Gerdau Graphene e GEIC orgulhosos pelo quinto ano consecutivo de parceria

12/09/2023
Laboratório do GEIC (Graphene Engineering Inovation Centre) na cidade de Manchester (UK) | Créditos: Gerdau Graphene

A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil, e o Graphene Engineering Innovation Centre (GEIC) da Universidade de Manchester celebram o quinto ano de sua parceria. Essa extensa colaboração enfatiza fortemente um esforço dedicado para maximizar as propriedades únicas do grafeno em produtos de alta qualidade, obtendo vantagens competitivas significativas em várias indústrias.

Quando a Gerdau procurou um local ideal para trabalhar em ideias e soluções disruptivas com os principais especialistas da área, a escolha foi clara: Manchester, uma cidade conhecida como “a terra do grafeno” e um histórico centro de inovação desde a Revolução Industrial. O plano estratégico da Gerdau lançou as bases para essa colaboração monumental, com uma visão de diversificar as fontes de receita por meio de novos negócios e produtos complementares à sua cadeia principal de aço. Entre esses componentes de valor agregado, o grafeno se destacou como um material com potencial transformador.

Unindo-se ao GEIC no início de 2019, a Gerdau tornou-se uma das pioneiras na jornada de comercialização do grafeno, e a Gerdau Graphene surgiu como o primeiro negócio de materiais avançados do grupo, operando de forma independente, com sua própria governança e recursos para promover um crescimento rápido e autônomo. A colaboração, enfatizada pela decisão estratégica da Gerdau de implantar sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento no GEIC, não apenas impulsionou a inovação técnica, mas também acelerou seus processos de prototipagem. O conhecimento e os recursos do GEIC desempenharam um papel fundamental nesse avanço, e a empresa testemunhou uma parcela significativa de receitas.

James Baker, CEO do Graphene@Manchester e Professor de Prática, disse: “Ter a Gerdau como parceira do GEIC tem sido gratificante para todos os envolvidos – esta é uma empresa que tem uma forte herança e continua a ser pioneira por meio da Gerdau Graphene. O trabalho da Gerdau para operacionalizar o grafeno criou uma gama de soluções prontas para a indústria, sintonizadas para otimizar o desempenho na aplicação específica solicitada pelo cliente, e estamos felizes que a parceria tenha feito parte dessa jornada.

A vantagem única de estar localizado aqui em Manchester permitiu à Gerdau aproveitar o conhecimento de ponta e os recursos disponíveis no GEIC e na Universidade como um todo, acelerando nossos processos de prototipagem e criando um novo portfólio inteiramente de aditivos e materiais aprimorados com grafeno, abrindo novos mercados e oportunidades de comercialização.”

A colaboração permitiu à Gerdau estender as aplicações do grafeno para produtos dentro do “ecossistema” mais amplo da Gerdau, indo além da indústria do aço. As aplicações comerciais iniciais foram implementadas em tintas de manutenção para as 16 fábricas brasileiras, embalagens para pregos e aditivos minerais para projetos envolvendo clientes e parceiros-chave no estado de Minas Gerais, localizado na região sudeste do país.

Alexandre Corrêa, Diretor Executivo da Gerdau Graphene, também compartilhou sua satisfação com a parceria contínua: “Nossa parceria com o GEIC marcou nosso ponto de partida nesta jornada para produtos químicos especiais e o desenvolvimento de novos aditivos com grafeno. Nossa primeira pesquisa sobre dispersão de material e nosso primeiro desenvolvimento de aplicação em tintas industriais começaram no GEIC. A partir desses projetos, expandimos para uma vasta rede de mais de 6 laboratórios no Reino Unido e no Brasil e parcerias estratégicas com clientes e fornecedores de grafeno, tendo Manchester e o GEIC como um hub fundamental para nosso desenvolvimento técnico. Essa rede transformou o grafeno em uma realidade aqui na América Latina, levando ao desenvolvimento de várias novas famílias de aditivos e masterbatches que estamos atualmente vendendo na região.”

A Gerdau Graphene se posicionou como a primeira fornecedora de soluções e desenvolvedora de aditivos em escala industrial focados na incorporação de grafeno nas Américas, trazendo uma combinação única de produtos e serviços para o mercado. Essa mudança estratégica permite que a empresa faça contribuições significativas para o desenvolvimento de produtos aprimorados com grafeno, incluindo polímeros, tintas e revestimentos, aditivos minerais, aditivos químicos, lubrificantes e masterbatches. A incorporação de grafeno em seus produtos dá à Gerdau Graphene uma vantagem competitiva, garantindo ganhos de desempenho e benefícios incomparáveis em comparação com aditivos convencionais, além de gerar um impacto significativo na sustentabilidade.

A parceria de cinco anos entre a Gerdau e o GEIC facilitou progressos rápidos no desenvolvimento de novas aplicações do grafeno, destacando o potencial de esforços colaborativos no impulso da inovação tecnológica. Através de sua busca coletiva por ideias disruptivas e soluções inventivas, ambas as empresas contribuíram significativamente para o avanço da indústria do grafeno. À medida que continuam trabalhando em conjunto, membros do GEIC têm uma visita programada às instalações da Gerdau no Brasil em novembro, solidificando ainda mais sua parceria duradoura e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de aplicações do grafeno. Materiais avançados são um dos faróis de pesquisa da Universidade de Manchester – exemplos de descobertas pioneiras, colaboração interdisciplinar e parcerias entre setores que enfrentam algumas das maiores questões do planeta. #FaróisdePesquisa