Gerdau está entre as 10 melhores empresas em ranking de Diversidade e Inclusão GPTW

27/03/2023

Produtora de aço se destacou nas categorias de Étnico-Racial e Atenção à Primeira Infância

Arte: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, figura entre as dez melhores organizações no ranking de diversidade e inclusão do GPTW (Great Place to Work), divulgado recentemente. O Relatório Ranking DE&I+ 2022 destacou a companhia nas categorias Étnico-Racial e Atenção à Primeira Infância, entre as seis avalidas pela empresa.

“Nosso propósito é empoderar pessoas que constroem o futuro e criar oportunidades iguais para todas as pessoas. Esse reconhecimento evidencia a evolução das nossas ações para a promoção de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo e reforça nosso compromisso em sermos um agente de transformação social”, afirma Carla Fabiana Daniel, líder global de Diversidade e Inclusão da Gerdau.

Na categoria Atenção à Primeira Infância, a Gerdau se implementou programas internos que acolhem as colaboradoras. A iniciativa Liga das Famílias acompanha a chegada do bebê, desde a gestação ou adoção até a primeira infância, sendo válido para casais hetero e homoafetivos. As mães que retornam da licença maternidade são acolhidas de perto pela empresa para garantir o bem-estar dela e do bebê. Entre outras mudanças ao longo dos anos, a Gerdau adaptou as instalações para receber as mães lactantes em salas de amamentação, que seguem as regras do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Elas também têm apoio à amamentação durante viagens a trabalho por até dois anos, podendo levar o bebê e um acompanhante. A companhia também implementou uma política de restrição de viagens após os seis meses de gestação e nos primeiros meses após o retorno da licença maternidade.

Em relação a apoio a programas de responsabilidade social para a primeira infância, a Gerdau é parceira em diversas iniciativas, como a do Instituto Vem Ser e do Projeto Reciclando Vidas. O primeiro é voltado para o crescimento pessoal de crianças e adolescentes com atividades que envolvem práticas culturais, ambientais e esportivas para estabelecer vínculos familiares e de convivência social. Já o segundo projeto oferece acompanhamento familiar, atendimento psicossocial, cursos de formação e profissionalização para crianças, jovens e familiares, contando com equipe multidisciplinar.  

Além disso, a Gerdau possui ações para incentivar o desenvolvimento do plano de carreira das pessoas pretas e pardas de forma a permitir a ascensão para cargos de liderança. Para chegar a este resultado, a empresa aumentou o número de participantes nos programas internos de formação de líderes, além de investir em ações afirmativas para os programas de estágio e trainee. Outra iniciativa implementada recentemente é a mentoria para lideranças pretas e pardas. Até 2025, a empresa tem o compromisso de ter 30% de pessoas pretas e pardas em posições de liderança – em fevereiro deste ano já eram 27%.