30% em 2025. Além disso, a empresa lançou, em 2020, o Programa Helda Gerdau, que visa o desenvolvimento de lideranças femininas e conta com mais de 100 horas de capacitação e mentoria. Em 2023, a Gerdau deu também início ao Entrelaço, um programa de Fortalecimento da Rede de Mulheres Gerentes da Gerdau. Em sua essência, a proposta da iniciativa é disponibilizar conteúdos para impulsionar o avanço de carreira das mulheres e viabilizar encontros em um espaço de troca e aprendizado mútuo.

A 4ª edição da pesquisa Mulheres na Liderança foi realizada pela WILL, em parceria com os veículos de comunicação Valor Econômico, O Globo, Marie Claire, Época Negócios e Pequenas Empresas Grandes Negócios e com o apoio metodológico do instituto Ipsos.