MM Gerdau recebe lançamento de biografia ilustrada sobre a história de Henri-Gorceix

27/04/2023

O lançamento de “Gorceix” acontece na noite de quinta-feira, dia 27/04, e contará com a presença do jornalista e autor da obra, Uoster Zielinski. O evento terá sessão de autógrafos e mesa redonda com bate-papo entre autor e convidados.

Fachada do MM Gerdau em Belo Horizonte (MG) | Créditos: Divulgação Gerdau

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe no dia 27/04, quinta-feira, às 19h, o lançamento do livro “Gorceix”, biografia que conta a história do cientista francês Claude-Henri Gorceix, responsável pela fundação da Escola de Minas de Ouro Preto/MG a convite de D. Pedro II, em 1876. O lançamento do livro será aberto ao público e contará com a presença do autor, Uoster Zielinski, do diretor da Escola de Minas de Ouro Preto, Prof. José Alberto Naves Cocota Júnior e do presidente da Fundação Gorceix, Cristovam Paes de Oliveira. Na ocasião, para marcar o lançamento do livro, haverá uma mesa redonda que terá como reflexão “Em que medida a metodologia de ensino de Gorceix contribuiu para a metodologia de ensino no Brasil”. Cópias do livro estarão disponíveis para venda e para dedicatórias com o autor durante todo o evento.

Henri-Gorceix

Claude Henri Gorceix era um severo crítico dos métodos de ensino que encontrou no Brasil Império. Segundo ele, os alunos não deveriam decorar as teorias e sim vivenciar as metodologias práticas do aprendizado. Os melhores livros de seus alunos seriam seus próprios cadernos de estudos, nos quais deveriam anotar cada tema ensinado em sala de aula. 

Assim, eles aprenderiam com o “espírito”, não com a capacidade de memorizar páginas. Essa metodologia foi alvo de críticas, principalmente vindas do Rio de Janeiro, que em Ouro Preto havia alunos de cadernos, não de livros. Acontece que a história prova que Gorceix estava certo, seus alunos ocuparam os postos mais importantes do Brasil em todos os setores da economia. 

Da lavra de uma mina, à assinatura do armistício da 1ª Guerra Mundial, havia um aluno da Escola de Minas de Ouro Preto envolvido. Esse tema de discussão da mesa pretende expor para os interessados qual a real contribuição de Gorceix para o Brasil, com reflexos até mesmo nos dias atuais.

“Gorceix”, a biografia

“Gorceix” é um livro biografia que conta a história do cientista francês Claude-Henri Gorceix, que fundou a Escola de Minas de Ouro Preto/MG a convite de D. Pedro II, em 1876. Ele não só fundou a Escola como foi seu diretor por 15 anos, até a queda do Império e a instauração da República. Gorceix voltou para a Europa para ser fazendeiro e se envolveu com a política local, sendo eleito prefeito por 4 mandatos da cidade de Bujaleuf. 

Mesmo ocupando o cargo de prefeito, Gorceix nunca deixou de trabalhar pelo desenvolvimento do Brasil. Ele foi nomeado pelo Governador de Minas Gerais, Bias Fortes, como Inspetor Geral do Ensino Agrícola do Estado de Minas Gerais. A nova empreitada não obteve sucesso por causa da instabilidade política do país. Mesmo após a sua morte, em 1919, Gorceix não foi esquecido por sua grandiosa obra no Brasil por meio das várias homenagens no Brasil e na Europa.

Sobre Uoster Zielinski

O autor é  natural de Farroupilha – RS e, depois de décadas morando em Belo Horizonte, se sente um verdadeiro mineiro, assim como Gorceix foi afetuosamente considerado por D. Pedro II. Graduado em Desenho e Pintura pela Escola de Artes Visuais da UFMG, publicou pela Miguilim o livro infantil Se o Jorge fosse um porco, ele seria bonito. Uoster desenvolve projetos de comunicação junto à Fundação Gorceix desde 2003 e esta biografia coroa esse trabalho.

Sobre a Editora Miguilim

Criada em 1980, pelas educadoras especializadas em literatura infantil, Antonieta Cunha e a escritora Terezinha Alvarenga, a Editora Miguilim mantém o compromisso com a qualidade, com o prazer da leitura e com a formação de jovens leitores. Ao longo de sua trajetória reuniu importantes escritores e ilustradores e, como fruto desse compromisso, recebeu o reconhecimento por meio de prêmios nacionais e internacionais.

Desde 2010 está sob nova direção, que busca aliar a qualidade editorial à excelência gráfica, além de ampliar as áreas de publicação, sempre com a proposta de valorização das obras e dos autores brasileiros. Seu catálogo abrange livros ilustrados, poesia, romance, quadrinhos, música, crônicas, biografias, entre outros.

A editora Miguilim aposta na riqueza da imaginação, nos valores estético e sociocultural das obras e nas infinitas possibilidades da arte literária e segue desenvolvendo sensibilidades, espalhando o amor pela leitura e encantando gerações.

Sobre o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil.

É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia, por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal integra o Circuito Liberdade, principal complexo de equipamentos culturais de Belo Horizonte e possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, edifício histórico tombado de 1897, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção. Agora, em 2023, o Museu comemora os 10 anos de parceria entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe lançamento de biografia ilustrada sobre a história de Henri-Gorceix

Data: 27/04/2023, quinta-feira

Hora: 19h

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº680 – Funcionário/BH 

www.mmgerdau.org.br

@mmgerdau

Entrada gratuita!

Assessoria de Imprensa: Lucas D’Ambrosio – 31-99701-8860 / comunicacao1@mmgerdau.org.br