Gerdau participa de reinauguração do monumento do Laçador em Porto Alegre

02/09/2022

Considerada um dos patrimônios da capital gaúcha, escultura foi revitalizada com apoio da produtora de aço

Presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Johannpeter e líder de responsabilidade social da Gerdau, Paulo Boneff, na reinauguração do monumento do Laçador em Porto Alegre (RS) | Créditos: Divulgação Gerdau

A Gerdau participou, nesta quinta-feira (1), da cerimônia de entrega do revitalizado monumento do Laçador, em Porto Alegre (RS). No Sítio do Laçador, encontra-se a estátua do gaúcho pilchado, construída pelo escultor Antonio Caringi. Símbolo da cultura gaúcha, o monumento foi recuperado a partir de patrocínio da Gerdau, em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e a Prefeitura de Porto Alegre. A cerimônia contou com presença do vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Bier Gerdau Johannpeter, e autoridades municipais.

“Como empresa com raízes gaúchas, temos orgulho em fazer parte do projeto de revitalização do Laçador, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do governo do Rio Grande do Sul. Desde a sua fundação em Porto Alegre, há 121 anos, a Gerdau patrocina e valoriza a cultura do estado”, afirma Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

A Estátua do Laçador é de autoria do escultor Antônio Caringi e foi tombada como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001. Como modelo para a obra, Caringi contou com o folclorista Paixão Côrtes, fundador do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O monumento é feito de bronze, tem 4,45 metros de altura e pesa 3,8 toneladas.

A necessidade de restauração foi identificada em 2017, quando uma vistoria feita pelo do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, constatou fissuras e rachaduras no monumento. O monumento foi recuperado depois de cinco meses de trabalho e está de volta ao Sítio do Laçador

O sítio foi limpo, pintado, recebeu nova jardinagem e as bandeiras do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre foram instaladas nos mastros. A base do monumento também foi cercada por vidro. Foram instalados painéis de LED com informações históricas em todo o espaço.