Gerdau Germinar abre inscrições para projetos de educação ambiental de escolas da região de MG

19/03/2024

O prêmio está na sua 8ª edição para os municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete Ouro Branco, Ouro Preto (exclusivamente os distritos de Mota, Miguel Burnier e Engenheiro Correa) e Itabirito. E na 2ª edição para a região de Corinto, Lassance, Três Marias e Várzea da Palma.

Alunos do Instituto Vem Ser | Créditos: Divulgação Gerdau

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gerdau Germinar. A iniciativa visa incentivar e reconhecer a prática da educação ambiental nas instituições de ensino públicas/privadas, localizadas nos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete Ouro Branco, Ouro Preto (exclusivamente os distritos de Mota, Miguel Burnier e Engenheiro Correa), Moeda, Itabirito. Para a unidade Florestal da Gerdau, as cidades contempladas serão: Corinto, Lassance, Três Marias e Várzea da Palma. As inscrições vão até o dia 10 de maio (sexta-feira).

A premiação vai selecionar projetos com temática ambiental pertinente e adequada à realidade local e que tenha relação direta com o tema “A inovação na prática da Educação Ambiental”. Podem se inscrever, por exemplo, iniciativas nas áreas de ecologia humana, educação patrimonial, iniciação à pesquisa, oficinas sustentáveis, economia circular e tecnologia.

O processo de avaliação dos projetos concorrentes será atribuído pela Gerdau a uma Comissão Julgadora, formada por profissionais das áreas de Educação, Meio Ambiente, Pedagogia, Engenharia, Direito, Comunicação e Responsabilidade Social. Os resultados estão previstos para serem divulgados em junho.

A empresa destinará a quantia de R$ 15 mil para cada projeto, de forma a premiar as instituições vencedoras, que também vão receber um troféu. Os vencedores terão um prazo de dois anos para o desenvolvimento do projeto, com acompanhamento da Gerdau, o que garante o fortalecimento da educação ambiental no cotidiano escolar e das comunidades.

Ao longo dos seus 123 anos de história, a Gerdau tem atuado com bases fundamentais no compromisso à sustentabilidade e o respeito às pessoas, estabelecendo um relacionamento transparente e de ganhos mútuos com as comunidades vizinhas às suas operações.

De acordo com Fernanda Montebrune, especialista de Sustentabilidade, por meio das atividades do Programa Gerdau Germinar, a atuação da empresa para fomentar a sustentabilidade tem sido fortalecida. “Acreditamos nas iniciativas que buscam soluções simples, diferenciadas e criativas, as quais contribuirão para a educação ambiental e na formação de uma geração mais consciente do seu papel na preservação do meio ambiente. É preciso investir na educação de base para termos um futuro realmente sustentável”, afirma.

INSCRIÇÕES:

8º Prêmio Gerdau Germinar Região de Ouro Branco

Inscrições pelo site: http://8premiogerdaugerminar.prosas.com.br

Período: 18 de março (segunda-feira) até o dia 10 de maio (sexta-feira) 

Municípios que podem se inscrever: Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (exclusivamente os distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito.

Categorias:

– Categoria Sementinha: destinada à Educação Infantil;

– Categoria Raiz, voltada para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano;

– Categoria Folha, que abrange o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano;

– Categoria Fruto, dedicada ao Ensino Médio;

– Categoria Flor – Ensino Especial;

– Categoria Árvore – Ensino Técnico e Superior;

– Categoria Floresta – OSC´s (Organizações da Sociedade Civil).

_ _ _

2º Prêmio Gerdau Germinar – Florestal

Inscrições pelo site: http://premiogerdaugerminarflorestal.prosas.com.br

Período: 18 de março (segunda-feira) até o dia 10 de maio (sexta-feira) 

Municípios que podem se inscrever: Corinto, Lassance, Três Marias e Várzea da Palma

Categorias:

– Categoria Sementinha, destinada à Educação Infantil;

– Categoria Raiz, voltada para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano;

– Categoria Folha, que abrange o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.