Gerdau é reconhecida por programa inovador de recursos humanos

12/08/2022

Prêmio Think Work Flash Innovations certificou a companhia pela iniciativa Liderança Desenvolvedora

Colaboradores da Gerdau na unidade em Maracanaú (CE) | Créditos: Divulgação Gerdau

A Gerdau acaba de ser reconhecida com o selo RH Inovador, na categoria Liderança, pelo Prêmio Think Work Flash Innovations. A certificação é concedida à iniciativa Liderança Desenvolvedora, que alcançou a melhor pontuação no Innovation Index da comissão julgadora do prêmio. O selo coloca a maior empresa brasileira produtora de aço como uma embaixadora da inovação entre várias empresas do País.

O Liderança Desenvolvedora é uma ação da Gerdau, que envolveu a realização de uma pesquisa junto aos colaboradores e colaboradoras para identificar as lideranças que se destacaram no processo de desenvolvimento das pessoas. Cada pessoa escolheu até três líderes e trouxe os motivos pela escolha, considerando não apenas seus líderes atuais ou diretos, mas todas as pessoas que contribuíram com sua carreira. Além disso, a iniciativa inclui o reconhecimento interno e externo destes líderes por meio de posts na rede social corporativa usada pela organização e no LinkedIn, feitos pelos próprios líderes. Mais de 700 líderes foram reconhecidos nas operações da Gerdau no Brasil, Argentina, Uruguai, Peru e México.

O programa faz parte do propósito da Gerdau de empoderar pessoas que constroem o futuro e fortalece, por meio de reconhecimento e feedback, o papel dos líderes como desenvolvedores, elemento essencial da estratégia e da cultura da organização. A pesquisa sustenta também a frente de People Analytics da organização, trazendo informações importantes sobre os principais atributos, na perspectiva dos colaboradores, dos líderes que promovem desenvolvimento dentro da organização e, consequentemente, viabilizando ações futuras de preparação da liderança.

“Nosso propósito de empoderar pessoas começa com nossas próprias lideranças e é importante dar voz e reconhecer estes líderes, como maneira de reforçar a nossa cultura corporativa, focada em pessoas e em inovação. Este reconhecimento reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento dos nossos profissionais, que nos ajudam diariamente a construir a Gerdau do futuro”, diz Flávia Nardon, gerente global de Cultura e Gestão de Talentos da Gerdau.

O Prêmio Think Work Innovations tem como objetivo premiar as melhores práticas e os projetos mais inovadores em gestão de pessoas do Brasil, em 12 categorias diferentes: diversidade, carreira, desenvolvimento, cultura organizacional, employee experience, liderança, people analytics, remuneração e benefícios, desenvolvimento de jovens, transformação digital do RH, saúde e qualidade de vida e atração e seleção.

A certificação de RH inovador é concedida para iniciativas que atingiram um resultado igual ou superior a 70 pontos no Innovation Index estabelecido pela comissão julgadora do prêmio. O Index é composto pela nota atribuída à descrição da iniciativa (que corresponde a 80%) da nota final e ao questionário de práticas (20% da nota final).