Programação de Abril 2024 MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

02/04/2024

No mês em que se comemora o Dia do Aço (09/04) e o GEODIA – Dia da Terra (22/04), o MM Gerdau preparou uma série de ações especiais para seu público!

Obra do Edital Arte em Aço de Ouro Branco -MG | Créditos: Divulgação Gerdau

No mês de abril, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal dedica sua programação com ações para celebrar o Dia Nacional do Aço (09/04) e o GEODIA – Dia da Terra (22/04). Exatamente no dia 09/04, terça-feira, o Museu presenteia seu público e abrirá suas portas para visitação até 22h e, a partir das 19h30, acontece a primeira atividade do mês, com a roda de conversa “Inspiração e Arte em Aço”, que terá a participação de artistas integrantes do edital Arte em Aço – Gerdau. No dia 11/04, quinta-feira, no YouTube do MM Gerdau, será transmitida a conversa “Dia do Aço: Siderurgia Mineira no Século XIX”, com a participação de Fernando Landgraf, que é Professor da Escola Politécnica da USP.

Para celebrar o Dia da Terra, também conhecido como GEODIA, o Museu preparou o encontro: “GEODIA – Dia da Terra: Mudanças Microclimáticas de BH”. O bate-papo será presencial, no dia 25/04, quinta-feira, e terá a participação de Sônia Knauer, Gerente de Ações de Sustentabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte.  No dia seguinte, 26/04, ao vivo no YouTube do MM Gerdau, terá a live: “GEODIA – Dia da Terra: A Seca no Brasil nos últimos 70 Anos”, com participação do biólogo e doutor em Geoquímica e Geotectônica, Plácido Fabrício Silva Melo Buarque.

A programação do MM Gerdau é acessível e gratuita. Participe!

PROGRAMAÇÃO ABRIL 2024:

Horários especial de funcionamento do Museu:

  • 09/04/2024, terça-feira, Museu aberto das 10 às 22h – Comemoração ao Dia Nacional do Aço

___

INSPIRAÇÃO E ARTE EM AÇO – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DO AÇO

Edital Arte em Aço – Gerdau

Data: 09/04/2024, terça-feira

Horário: 19h30

Local: Presencial, no MM Gerdau

Acessibilidade: Libras

Em comemoração ao Dia Nacional do Aço, o MM Gerdau vai receber um bate-papo especial com os artistas selecionados pelo Edital Arte em Aço – Gerdau. Participarão da conversa João Diniz e Bel Diniz, Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques e Sérgio Machado, que irão conversar com o público sobre os processos criativos e artísticos utilizando o aço como matéria-prima. Excepcionalmente neste dia, como presente ao povo mineiro, o MM Gerdau abre suas portas das 10 às 22h, funcionando em horário estendido.

O Edital Arte em Aço – Gerdau foi criado com o objetivo de valorizar a cultura mineira, convocando artistas para criarem arte usando o aço. Lançado em 2021, o projeto enaltece a história e riquezas minerais, culturais e da pluralidade de Minas Gerais.  Os projetos selecionados foram produzidos pelos artistas Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques, Ricardo Cristofaro, Hamilton Ferreira, Bel Diniz, João Diniz e Sérgio Machado. As propostas foram escolhidas por uma comissão curatorial formada por especialistas e profissionais de extenso conhecimento sobre a temática da iniciativa e, posteriormente, instaladas em  espaços públicos de amplo acesso e visibilidade, como museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias, além de Belo Horizonte.

___

DIA DO AÇO: SIDERURGIA MINEIRA NO SÉCULO XIX

Fernando Landgraf (Professor da Escola Politécnica da USP)

Data: 11/04/2024, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Virtual, no YouTube do MM Gerdau (https://www.youtube.com/@MuseuMinasMetal/streams)

Acessibilidade: Libras


Utilizando como fio condutor a Fábrica de Ferro Patriótica, fundada em 1811 e localizada no antigo distrito de São Julião, Landgraf apresenta as principais características da evolução da siderurgia em Minas Gerais ao longo do século XIX: os altos-fornos de Câmara e de Monlevade, as forjas de Eschwege, de Monlevade, e seu impacto socioeconômico no Vale do Piracicaba e no estado de Minas Gerais. Além disso, o professor também aborda a Escola de Minas de Ouro Preto e os altos-fornos de Itabirito e da Usina Wigg.

Fernando Landgraf é professor titular da Escola Politécnica da USP. Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Centro Universitário da FEI (1976), mestrado (1987), doutorado (1992) e Livre Docência (2007) em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo. Landgraf trabalhou por 29 anos, entre 1976 e 2005, como pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo e assumiu a Diretoria de Inovação do instituto, entre 2009 e 2012 e se tornou Diretor Presidente do IPT entre 2012 e 2018. Como pesquisador e professor, atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e, desde 2010, investiga também a história da metalurgia no Brasil, com ênfase na análise microestrutural arqueológica.

___

GEODIA – DIA DA TERRA: MUDANÇAS MICROCLIMÁTICAS EM BH

Sônia Knauer (Gerente de Ações de Sustentabilidade da PBH)

Data: 25/04/2024, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Presencial, no MM Gerdau

Acessibilidade: Libras


Calor e frio excessivos; chuvas torrenciais fora de época, secas que castigam a agricultura e ameaçam nosso abastecimento… A repetição destes sintomas, ano após ano, reflete a hipótese de que o nosso planeta não esteja mais passando por “Mudanças Climáticas”. O clima da Terra já foi alterado!

Sônia Knauer é geóloga e funcionária da Prefeitura de Belo Horizonte há mais de 30 anos, sempre trabalhando nos setores de água e meio ambiente. Participou da equipe que elaborou o 1º Plano Municipal de Saneamento do município, e do país. Participou também do grupo responsável pela elaboração dos estudos para a renovação da concessão à COPASA. A partir de 2007, o tema de mudanças climáticas começou a permear seu trabalho nos pareceres e discussões relacionados, principalmente, a águas urbanas, abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem. Fez parte do grupo que organizou o Congresso Mundial do ICLEI de 2012, e do Comitê de Sustentabilidade da Copa do Mundo de 2014, na equipe que realizou o inventário de emissões do evento em Belo Horizonte, com consultoria dos técnicos que fizeram esse mesmo trabalho nas Olímpiadas de Londres. Foi assessora técnica da presidência da COPASA, de 2015 a 2018 e agora, de volta à PBH, Gerente de Ações de Sustentabilidade.

___

GEODIA – DIA DA TERRA: A SECA NO BRASIL CENTRAL NOS ÚLTIMOS 70 ANOS

Plácido Fabrício Silva Melo Buarque

Data: 26/04/2024, sexta-feira

Horário: 19h30

Local: Virtual, no YouTube do MM Gerdau
(https://www.youtube.com/@MuseuMinasMetal/streams)


A análise de décadas de dados climáticos no Brasil, entre 1961 e 2020, demonstra que as mudanças climáticas já estão em curso, causando danos aos sistemas naturais, terrestres e oceânicos, humanos, de infraestrutura e produtivos. Eventos como a seca histórica na Amazônia, Pantanal e centro-oeste, ondas de calor em diversas partes do País e as chuvas torrenciais que causaram a inundação de cidades inteiras na região Sul são impactos do aquecimento global de 1,1°C, induzido pela humanidade, causando perdas materiais e de vidas humanas.

O período pré-industrial é considerado chave para a reconstituição climática, o que o torna ideal para o estudo da variabilidade hidroclimática natural do clima, que antecedeu o aumento da emissão de gases do efeito estufa após o período industrial. Neste contexto, o Brasil está entre os países com maior vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas, com projeção de agravamento de perdas materiais e humanas, se medidas de mitigação e adaptação não forem tomadas com rapidez em escala nacional.

Plácido Fabrício Silva Melo Buarque possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Geoquímica e Geotectônica pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre Variabilidade hidroclimática das secas na região Centro-oeste de Goiás durante o último século a partir de registros em espeleotemas, como atividade de pós-doutorado no Programa de Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói-RJ). Tem experiência na área de biogeoquímica isotópica e elementar, com ênfase em paleoclimatologia, mudanças climáticas, aquecimento global, geocronologia e dendroclimatologia.

___

#AMOMINERAIS
TEMA: AÇO

Datas: 09, 11, 18 e 25/04

Horário: 12h
Local: Instagram do MM Gerdau
@mmgerdau

___

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. 

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está localizado no histórico Prédio Rosa, na Praça da Liberdade. É financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO DE ABRIL 2024 NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
www.mmgerdau.org.br
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h

Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita!
@mmgerdau

Google Arts & Culture – MM Gerdau

Assessoria de Comunicação: Lucas D’Ambrosio – 31-99701-8860 – comunicacao1@mmgerdau.org.br